sábado, 2 de abril de 2011

Evento - Recuperação Financeira de Particulares

Realizou-se no dia 31 de Março, pelas 17H no “Económicas Lounge” ISEG, em Lisboa, a conferência com o tema: “Meios de Recuperação Financeira de Particulares”, que teve como público alvo os profissionais da área e pessoas interessadas no assunto da insolvência de particulares.
O evento teve a presença de vários advogados especializados no assunto como oradores especializados nesta matéria, através de informações sobre o Código de Insolvência e Recuperação de Empresas, que agora contempla os particulares.
O número de pessoas singulares, em situação de insolvência tem vindo a aumentar de ano para ano, segundo dados fornecidos pela DECO, terão sido cerca de 432 os processos iniciados em 2007, de 656 em 2008 e de 1258 em 2009 , o que se deve ao agravamento da crise económica e à situação de sobreendividamento das famílias (Fonte).
Esta é uma das causas do empobrecimento de inúmeras famílias portuguesas, os chamados “novos pobres”, pessoas que perderam o emprego ou que sofreram a falência da própria empresa, herdando uma situação de grande dificuldade financeira, e também psicológica. As pessoas nessa situação podem pedir apoio à justiça e declararem-se “insolventes”, ficando assim garantidas as condições mínimas necessárias às necessidades básicas da família, sendo o excedente do seu rendimento entregue ao Administrador de Insolvência nomeado pelo Tribunal.
A participação na conferência teve um custo de 25€ como valor de participação, valor esse que reverteu a favor da Associação APOIARE.
Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review