terça-feira, 29 de março de 2022

Um Ato Inadmissível no Mundo do Cinema

O comportamento abominável de Will Smith é em tudo semelhante a uma mentalidade fascista. Porque só os fascistas reagem ao humor com arrogância e violência. 
E além disso, será um inequívoco sinal de decadência da Academia de Hollywood em particular e da sociedade estadunidense em geral, se as coisas ficarem tal como estão sem que a Lei e a Ordem sejam tidas em conta.

A meu ver, um erro não justifica outro, e ninguém está acima da lei, acredito que, apesar de ter sido uma piada infeliz, como todas nesse tipo de concursos televisionados, Chris Rock não terá tido a intenção de ofender, comparou a aparência de Jada Smith com a personagem de um filme, Ji Jane; não teve a meu ver, a intenção de ofender e de referir uma doença, mas de atenuar as causas da mesma, usando a referência de uma personagem, no entanto creio que foi uma piada deveras infeliz, porque não foi compreendido. Mas enfim, mesmo que se trate de um erro, não justifica a agressão de Will Smith, e sobretudo a coragem de o fazer perante as câmaras, somando-se os insultos grosseiros e inapropriados.
O tiro poderá sair-lhe pela culatra, e num estado de Direito ter más reações sai caro, porque tal como disse, ninguém pode estar acima da Lei.

Na cultura estadunidense, neste tipo de eventos, os humoristas sempre foram chamados para animar tais certames, onde em regra lhes é permitido fazer piadas a partir das características físicas ou psicológicas dos atores e atrizes presentes. Não podemos ou pelo menos não devemos, tentar compreender e julgar a América com o nosso modo de ver e pensar típico da Europa.

Tenho a certeza de que os americanos não gostaram do que viram, primeiro porque trata-se de um espectáculo de entretenimento e não de um ring de boxe, segundo porque se aprovarmos estas atitudes estamos a dar sinal para as novas gerações, de que a Justiça faz-se com as próprias mãos, o que é por si só perigoso. Aguardemos novidades sobre este facto.

P.S. - Não acompanho os Óscares mas vejo telejornais, e não gostei do que vi. Acompanhei notícias sobre o ocorrido, e vejo que a maioria dos cidadãos nos EUA condenam a atitude de Will Smith. 

Autor do blog: Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review