sábado, 19 de fevereiro de 2022

COVID19 - Não Se Pode Negar o Que Existe

Anda a ser espalhada pelas mais diversas redes sociais, e pretensamente apoiada em cientistas conceituados, uma Fake News, que passa a ideia de que o vírus da covid-19 não seja natural, mas produzido ou alterado em laboratório. E eu respondo: "E daí?".

Que diferença faz? Natural ou não, existe, está espalhado pelo mundo, contamina-nos e em casos mais graves mata.
Daí que se tornou imperioso que todos nós tomássemos a Vacina para nos prevenirmos, protegermos os nossos familiares, e assim estancarmos a contaminação.
Creio que é muito possível sim, que à medida que avançam os estudos científicos, nomeadamente no que concerne a bacteriologia e virologia, possa haver falhas. Resta saber se se tratou ou não, de uma falha no que toca a uma fuga do vírus.
Em relação ao facto de ser natural, tal como foi a Pneumónica ou a "Gripe Espanhola" (ocorrida entre 1918 e 1920, que vitimou 50 milhões de pessoas) ou se de facto este é um vírus transmutado em laboratório, o facto é que não altera nada, ou seja, já que hipoteticamente escapou, há que a partir daí, tomar as devidas providencias para poder se salvar o mais possível as populações.
Portanto, a discussão de saber se o vírus é natural ou transmutado laboratorialmente, é uma narrativa que em vez de nos ajudar, só atrapalha e confunde a opinião publica, que pensa que deve evitar a vacina, a mascara e todas as medidas de prevenção sanitárias.
Eu não sei, não tenho como saber, e nem sei se alguma vez saberei se de facto o vírus é natural ou transmutado laboratorialmente, quer por acidente, quer por intenção. O que sei é que existe, está espalhado pelo mundo, anda por aí, e mata, tal como mata o vírus da Gripe e de outras tantas doenças. Mas além do vírus, também é nociva e até pode ser mortal a ideologia negacionista, os "Fake News", as "Marchas para a Liberdade" e a desobediência civil, neste âmbito; porque os negacionistas não sabem o que negam, pois os factos falam por si, pois verifica-se que cerca de 85% dos óbitos ocorre em pessoas não vacinadas.
As doenças infeciosas não são ideologias, e devem ser combatidas por todos em espírito de solidariedade e responsabilidade.

Autor do blog: Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review