quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Porquê os Protestos Falham o Alvo?

Sou defensor dos activistas e de todos que sejam defensores da natureza, mas acho que estes últimos dias mostram que estes protestos morreram à nascença porque cometeram os seguintes erros:

1) Invadir escolas e impedir o funcionamento das aulas, não resolve o problema dos combustíveis fósseis. Apenas incomoda e chama a atenção.

2) Invadir a Ordem dos Contabilistas, para pedir a demissão do Ministro da Economia, é um abuso, é o modo errado para atingir os fins a que se propunham. Além disso, a propriedade da Ordem é privada e não tem qualquer relação directa com os combustíveis fósseis.

3) De igual modo erraram no alvo, pediram a demissão do Ministro, e isso não iria contribuir em nada para a causa ambientalista. O ministério do ambiente teria sido mais inteligente.

4) São muito inexperientes, e por isso creio que poderão estar a ser manipulados politicamente, pena é que quem os manipulou não soubesse que orienta-los, teria sido melhor para a causa.

5) Por último, o grande problema ambiental é em primeiro lugar o consumo de carne e a agricultura extensiva. A Indústria Agropecuária é responsável pelo maior grau de poluição e de desmatamento em larga escala.

Acrescento ainda que para a próxima, devem ter em conta que é imperioso, que para haver uma democracia plena e saudável, todos nós temos de respeitar as regras legais do Regime democrático, que consiste no respeito pela igualdade de direitos e deveres, próprio do jogo da "Res Pública".

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review