quarta-feira, 25 de julho de 2012

Livros - Contra o Fanatismo - Amos Oz

Amos Oz é de longe um dos mais conhecidos e conceituados escritores judeus da atualidade, tendo recebido inúmeros prémios, como o Prémio Goethe em 2005 e o Prémio Príncipe das Astúrias em 2007,  entre outros, Amos Oz nascido em solo israelita, mais precisamente na cidade sagrada de Jerusalém, no preciso ano em que começou a II Guerra Mundial, que viria a culminar no Holocausto e na criação do Estado de Israel em 1948; seus pais fugiram de Odessa na Ucrânia, em 1917 em plena revolução soviética. O seu nome de nascimento era Amos Klausner e adotou o novo nome após a experiência de ter vivido e trabalhado num kibutz, após ter saído estudou letras e filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém, os seu primeiros livros editados foram pequenos contos no inicio dos anos 60.

Oz participou na guerra dos seis dias em 1967 e da  guerra do Yom Kippur em 1973, tendo fundado o Movimento Pacifista Paz Já (Shalom Achshav - שלום עכשיו) após o serviço militar, sendo hoje um dos grande lideres pacifistas de Israel.

Os seus livros têm um marcante cunho da sua filosofia humanista e pacifista; como em "Na Terra de Israel" escrito em 1982,  "Uma História de Amor e Trevas" de 2002, mas o que marca muito o protagonismo de Amos Oz na atualidade é "Contra o Fanatismo" escrito em 2004 e que está impregnado de uma filosofia pacifista e pacificadora tendo ele mesmo sido vitima do fanatismo anti-semita, defendia a paz como solução, não apenas para a questão israelo-árabe mas para a Paz Mundial no seu todo, defendendo que a guerra nasce antes da política, na mente e no coração dos homens através dos preconceitos, de raça, credo, nacionalidade,  género entre outros, tornando-se urgente combater o preconceito e o fanatismo como forma de promover uma paz, sólida e duradoura.

Editora: Jornal "Público" e Edições ASA (2008)
Coleção: ASA Literatura
Páginas: 95 
Preço: 2,50€

Autor do blog Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review