segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

XIII - O que são a Extrema-Esquerda e a Extrema Direita?


No estudo da política, convém abordar para além dos partidos de alternância no poder, aqueles que, estando fora da área de governação, ou mesmo afastados dos assentos parlamentares, não deixam de ter importância. São os partidos da
extrema-esquerda, que hoje lutam contra a globalização e pela preservação do meio-ambiente, e os partidos de extrema-direita, que estão a ter um considerável crescimento nas suas fileiras de militantes, sobretudo de jovens que defendem os ideais ultranacionalistas, com contornos racistas, antissemitas e xenófobos, que se encontram em franco crescimento numa altura em que o Terrorismo fundamentalista tem-se sentido cada vez mais presente pelos atentados suicidas que vitimaram inocentes em várias cidades do globo. Aqui para ilustrar este capítulo, nada melhor do que o hastear da bandeira soviética, sobre os escombros de Berlim a Capital da Alemanha Nazista, onde um regime de exceção, de corrente da extrema-esquerda, substituiu outro, que era de extrema-direita. 
Mas afinal o que são os extremos em política? Talvez, para responder esta questão, o melhor seria de facto observar o que defendem, porque lutam, e assim poderemos conhecer e identificar melhor as ideologias que estão por trás de cada um dos diversos partidos e movimentos extremistas.
Paradoxalmente, os extremos tocam-se e, apesar das suas diferenças intrínsecas e da rivalidade entre ambos, há grandes semelhanças entre a Extrema-esquerda e a Extrema-direita, nomeadamente quando estão no poder.
Quem são e o que defendem então os partidos e movimentos extremistas? Esta questão tem variado ao longo do tempo; atualmente há um maior descontentamento com os partidos da área da governação, sobretudo em tempos de crise, ou de terrorismo como ocorre na Europa, fazendo ressurgir o fantasma da extrema-direita, mas em moldes ligeiramente diferentes do que ocorreu na Alemanha, Itália, Portugal ou Espanha no inicio do Século XX, hoje a maioria dos adeptos da extrema-esquerda é formada por jovens descontentes, das classes baixa ou média-baixa, que se deixaram influenciar pelos ideais dos neonazistas, de cariz racista, xenófobo, antissemita, sexista e homofóbico, facto este que tem-se evidenciado cada vez mais nos últimos anos.
Os partidos de extrema-direita tiveram no entanto, alguma visibilidade eleitoral desde os anos 80 do século XX, como foi o caso da FN Frente Nacional em França e do MSI Movimento Social Italiano, por se tratar de votos de protesto contra os partidos tradicionais de Centro-esquerda e Centro-direita. Em Portugal o fenómeno é recente, visto que o país viveu durante cinquenta anos em ditadura fascista, facto que não impediu o surgimento do PNR Partido Nacional Renovador, tal como tantos outros similares espalhados pela Europa.
A Extrema-direita é defensora de um regime ditatorial, altamente policiado, com controlo total sobre os meios de comunicação social, a exclusão de minorias étnicas e religiosas, é contrária ao sistema parlamentarista e preferencialmente até contra a república. Por conseguinte, a monarquia, enquanto regime de Estado, poderá satisfazer os ideais nacionalistas dos grupos em questão.
Os partidos da extrema-esquerda, no entanto têm tido uma maior influência nas bases juvenis, mas tem vindo a perder terreno desde a queda do Muro de Berlim, o que gerou um desvio para movimentos renovados de esquerda, como o Podemos em Espanha ou o Bloco de Esquerda em Portugal e o PSOL Partido Socialismo e Liberdade no Brasil.
Diferenças entre Extrema-esquerda e Extrema-direita:
·       Extrema-esquerda:
Ø  Defende a revolução;
Ø  Pretende uma sociedade igualitária;
Ø  Pretende uma ditadura do proletariado;
Ø  Antiglobalização burguesa;
Ø  Defende a redistribuição dos rendimentos;
Ø  Considera a democracia um regime burguês;
Ø  Subida ao Poder pelo Golpe de Estado;
ü  Exemplo: Revolução Russa.
·       Extrema-direita:
Ø  Defende um regime altamente policiado;
Ø  Defende a superioridade racial e a segregação;
Ø  Defende uma sociedade classista e sexista;
Ø  Pretende uma ditadura de cariz Nazi-fascista;
Ø  Características racistas e xenófobas;
Ø  Antiglobalização e protecionismo económico
Ø  Etnocentrismo;
Ø  Anticomunismo;
Ø  Antissemitismo;
Ø  Subida ao poder pela eleição
ü  Exemplo: Alemanha Nazista
ü   
Semelhanças da Extrema-esquerda e Extrema-direita:
·       Sistema de Governo
Ø  Partido único;
Ø  Regime apoiado nas Forças Armadas;
Ø  Coerção – Polícia política;
Ø  Censura;
·       Sistema Económico e Social
Ø  Economia Planificada - Comunismo;
ü Propriedade coletiva,
ü Laicismo ou ateísmo oficial, permitindo algumas outras religiões de forma controlada.
Ø  Corporativismo - Fascismo;
ü Economia planificada,
·     Permite a propriedade privada,
ü Religião oficial permite algumas outras religiões de forma controlada.
·     Na Alemanha Nazi, foi criada a Igreja Nacional.
Autor: Filipe de Freitas Leal

Contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review