domingo, 14 de janeiro de 2024

Orgulhosamente Sós e em Extinção


Não vejo nenhum líder a propor políticas de Natalidade e nem de apoio à habitação para as famílias portuguesas poderem ter e criar os seus filhos, nem políticas de incentivo aos jovens para continuar a estudar e trabalhar em Portugal.

Afinal, o que querem os nossos políticos para o futuro de Portugal?
Para onde nos levam enquanto só se fala em dinheiro e em politicas impostas pela UE?
Portugal sem portugueses não é Portugal, será uma mera província da Europa um lugar descaracterizado.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

O que é Ser Boa Pessoa?


Na minha maneira de pensar, entendo que ser bom não significa ser santo e que ser mau não significa ser sanguinário, não tem necessariamente a ver com o Bem e o Mal no sentido espiritual, assim, uma pessoa para ser considerada má não tem necessariamente que ser ladra, assassina, cruel, violadora, etc.

A bondade ou a maldade resumem-se a uma palavra: a vontade, ou melhor, a vontade perante o outro. Ser uma pessoa de Boa Vontade é ser boa pessoa, ser uma pessoa de má vontade para com o próximo é ser má pessoa. Além disso, penso que a volição nem sempre é boa ou sempre má, porque para mim há uma graduação que vai do egoísmo puro ao altruísmo puro e no meio andam os mornos.
Todavia, as pessoas, de boa vontade, de má vontade e assim-assim, são seres humanos com direitos e são convidadas a cada dia a melhorar como pessoa em sociedade, porque tal como a maldade, a Boa Vontade também se aprende e também contagia a sociedade em que vivemos.
Esta é a minha forma de pensar, vale o que vale, não valerá nada para muitos e valerá alguma coisa para alguns, mas é como penso.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

sábado, 6 de janeiro de 2024

A Social Democracia é a melhor Via


Como diz o ditado popular: "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra", ou seja nem tanto à Esquerda nem tá tanto à Direita, assim vejo a Social Democracia é a única via mais adequada para um país como Portugal. Ao contrário, o Neoliberalismo que está muito em voga nos dias de hoje, baseado nas exigências de Bruxelas e na experiência de outros países, como os EUA, não só não se adequa à nossa realidade cultural e socioeconómica, como na prática, se continuar a ser aplicada esta
filosofia económica, traduzir-se-á num desastre para a população portuguesa.

O mercado, ao contrário do que querem os liberais e os tecnocratas, tem que ser regulado, como de resto, tudo deve ser regulado. Por isso digo à Social Democracia e a John M. Keynnes, sim, ao Liberalismo e a Adam Smith, não.

domingo, 31 de dezembro de 2023

As Razões de Um Espaço Vital para Israel


Foi o antissemitismo que levou à criação do Movimento Sionista em 1897 dirigido por Theodor Herzl, pela necessidade de um espaço Vital para a segurança da nação israelita, do qual a Inquisição, os pogroms e o holocausto foram os exemplos mais marcantes da caça às bruxas que foi o conjunto dos pensamentos ideológicos e teológicos que sustentaram o Antissemitismo, tornando o povo judeu no bode-expiatório para todos os males sociais.

Foi o antissemitismo, a intolerância e os respectivos discursos de ódio, que causaram a necessidade dos israelitas deixarem a Europa e retornarem a Tzion, uma dos montes de Jerusalém, daí o termo Sionismo, que nada mais foi do que a unica resposta capaz e corajosa para salvar toda uma nação que toda a Europa queria ver ou convertida à força, expulsa ou exterminada.

Houve claro propostas antes da Declaração de Balfour, que indicavam a possibilidade de colocar todos os judeus, por exemplo no Quenia, no Uganda, e ate propostas de os levar para Angola ou até mesmo no Alentejo no sul de Portugal, daí que Oliveira Salazar (Presidente do Conselho no Estado Novo) chamou à I República, a República Judaízante, porque dizia ele, que os republicanos perseguiam a Igreja mas queriam resolver os problemas dos judeus.

