quinta-feira, 31 de março de 2022

A Educação está nas mãos dos Media


A maioria dos canais de TV e das redes sociais, (Youtube, Tik-tok, Facebook, etc) são em grande medida, fontes de deseducação e de desinformação. Em ambos os casos, todo o conhecimento, a cultura, o saber e a educação, são nivelados por baixo, como se a boa educação e a cultura não valessem nada.

Basta reparar no nível dos programas, nos anúncios de Tv, e nas apresentações dos youtubers para se verificar este fenómeno.

Daí a importância da punidade para os atos de agressão física e verbal, tal como os que ocorreram na entrega do Óscares 2022, em que Will Smith agrediu o apresentador. A questão aqui prende-se com o facto de que o acto de se praticar a justiça pelas próprias mãos, em directo na Tv, se não for punido, acaba por passar para os nossos jovens  a mensagem de que tudo é válido, não há necessidade da ordem nem da Lei. Os actores, cantores, desportistas e demais influencers são na prática pedagogos cujas ações influenciam o comportamentos dos seus seguidores. Sempre assim foi, e daí a importância de se ter todo o cuidado com o conteúdo dos Media.

Autor do blog: Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review