terça-feira, 15 de setembro de 2020

A "Pimenta do Reino" - Uma Herança Histórica

Até aos dias de hoje, o Brasil ainda mantém um hábito que advém do tempo de Colónia, é o facto de chamarem a pimenta preta, por "Pimenta do Reino", é curioso saber o porquê disso.

Como se sabe, a maioria das especiarias não havia na Europa, mas sim na Índia, ou nos vários países da Península Indiana, denominada de Indostão, o comercio das especiarias remonta ao século IV AEC (Antes da Era Comum).

A Rota das Especiarias, eram rotas comerciais que traziam para a Europa as especiarias plantadas no Indostão, rotas essas que eram monopolizadas pela República Veneziana (um dos mais importantes países da Península Itálica a par dos Estados Pontifícios e da República Genovesa), mas que foi bloqueada pelo Império Otomano com a conquista de Constantinopla.

A tomada pelos turcos-otomanos de Constantinopla que passou a chamar-se de Istambul, fez aumentar o custo das especiarias no mercado europeu. Essa situação impulsionou Portugal a investir na navegação, para que descobrisse fora do Mar Mediterrâneo o Caminho Marítimo para as índias (O Indostão). Dessa tentativa resultou em 1500 a descoberta do Brasil, com a fundação das primeiras cidades portuárias, e mais tarde a construção da Cidade do Cabo na África Austral, entreposto de abastecimento que permitiu chegar até às índias, ou Indostão.

A partir dessa época, no século XVI, Portugal passou a plantar em Portugal Continental (Vulgo Metropole) as especiarias, em particular a Pimenta. E monopolizava o comercio das especiarias com os restantes países da Europa vencendo assim o bloqueio turco-otomano.

As especiarias como a pimenta passaram a ser plantadas em Portugal, que passou a ter o monopólio da venda na Europa e também nas Colónias portuguesas, sendo que nas colónias, a pimenta não poderia ser plantada, não saia de Portugal uma única muda da planta, daí, que a pimenta preta quando desembarcava nos portos portugueses das várias colónias, incluindo o Brasil, já não era a Pimenta da Índia, mas passou a ser a Pimenta do Reino até aos dias de hoje.

Autor: Filipe de Freitas Leal

Web Hits Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review