domingo, 29 de março de 2020

Carabinieri e Polizia, Qual a Diferença?

Nos últimos dias, têm-se falado muito de Itália, devido ao que se vive com a Pandemia do Covid-19 e a situação drástica de uma taxa elevada de mortalidade que já ultrapassou os 10 mil mortos em um mês, mas também pelos crescentes focos de desobediencia civil, que faz com que as autoridades entrem em ação.

De um lado a Polizia e do outro lado os Carabinieri, (plural de Carabiniere), mas a pergunta para muitos é saber qual a diferença entre ambas as forças de segurança pública? A resposta é simples, o corpo policial mais antigo são os Carabinieri, formados durante a Monarquia, estão sob a alçada do Ministério da Defesa e são ligados ao exercito, logo é uma policia militarizada. A Polizei propriamente dita é mais recente e está sob a alçada do Ministério da Administração Interna, logo é uma  Polícia Civil de Segurança Pública.

Em Portugal há o mesmo sistema à semelhança do que em Itália, como a diferença entre a PSP Policia de Segurança Pública e a GNR Guarda Nacional Repúblicana, que também exerce a Guarda Presidencial, e ainda a diferença entre a Guardia Civil e o Cuerpo Nacional de Policía em Espanha.


Autor Filipe de Freitas Leal



Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review