sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Porquê Putin admira Stálin e não Lénin?

Putin, o Senhor da Rússia, detesta Vladimir Lénine, mas admira imenso Josef Stalin.
A razão é simples, Lénine era um marxista convicto, um comunista-ortodoxo, que fundou os sovietes e criou as cooperativas agrícolas (Kolkozes), modelo que aliás foi uilizado pelos judeus para criarem os Kibutz em Israel.

Stalin pelo contrário, era um homem desprezível e em tudo semelhante a Hitler, era na prática um fascista vermelho, tendo instaurado uma ditadura com culto da Personalidade (que é contrário aos princípios comunistas), criou os campos de concentração (Gulags) e cimentou um regime autocrático, torcionário que deportou uns e matou outros aos milhões. Está agora explicada a diferença entre Lenin e Stálin, e o porquê de Putin gostar de Stalin, que é o facto de identificar-se com o modo despótico com que Stálin conduziu os destinos da URSS, ou seja, com mão de ferro e tirania.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review