domingo, 23 de dezembro de 2018

Isolamento de Judeus e Muçulmanos no Natal

A grande maioria das pessoas de origem cristã, mesmo que não sejam religiosos ou praticantes, comemora a festividade da quadra natalícia no mundo ocidental, todavia, nem todos são cristãos e, como tal, nesta altura sentem um certo isolamento, tal sentimento acontece entre os judeus, muçulmanos, hindus, budistas e as Testemunhas de Jeová que vivem nos países da Europa e nos países da América.

Atualmente as festividades do Natal dão em todo o mundo, maior ênfase ao Pai Natal, São Nicolau, do que propriamente a Jesus Cristo, isto deve-se a ser uma época de grande consumismo próprio desta época, o que acaba por acentuar ainda mais a sensação de isolamento para as comunidades não cristãs, em particular as crianças.


De forma a que as pessoas se sintam menos isoladas, de algum tempo para cá, os judeus e os muçulmanos, têm o hábito de desejar um Feliz Natal aos seus amigos e clientes cristãos, todavia um cristão deve ter o cuidado para não desejar um Feliz Natal a pessoas de outra fé, mas não fica mal desejar Boas Festas, porque o Ano Novo da Era Comum aproxima-se no prazo de uma semana a seguir ao Natal. 


Já em Israel por exemplo, os desta quadra são dias normais de trabalho, inclusive o dia 23 que é o primeiro dia da semana, os serviços públicos, bancos e comercio abrem normalmente, o mesmo se passa com os dias 24 e 25, Jesus nasceu em Israel (antiga Judeia) mas não é reconhecido como o Messias esperado.


De forma idêntica ocorre o isolamento dos cristãos no mundo árabe, onde o dia de Natal é um comum, além de que não se pode comemorar o Natal em público, por exemplo na Arábia Saudita, a não ser dentro de casa, porque lá a religião oficial é o Islão e, mesmo que acreditem em Jesus, que denominam-no de Profeta Issa,não comemoram o seu nascimento.
Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review