segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

A Importância do cuidador para uma visão positiva dos idosos

A importância dos cuidadores de idosos é imensa, sobretudo numa sociedade envelhecida como a europeia, e nesse sentido, é normal e sobretudo benéfico que os idosos possam desfrutar do acompanhamento de um profissional de geriatria, bem como receber os cuidados de saúde, higiene, alimentação e até de atividades socioculturais
no conforto da sua casa.

Os cuidadores de idosos devem estar atentos, para explorar e identificar os aspectos culturais, os traços de personalidade, os valores, crenças e as necessidades específicas do idoso para a partir disso desenvolver um trabalho de melhoria do bem estar e da qualidade de vida, ouvindo o idoso nos seus anseios e respeitar a sua vontade e decisão e participação no processo de cuidados, quer esta aconteça na instituição ou na próprio domicílio do idoso.

Assim, a importância do Cuidador de Idosos é fulcral na promoção de uma visão positiva dos idosos, na medida em que exerce o trabalho de forma a permitir com a sua competência e sensibilidade uma melhor autoestima do idoso, que se irá refletir no estimulo psíquico, cognitivo, lúdico, cultural, emocional, auxiliando-o a ultrapassar as suas limitações e irá assim acabar por promover uma melhor qualidade de vida ao idos, que se reflete na inserção do idoso no contacto e interação familiar e social, ou seja, o cuidador promove a desconstrução da imagem estereotipada  do idadismo ou do velhismo.  

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

domingo, 14 de janeiro de 2024

Orgulhosamente Sós e em Extinção


Não vejo nenhum líder a propor políticas de Natalidade e nem de apoio à habitação para as famílias portuguesas poderem ter e criar os seus filhos, nem políticas de incentivo aos jovens para continuar a estudar e trabalhar em Portugal.

Afinal, o que querem os nossos políticos para o futuro de Portugal?
Para onde nos levam enquanto só se fala em dinheiro e em politicas impostas pela UE?
Portugal sem portugueses não é Portugal, será uma mera província da Europa um lugar descaracterizado.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

O que é Ser Boa Pessoa?


Na minha maneira de pensar, entendo que ser bom não significa ser santo e que ser mau não significa ser sanguinário, não tem necessariamente a ver com o Bem e o Mal no sentido espiritual, assim, uma pessoa para ser considerada má não tem necessariamente que ser ladra, assassina, cruel, violadora, etc.

A bondade ou a maldade resumem-se a uma palavra: a vontade, ou melhor, a vontade perante o outro. Ser uma pessoa de Boa Vontade é ser boa pessoa, ser uma pessoa de má vontade para com o próximo é ser má pessoa. Além disso, penso que a volição nem sempre é boa ou sempre má, porque para mim há uma graduação que vai do egoísmo puro ao altruísmo puro e no meio andam os mornos.
Todavia, as pessoas, de boa vontade, de má vontade e assim-assim, são seres humanos com direitos e são convidadas a cada dia a melhorar como pessoa em sociedade, porque tal como a maldade, a Boa Vontade também se aprende e também contagia a sociedade em que vivemos.
Esta é a minha forma de pensar, vale o que vale, não valerá nada para muitos e valerá alguma coisa para alguns, mas é como penso.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

sábado, 6 de janeiro de 2024

A Social-Democracia é o melhor Sistema


Como diz o ditado popular: "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra", ou seja nem tanto à Esquerda nem tá tanto à Direita, assim vejo a Social Democracia é a única via mais adequada para um país como Portugal. Ao contrário, o Neoliberalismo que está muito em voga nos dias de hoje, baseado nas exigências de Bruxelas e na experiência de outros países, como os EUA, não só não se adequa à nossa realidade cultural e socioeconómica, como na prática, se continuar a ser aplicada esta
filosofia económica, traduzir-se-á num desastre para a população portuguesa.

