sexta-feira, 17 de abril de 2020

Morreu Luís Sepúlveda, Vitima de Covid-19




Morreu em Espanha, aos 70 anos, o escritor chileno Luís Sepúlveda, vítima de Covid-19, o escritor esteve internado por mais de um mês e não resistiu à doença, havia apresentado teste positivo após retornar de um evento no Norte de Portugal, desde então foi piorando o estado de saúde, sendo internado, ventilado, mas não resistiu, falecendo às primeiras horas do dia 16/04/2020 na cidade de Oviedo no Principado das Astúrias. 

Sepúlveda, nascido no Chile, foi membro ativo da Partido Socialista Chileno no tempo de Salvador Allende, sendo por isso preso político durante a ditadura militar de Augusto Pinochet, numa primeira fase no cárcere, posteriormente em prisão domiciliar, tendo todavia conseguido sair do Chile em 1977, graças à Amnistia Internacional, exilando-se inicialmente na Suécia, posteriormente passou pelo Brasil, depois outros países como o Uruguai, Peru, e Nicarágua, neste último juntou-se ao movimento Sandinista que lutava contra o ditador Anastácio Somoza, por fim foi viver em Espanha.

Deixou vasta obra literária com destaque para O Homem que Lia Romances de Amor, o seu maior sucesso, que foi dedicado ao ativista e ambientalista brasileiro Chico Mendes. Além de escritor, sua principal atividade pela qual foi distinguido com inumero e importantes prémios literários, um pouco por todo o  mundo, Sepúlveda dedicou-se também ao cinema como argumentista, ator, diretor de fotografia e produtor. 

Abaixo alguns dos livros de Sepúlveda publicados pela Porto Editora.
Fontes:
Notícias Pressenza: Adiós Luís Sepúlveda: www.pressenza.com/es/adios-lucho-sepulveda/
Infopédia: Luís Sepúlveda: www.infopedia.pt/luis-sepulveda
Porto Editora: Luís Sepúlveda - O Autor: www.portoeditora.pt/autor/luis-sepulveda

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal é Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Trabalhou como Técnico de Serviço Social numa ONG vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e ao apoio de famílias em vulnerabilidade social, é Blogger desde 2007 e escritor desde 2015, tem livros publicados da poesia à política, passando pelo Serviço Social.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review