Mas Theodor Herzl sabia e bem que, fossem para onde fossem os judeus haveria sempre problemas, sobretudo se os judeus não tivessem tido no passado uma ligação à terra, e assim, o único lugar para poder voltar e enfrentas esses problemas com determinação era a Palestina, a Terra dos Antepassados, o Israel e a Judéia Biblicos que são a base da fé, da cultura e das tradições judaicas. Só haviam duas opções para os judeus, ou eram aceites e amados no lugar onde há quase dois mil anos viviam, ou tinham que regressar a Israel.

E para termos a prova de que é verdade o que eu afirmo neste post, basta observar o crescimento do antissemitismo na Europa, onde os ataques a judeus aumentaram. Mas para além disso, as razões para um espaço vital, são hoje, mais do que nunca uma questão existencial, e prendem-se com o combate ao terrorismo patrocinado pelo Irão.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

O Antissemitismo Por trás da narrativa anti-histórica do Jesus Palestiniano


Jesus não é nem nunca foi palestiniano; afirmar tal coisa é uma baboseira, um absurdo.
Agora há a moda da apropriação de identidade, sendo o caso mais recente o de Jesus Cristo reivindicado como sendo palestiniano. Só um ignorante afirmaria tal coisa, e posto isto, não sei se choro, dada a ignorância, sobretudo no Ocidente, ou se rio dada a ousadia dos inventores desta teoria falsa e de cariz antissemita

Jesus terá nascido em Belém no ano 4 ou 5 AEC (Antes da Era Comum), de facto Belém fica actualmente situada na Cisjordânia, na zona da Autoridade Palestiniana, mas na altura em que Jesus terá nascido, aquela localidade, embora estivesse sob domínio do Império Romano, era o Reino da Judéia, a terra dos judeus. Por sua vez da tribo de Judá uma das doze tribos de Israel; Além disso, Jesus era de facto judeu e era Rabino, nasceu, viveu e morreu como um verdadeiro judeu praticante. Logo, era Israelita.
Resta dizer que, aquela terra só se denominou Palestina no Século I após a derrota dos judeus na guerra Romano-Judaica no Ano 70. Palestina é como os romanos pronunciavam a Filistéia, país que já não existia e que fora em tempos o maior inimigo de Israel e dos povos vizinhos. Assim, chamar àquela terra de Filistéia/Palestina era uma forma de humilhar o povo judeu e de erradicar o direito à sua terra. Além disso, os romanos não se contentaram só em mudar o nome da Judéia para Palestina (Filistéia) expulsaram os judeus da sua terra levando-os como escravos do Império Romano, foi o Início da Grande Diáspora judaica que só terminou em 1948 com a independência de Israel e o retorno dos exilados e sobreviventes do Holocausto.
Holocausto que é aliás negado pelos antissemitas que inventaram que Jesus é palestiniano, como se ele não tivesse origem judaica.

Autor Filipe de Freitas Leal com a colaboração do Rabbi Shlomo Pereira

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

sábado, 18 de novembro de 2023

Conflito Israelo-árabe - A Opinião, os preconceitos e as fake news

Nunca uma guerra dividiu tanto as pessoas como a actual guerra entre o Estado de Israel e o grupo terrorista Hamas, nem a guerra na Ucrânia, nem as guerras civis da Síria, do Sudão ou do Iémen, nem sequer a guerra na antiga Jugoslávia fraturou tanto as opiniões.

As atenções foram desviadas de outros conflitos para Israel e Gaza, que são o olho do furacão dos conflitos no mundo e o ponto mais sensível da Geopolítica global, além de que este conflito dividiu e fraturou a opinião pública, afetando laços de amizade e relações familiares. Porquê?

A resposta não é simples, tal como os contornos do conflito são antigos e sobretudo complexos, mas eu arrisco dizer que a razão é a instrumentalização ideológica do conflito por diferentes partes e diferentes razões, e para tal, criaram-se narrativas que visam manipular e condicionar a opinião pública tanto a nível interno como a nível mundial.

