quinta-feira, 11 de junho de 2020

De George Floyd ao Fim do Neoliberalismo

São tempos difíceis e nebulósos, os que hoje vivemos; Há 46 anos caia o Regime Fascista em Portugal, e deu-se a libertação das colónias portuguesas em África, era o fim do fascismo e do Colonialismo,; Há 30 anos, caía o "Muro de Berlim", com isso deu-se a derrocada do Comunismo, ambos os sistemas acima, caíram de podres.
Agora estamos a testemunhar o estertor de um sistema económico e político que se acreditava invencível, o Neoliberalismo, ou seja, hegemonia da ideologia política que sustenta o capitalismo, alienando o Estado do seu papel regulador, assim, também este sistema, está prestes a cair de podre e levará consigo toda uma civilização que surgiu na segunda metade do século XVIII com a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Das lutas anti-racistas que se iniciaram nas ruas dos EUA e nas principais capitais europeias, após o assassinato de George Floiyd, (espera-se que o último cidadão negro estadunidense a ser assassinado pelas autoridades), espalharam-se manifestações e protestos por todos os Estados Unidos, alguns dos protestos foram violentos, mas em todos repetia-se em uníssono o pedido de Floyd que dizia "I Can't Breath", ou o grito de ordem de todos os afro-americanos "Black Lives Matter", e passando ao derrube de estátuas de descobridores europeus como Cristóvão Colombo; a verdade é que trata-se de um "pano de fundo" para algo mais complexo, que pode ser resumido numa só palavra: A sede de justiça social, e daí concluí-se que, a solidariedade entre os povos e a justiça-social poderão ser hoje, a melhor solução, senão mesmo a única viável e pacífica, que assim dará resposta contra o racismo, o imperialismo e toda a forma de discriminação, desde a exclusão social de classes até às desigualdades de género, mas poderão ir ainda mais longe, na luta contra a degradação ambiental. E em todas estas questões que vão do racismo ao ambientalismo, o responsável é tido como sendo o Neoliberalismo, que foca a sua práxis apenas na busca do lucro sem ter em conta a sustentabilidade de todos estes sistemas que se entre-cruzam.
Convido-vos a ler os seguintes livros: "A Era da Incerteza" de John Kenneth Galbraith; "A Terceira Vaga" de Alvin Tofler (no Brasil é a Terceira Onda); "O Que é Racismo" de Joel Santos; "O Que é Etnocentrismo" de Everardo Rocha e "Ciência Política em 50 Lições" de F. Leal editado pelo Blog Etcetera.


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal é Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Trabalhou como Técnico de Serviço Social numa ONG vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e ao apoio de famílias em vulnerabilidade social, é Blogger desde 2007 e escritor desde 2015, tem livros publicados da poesia à política, passando pelo Serviço Social.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review