domingo, 13 de setembro de 2020

Os Nomes das Letras Latinas

O Alfabeto Latino foi criado pelos romanos no século VI AEC (Antes da Era Comum) a partir do alfabeto etrusco, e este por sua vez deriva do alfabeto grego, todavia os nomes das letras foram definidos mais tarde, apenas no século II AEC pelo erudito e gramático romano de nome Tulius Varro.
É importante frisarmos que algumas letras não existiam na altura, tal como a letra J sendo usado apenas o I e uma outra letra, que existia o som mas não tinha ainda formato era a letra U, no seu lugar era utilizado com a forma gráfica de V, inicialmente as letras eram também apenas maiúsculas, só séculos mais tarde é que se estabeleceu o actual alfabeto romano de forma permanente com letras maiúsculas e minúsculas sem alterar os nomes das letras baptizadas por Tullius Varro.
Abaixo temos o quadro com o nome que cada letra latina tem. Todavia, convém não confundirmos o nome das letras com o seu som vocálico; dentre elas há uma letra que nem sequer tem som, é o 'H', cujas palavras iniciadas têm o som inicial de A, O, ou U, consoante a segunda letra, como habitar, hábito, hoje, hora, humano, húmido, hotel, há ainda outras sete letras, cujo som inicial do respectivo nome assemelha-se ao som de 'é', são o E, o F, L, M, N, R e o S, tal como na tabela abaixo.

Letra
Nome
Exemplo
A
a
Á
Água
B
b
Berço
C
c
Cedo
D
d
Dedo
E
e
É
Eco
F
f
Éfe
Face, (Efectivo)
G
g
Gente
H
h
Agá
Sem som (Haver, Herói, Hino, Hoje)
I
i
I
Iluminar
J
j
Jóta
Jovem
K
k
Kapa
Karma e em palavras de origem estrangeira
L
l
Éle
Ler - (Elite)
M
m
Éme
Mãe - (Emérito)
N
n
Éne
Nadar - (Energia)
O
o
Ó
Ódio - Óptimo
P
p
Peso
Q
q
Quê
Queijo
R
r
Érre
Rei - (Erróneo)
S
s
Ésse
Sábio - (Essénio)
T
t
Ter
U
u
U
Uva
V
v
Ver
W
w
Dabliu
Apenas para palavras de origem estrangeira
X
x
Xis
Xisto
Y
y
Ípsilon
Apenas para palavras de origem estrangeira
Z
z
Zelo

Se preferir pode ouvir o artigo.

Referências de consulta:
Ciberdúvidas - Sobre o nome das letras
Omelete Linguística - O Nome das Letras vem do Latim
Letratura - http://letratura.blogspot.pt


Autor: Filipe de Freitas Leal
Web Hits Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review