sábado, 31 de dezembro de 2022

50 Anos do Caso da Capela do Rato

Foi há 50 anos que ocorreu o caso da Vigília da Capela do Largo do Rato em Lisboa, onde opositores ao Regime Fascista, composto por membros da Acção Católica, intelectuais e operários ligados às BR Brigadas Revolucionárias rezavam pela paz e o fim da Guerra Colonial, tendo sido presos pela PIDE/DGS no dia 31 de dezembro de 1972 e levados para a Prisão de Caxias no dia 01 de janeiro de 1973, entre os presos políticos estava o meu tio, o Professor Francisco Pereira de Moura do MDP/CDE na imagem acima, e que fora demitido das funções de Professor catedrático no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. 

Outros detidos foram, o arquitecto Nuno Teotónio Pereira, Luís Moita, Nuno Teotónio Pereira, Francisco Cordovil, Maria da Conceição Moita, Isabel Pimentel, Luís Cordovil, António Matos Ferreira e José Galamba de Oliveira e o jovem estudante Francisco Louçã, que viria anos mais tarde a ser líder do PSR Partido Socialista Revolucionário e foi um dos fundadores do BE Bloco de Esquerda.

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review