terça-feira, 3 de março de 2020

Lista de Partidos Políticos de Israel

Israel tem inúmeros partidos, e ao contrário de outros países, como Reino Unido, Estados Unidos ou Portugal, os partidos israelitas são voláteis, à semelhança de Itália e do Brasil, os mais antigos são o Avodá  (Trabalhista) e o Likud (Conservador). Em Israel não se vota em candidatos individuais ou listas uninominais, vota-se em partidos políticos que têm uma lista fechada, no sistema eleitoral, não há um boletim de voto, mas sim cédulas com a sigla do partido, onde os eleitores tiram para colocar num envelope e de seguida na urna de votos.
A instabilidade politica é grande na história de Israel, devido a que o sistema eleitoral permite que para se eleger um deputado para o Knesset, seja necessário o partido atingir 1% dos votos, o que gera um numero elevado de partidos no Parlamento e com isso, a consequente dificuldade de governação. Outra curiosidade que existe é que em  Israel não há segregação, ao contrário do que comumente se pensa, pois existem boletins de voto em árabe para a população muçulmana de Israel que não sabendo o hebraico vota usando os boletins em árabe, além de que também há partidos árabes com assento parlamentar.
A Lista que se segue é feita de acordo com os resultados eleitorais de 02 de março de 2020, para ser mais facilmente compreendido o espectro político da atual legislatura israelita.
Likutהַלִּיכּוּד - Consolidação (37 deputados) - de Centro Direita, foi fundado em 1973 como aliança e tornado um partido, através da fusão dos partidos de centro-direita e direita nacionalista mas secular que faziam parte dessa aliança. O primeiro líder do Likud a chegar a Primeiro Ministro, foi Menachen Beguin em 1978, foi a primeira vez que a esquerda dos trabalhistas perdeu as eleições. Sigla מחל.
Kachol Lavan כַּחוֹל לָבָן - Azul e Branco, (34 deputados) - de Centro-Esquerda a Centro Direita, Trata-se de uma aliança fundada em 2019, entre três partidos políticos, o Partido da Resiliência Israelita (Hosen L'Israel) liderado por Benny Gantz, o Aqui há Futuro (Yesh Atid) e do Movimento Nacional como Estadista (Telem), uma aliança que engloba os liberais e sionistas que defendem a solução de dois Estados para a resolução do conflito Israelo-árabe. Sigla פה.
Shasש״ס - Sefarditas Observantes da Torá, (9 deputados) - De Direita, foi fundado no Exílio em 1984 pelo Grande Rabbi Ovadia Ben Yosef, trata-se de um partido religioso, da corrente ultra-ortodoxa e da etnia Sefardita, este partido está voltado para os Haredim (judeus observantes) sendo de Direita nacionalista, conservador, populista e Sionista, o Shas tem sido um partido importante na formação dos governos com o Likud. Sigla שמ.
Chadash חד"ש - Novo (5 deputados), de Esquerda, fundado em 1977, juntando comunistas, socialistas marxistas tanto judeus como árabes, está no parlamento Knesset coligado com os partidos árabes israelitas, defende a retirada e o desmantelamento dos colonatos na Cisjordânia, tem uma visão económica anti-liberal e defende o intervencionismo do Estado na economia.
Ta'alתַּעַ"ל - Movimento Árabe para a Renovação - (5 deputados), fundado em 1994, é um partido que varia entre a Esquerda e o Centro-Esquerda, tem como ideologia o Antissionismo e o nacionalismo árabe. Fez inicialmente uma coligação com o Chadash, mas no momento ambos estão na coligado da Lista Árabe Unida, que tem vindo a aumentar os lugares no Knesset a cada eleição.
Ra'am - רע"מ - Lista Árabe Unida - (15 deputados em coligação), Esquerda e do Centro-Esquerda fundado em 1996, é uma aliança supra-partidária que agrega varias organizações árabes, e ainda o Shas e o Ta'al, a ideologia marcante é o nacionalismo árabe, mas defende uma solução pacifica e moderada para o conflito Israelo Árabe, que é a solução dos Dois Estados. Sigla עם.
Beitenu - בֵּיתֵנוּ - Israel a Nossa Casa - (7 deputados),  dDireita, fundado em 1999 por David Lieberman, é um partido secular, anticlerical e nacionalista, cuja ideologia é defensora do Sionismo Revisionista, inicialmente representava a população de origem soviética em Israel, actualmente é transversal na defesa dos interesses de toda a população israelita. Sigla ל.
Avodáהָעֲבוֹדָה - Partido Trabalhista dos Israelitas - (7 deputados em coligação), da Esquerda ao Centro-Esquerda, fundado em 1968, de ideologia socialista e social-democrata, o Avodá foi por muito tempo o partido que dominou a politica em Israel, muitos dos grandes Estadistas de Israel eram do  Avodá, como Ben Gurion, Golda Meir, Ytzack Rabin, Shimon Peres, entre outros. Sigla אמת.
Meretz - מֶרֶץ - Vigor - (7 deputados em coligação com o Avodá), Esquerda, fundado em 1992 como uma aliança, sendo que em 1997 funde-se num só partido. Ideologia sionista, socialista e social-democrata, é um partido secular e anti-clerical tem vindo a perder deputados com a ascensão da Direita. Defende a solução de Dois Estados. Sigla מרץ.
Guesher - גשר - Ponte - (7 deputados em coligação com o Avodá), de Centro-Esquerda, fundado em 2018, através de uma cisão no Beitenu. O partido defende o social-liberalismo e uma economia mista num mercado liberal, todavia quanto ao conflito israelo-árabe, o  Guesher tem uma posição de centro-direita. Sigla נר.
Yamina - ימינה - À Direita - (7 deputados em coligação), do Direita, alicança que engloba vários partidos de entro-direita e direita clássica, fundado em 2019 e que em 2020 elegeu 7 deputados. De ideologia sionista, nacionalista e conservadora, mas com uma visão moderna e secular. Sigla טב.
Yehadut Ha Torá - יהדות התורה - Judaísmo Unido da Torá - (7 deputados em coligação), de Direita, é uma coligação de partidos religiosos criada em 1992, de ideologia sionista, clerical e ortodoxa,tem sido um dos partidos a dar suporte aos governos do Likud de Benyiamin Netanyahu. Sigla ג.
Kulanu - כולנו - Todos  Nós - (1 deputado), de Centro-Direita fundado em 2014, é um partido laico, que defende a ideologia social-liberal, o igualitarismo económico, de cariz nacionalista moderado o partido entende que não há saída para o conflito israelo-árabe, paradoxalmente aprova a construção de colonatos na Cisjordânia. Sigla כ.

Adquira o livro pela Amazon.com

https://www.createspace.com/5302452


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review