quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

XVI a - Sistemas Políticos, O Que São?


Os Sistemas Políticos são formas de organização e administração dos assuntos políticos e da orgânica de um Estado, é o modo de funcionamento político de um País ou de uma Região. Dividem-se principalmente em Sistemas de Estado,
Sistemas de Governo e os Sistemas de Organização Interna dos Estados.
Os Sistemas de Estado, são os que definem o cariz do Regime Político de um país, ou como se exerce e organiza a Chefia do Estado, sendo os principais modelos a Monarquia e a República. No primeiro a sucessão do cargo é feita de forma hereditária por linhagem familiar como no Reino Unido, ou por escolha, tal como ocorre nas monarquias eletivas, que é o caso do Vaticano; no segundo, a sucessão ocorre por escolha, podendo o Chefe de Estado ser eleito por voto popular e direto ou ainda por eleição indireta pelo Parlamento ou um Colégio Eleitoral.
Os Sistemas de Governo dizem respeito à forma adotada de Governo, ou como a Constituição determina como o governo deve ser exercido.  Os Sistemas de Organização Interna, por sua vez, determinam a divisão territorial e o modelo político dessa organização.
Para termos uma ideia do que são e como funcionam tais sistemas, vamos dividi-los consoante a sua natureza. Como a seguir apresentados:
Sistemas de Estado:
Ø  Monarquia
Ø  República.
Sistemas de Governo:
Ø  Parlamentarismo
·     Monarquia constitucional;
·     República parlamentarista
Ø  Presidencialismo
·     República presidencialista;
·     República semipresidencialista.
Sistemas de Organização Interna:
Ø  Estado Unitário;
Ø  Estado unitário regionalizado;
Ø  Estado Federado;
Ø  Confederação;
Ø  União real.
Sistemas de Representação:
Ø  Parlamento unicameral
Ø  Parlamento bicameral
·     Câmara Alta ou Senado
·     Câmara Baixa ou Câmara dos Deputados.
Regimes Políticos:
Ø  Estado de Direito / Democracia
·     Pluripartidarismo;
·     Democracia indireta / representativa
Ø  Regimes de Exceção
·     Estado de Sítio e Regimes ditatoriais ou militares.
·     Comunismo
§  Partido único;
·     Fascismo
§  Partido único e corporações.

Autor: Filipe de Freitas Leal

Contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review