10 ANOS

Desde julho de 2007 a debater ideias e a defender causas.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ciência Política # 8 - Uniões Pessoais

Temos vindo a falar de Estados, Nações, Federações, Confederações e agora vamos falar de Uniões Pessoais, o que deve estar a deixar alguns leitores, curiosos por saber o que será isto e porquê pessoais?
Trata-se de associações de Estados, em que à semelhança de Uniões Reais, também existe um monarca em comum, contudo, estes Estados possuem soberania externa, como é o caso do Canadá ou da Austrália em que o chefe de Estado é a mesma pessoa, a Rainha Elisabeth II.
Portanto o exemplo claro de Uniões Pessoais, será a associação que existe entre alguns países da Commonwelth of Nations (Comunidade das Nações) anteriormente designada por Comunidade Britânica, passou a se designar por Commonwelht of Nations (Comunidade das Nações), com a adesão de mais países como é o caso de Moçambique, que faz parte da Comunidade mas não da União Pessoal.
Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário