domingo, 13 de setembro de 2020

Afinal o que é um Bilião?

Mais do que uma discussão, a diferença entre um bilião europeu e um bilião americano, gera na verdade uma grande confusão numérica, tudo começou em 1948, quando inventaram uma nova escala numérica, de lá para cá, o mundo ficou dividido. No Brasil bilião diz-se "bilhão".

O Bilião não é igual em todo o mundo, desde 1948, quando a 9ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, recomendou a adoção universal da Escala Longa, que só foi acatada pela maioria dos países europeus, nos quais, 1 bilião leva 12 zeros, e equivale a um milhão de milhões, nos países anglo-saxónicos escreve-se com apenas 9 zeros, e equivale a mil milhões, se por um lado esta diferença é meramente linguística, no que concerne à compreensão de valores monetários, então deveria ser promovida a uniformização da linguagem de Bilião, de preferência pela escala curta anglo-saxónica que é a mais fácil para a compreensão das pessoas em geral.

Isto porque a escala longa gera confusão, quando se fala de Um Bilião de Euros na Europa, é na verdade um Trilião de Euros para um americano. E um Bilião de Dolares, nunca será um bilião na Europa, mas apenas mil milhões, hora, isto é incongruente.

Eu pessoalmente prefiro o termo americano, que era o utilizado por Portugal até aos anos 60, quando então se passou a utilizar a escala longa dos números grandes. O Brasil manteve-se fiel ao sentido original da palavra não acatando as alterações propostas em 1948.

Um dos exemplos como o resto do mundo utiliza a diferença numérica entre bilião e trilião, mostra o isolamento da Europa face a este problema de mera nomenclatura.

Autor: Filipe de Freitas Leal

Web Hits Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review