quarta-feira, 2 de setembro de 2020

O Que São as NUTS?

NUTS é um acrónimo de Nomenclatura de Unidades Territoriais para fins Estatísticos, é um modelo de divisão territorial para fins estatísticos da União Europeia, que foi criado em 1970 pela então CEE Comunidade Económica Europeia para fins estatísticos e para a atribuição de subsídios para o desenvolvimento das regiões dos países membros da Europa comunitária.
Na maioria dos países essa divisão é feita aproveitando a divisão existente em  Províncias, Estados, Regiões Administrativas, no caso de Portugal havia os distritos que só têm finalidade eleitoral, tendo sido criada uma nova divisão territorial para os diferentes níveis de NUTS (I, II e III).

NUTS Por níveis 

A Nomenclatura de  Unidades Territoriais divide-se em três níveis, o primeiro NUTS I é composta por três unidades, por Portugal Continental e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira; a NUTS II, é composta por 7 regiões, sendo 5 no Continente, Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve e mais as duas Regiões autónomas dos Açores e Madeira; Por fim, a NUTS III, é composta por 25 unidades territoriais, das quais 23 no Continente e as duas regiões autónomas já citadas acima.

UAL Unidades Administrativas Locais 

Além dos três níveis de NUTS há a divisão do poder local, denominada das Unidades Administrativas Locais, a UAL I é composta por 308 municípios, a UAL II, é a subdivisão dos municípios em Freguesias, sendo o total de 3091 unidades.


Autor Filipe de Freitas Leal


contador de visitas Contador de leituras - visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal é Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Trabalhou como Técnico de Serviço Social numa ONG vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e ao apoio de famílias em vulnerabilidade social, é Blogger desde 2007 e escritor desde 2015, tem livros publicados da poesia à política, passando pelo Serviço Social.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review