segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Inflação - Crise Continuará em 2023?

É claro que 2023 será um ano difícil, o índice dos preços ao consumidor irá continuar a subir, até porque a inflação em Portugal já havia se iniciado antes desta crise inflacionária ou da crise energética que se instalou com a guerra na Ucrânia.

Falo do aumento do preço da habitação, pelo aumento exponencial da procura, e por outro lado, falo da desvalorização dos salários, que verifica-se também pelo aumento da oferta de mão de obra. Fatores influenciados pelo aumento da imigração, que elevou a dimensão da população activa em Portugal, e afastou a possibilidade de pleno emprego.
Estes dois indicativos, já antes de 2022, davam sinais claros do agravamento das condições de vida das classes assalariadas, mas agravam-se também pela falta de políticas de Imigração sólidas e sustentáveis.
Quanto à habitação, não se verifica apenas o aumento dos preços, mas também a gravidade da escassez que se sente de habitações para arrendamento e a inexistência de políticas públicas de Habilitação.

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review