Facto é que encontramos narrativas difundidas à viva voz no espaço público, como em conversas de café, barbearias, paragens dos transportes públicos, e claro, nas redes sociais, onde se replicam narrativas muito apoiadas em falsidades, preconceitos além de contra-informação ou desinformação estratégica, que nada mais é do que as famosas 'Fake News'.

Devemos fazer o exercício de tábua raza, que nos sugeriu René Descartes, de apagarmos o nosso registo de narrativas a partir de tudo o que acreditamos por ouvir e começarmos a pensar por nós mesmos e a buscar as informações adequadamente a partir da estaca zero, baseado em dados históricos, em aspectos religiosos e políticos por trás das diferentes narrativas.

Mas há um facto que é inegável e ao qual não se pode atribuir outro sentido e nem falsa narrativa, é que quem agrediu de forma hedionda foi um grupo terrorista, quem foi agredido foi uma população indefesa de um Estado de Direito e soberano, que tem o direito e o dever de garantir a segurança dos seus cidadãos, mas outro facto é que o Hamas usa os civis de Gaza como escudos humanos e carne para canhão.

Goste-se ou não, Israel é um facto, os judeus não têm outro país onde possam viver livremente o seu Judaísmo, e como tal necessitam do seu espaço vital. Os palestinianos também necessitam do seu espaço vital, pelo que a solução deste conflito passa em parte pelas negociações de Paz com a Autoridade Palestiniana, que conduzam à solução dos dois Estados, bem como à continuidade dos Acordos de Abraão, que nada mais são do que a normalização das relações diplomáticas e comerciais entre Israel e o mundo árabe, que é algo vital para a paz no Médio Oriente.

Autor Filipe de Freitas Leal com a colaboração do Rabbi Shlomo Pereira

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Quem nasceu Primeiro, o osso curado ou a Civilização?

A antropóloga estadunidense Margaret Mead (1901-1978) é suspeita de ter cometido uma fraude na sua tese de doutoramento sobre a sexualidade em três sociedades primitivas na Papua Nova Guiné, e desde que soube disso já nada que venha dela me interessa.

Mas há uma história interessante de um aluno que lhe perguntou qual o indício do início da civilização humana e Mead respondeu-lhe que esse indício é o de um Fémur curado, porque alguém se dedicou a cuidar da pessoa que padecia. De facto é uma história interessante, pois isto ocorreu na Pré-Historia.

Todavia, quanto à teoria do Fémur curado, como indício do princípio da civilização humana, parece-me ser pouco provável, porque a característica básica da espécie humana, que é uma espécie gregária, é a entreajuda, se não fosse assim desde o começo ter-nos-íamos extinguido como espécie e não estávamos aqui a ler isto.

Basta repararmos no grau de dependência dos bebés humanos comparativamente a outras espécies não gregárias, a nossa dependência é total e por um longo período.

A nossa espécie é por si mesma uma espécie de grupo e de entreajuda como forma de sobrevivência e defesa, foi isto que permitiu à nossa espécie desenvolver-se de grupo ao clã, do clã à tribo, das tribos aos reinos e destes aos povos e países que hoje são o topo da organização social e política vitais para a existência humana. 

O osso curado de Mead é verdade, e ser civilizado é, antes de mais, ser humano, mas é verdade porque por sermos humanos é que curamos um ferido e não o contrário.

Pelo que arrisco em dizer que o indício do princípio da civilização é o domínio do Fogo, algo que mais nenhum outro animal conseguiu, e seguiu-se com a roda, a escrita e assim por diante. Está é uma questão que não cabe a uma única ciência responder, mas a um conjunto de ciências, como a História, Arqueologia, a Sociologia e claro a Antropologia também.

Autor Filipe de Freitas Leal com a colaboração do Rabbi Shlomo Pereira

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

 
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