sexta-feira, 1 de março de 2024

O Poder das Potencialidades do Cérebro


Apesar de ser um mito a afirmação de que usamos apenas 10% das capacidade do nosso cérebro, acredito que o nosso cérebro tem capacidades que desconhecemos, aquilo que se denomina de o poder da mente, o poder criativo ou mesmo a fé, e o pensamento positivo, são formas que se forem bem exploradas permitem-nos desenvolver ainda mais as nossas capacidades, e em relação a esta afirmação há um fundo de verdade, ora vejamos:

É interessante que pensemos sobre isto. Como acima disse, a ideia de que usamos apenas 10% do nosso cérebro é falsa, pois trata-se de um mito. Em verdade, o cérebro é altamente ativo e complexo e usamos muitas áreas do cérebro nas nossas atividades diárias, isto quer dizer que do ponto de vista neurológico e do funcionamento do nosso corpo, usamos todo o cérebro, No entanto, há que concordar que existem capacidades e potencialidades que ainda não estão totalmente exploradas pela maioria das pessoas, obviamente a nossa capacidade de explorar o nosso próprio cérebro dependem de condições favoráveis para tal.

Vamos analisar algumas das áreas que mencionei acima:

  1. Poder da Mente: A mente humana é incrivelmente poderosa. Ela influencia nossas emoções, pensamentos e comportamentos. Através da prática de Mindfulness, meditação e visualização, podemos fortalecer nossa mente e melhorar nossa resiliência emocional.
  1. Poder Criativo: A criatividade é uma habilidade inata em todos nós. Quando exploramos diferentes formas de expressão, como arte, música, escrita ou até mesmo resolução de problemas, estamos estimulando nosso potencial criativo. O cérebro é flexível e pode se adaptar para criar soluções inovadoras.
  1. Fé e Pensamento Positivo: A fé e o pensamento positivo têm impacto direto em nossa saúde mental e física. Acreditar em algo maior ou manter uma atitude otimista pode reduzir o estresse, melhorar a resiliência e até mesmo afetar positivamente nossa saúde geral.

Portanto, sua afirmação está correta! Explorar áreas e potencialidades do cérebro e desenvolver as nossas capacidades mentais é uma jornada gradual e contínua. À medida que aprendemos, experimentamos e nos desafiamos, podemos desbloquear ainda mais o potencial do nosso cérebro.

Há que lembrar também que a nossa mente tem influência do ponto de vista da nossa vida espiritual, Buda fala no caminho do meio, com o Nobre Caminho Óctoplo, ou seja, oito vias que incidem na ação, no pensamento e na fala, são elas:

1º Compreensão correta, 2º Pensamento correto, 3º Modo de falar correto, 4º Ação correta, 5º Modo de vida correto, 6º Esforço correto, 7º Consciência correta e 8º Concentração correta.   

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review