Mas mesmo no plano europeu, nem nos serve o Comunismo, nem o Fascismo, nem o Liberalismo, porque a melhor via para o desenvolvimento socioeconómico e politico dos países europeus é a Social Democracia das Nações Livres, mas como ideia opositora ao Federalismo Europeísta. União Europeia, sim!; Federalismo e Liberalismo, não!

O mercado, ao contrário do que querem os liberais e os tecnocratas, tem que ser regulado, como de resto, tudo deve ser regulado. Por isso digo à Social Democracia e a John M. Keynnes, sim, ao Liberalismo e a Adam Smith, não.

Por outras palavras, o sistema mais indicado será o "Corporativismo Social-Democratico" sistema que foi baseado no compromisso entre o Patronato, dententor do Capital e a Classes Trabalhadoras, por meio de Corporações de trabalho como um dos componentes e por outro o mercado e o Estado como outro componente. O corporativismo social-democrático foi implementado após a II Grande Guerra na Áustria sob o governo do Partido Social-Democrata austríaco por Theodor Körner, Adolf Schärf e Bruno Kreisky.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

domingo, 31 de dezembro de 2023

As Razões de Um Espaço Vital para Israel


Foi o antissemitismo que levou à criação do Movimento Sionista em 1897 dirigido por Theodor Herzl, pela necessidade de um espaço Vital para a segurança da nação israelita, do qual a Inquisição, os pogroms e o holocausto foram os exemplos mais marcantes da caça às bruxas que foi o conjunto dos pensamentos ideológicos e teológicos que sustentaram o Antissemitismo, tornando o povo judeu no bode-expiatório para todos os males sociais.

Foi o antissemitismo, a intolerância e os respectivos discursos de ódio, que causaram a necessidade dos israelitas deixarem a Europa e retornarem a Tzion, uma dos montes de Jerusalém, daí o termo Sionismo, que nada mais foi do que a unica resposta capaz e corajosa para salvar toda uma nação que toda a Europa queria ver ou convertida à força, expulsa ou exterminada.

Houve claro propostas antes da Declaração de Balfour, que indicavam a possibilidade de colocar todos os judeus, por exemplo no Quenia, no Uganda, e ate propostas de os levar para Angola ou até mesmo no Alentejo no sul de Portugal, daí que Oliveira Salazar (Presidente do Conselho no Estado Novo) chamou à I República, a República Judaízante, porque dizia ele, que os republicanos perseguiam a Igreja mas queriam resolver os problemas dos judeus.

Mas Theodor Herzl sabia e bem que, fossem para onde fossem os judeus haveria sempre problemas, sobretudo se os judeus não tivessem tido no passado uma ligação à terra, e assim, o único lugar para poder voltar e enfrentas esses problemas com determinação era a Palestina, a Terra dos Antepassados, o Israel e a Judéia Biblicos que são a base da fé, da cultura e das tradições judaicas. Só haviam duas opções para os judeus, ou eram aceites e amados no lugar onde há quase dois mil anos viviam, ou tinham que regressar a Israel.

E para termos a prova de que é verdade o que eu afirmo neste post, basta observar o crescimento do antissemitismo na Europa, onde os ataques a judeus aumentaram. Mas para além disso, as razões para um espaço vital, são hoje, mais do que nunca uma questão existencial, e prendem-se com o combate ao terrorismo patrocinado pelo Irão.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

O Antissemitismo Por trás da narrativa anti-histórica do Jesus Palestiniano


Jesus não é nem nunca foi palestiniano; afirmar tal coisa é uma baboseira, um absurdo.
Agora há a moda da apropriação de identidade, sendo o caso mais recente o de Jesus Cristo reivindicado como sendo palestiniano. Só um ignorante afirmaria tal coisa, e posto isto, não sei se choro, dada a ignorância, sobretudo no Ocidente, ou se rio dada a ousadia dos inventores desta teoria falsa e de cariz antissemita

Jesus terá nascido em Belém no ano 4 ou 5 AEC (Antes da Era Comum), de facto Belém fica actualmente situada na Cisjordânia, na zona da Autoridade Palestiniana, mas na altura em que Jesus terá nascido, aquela localidade, embora estivesse sob domínio do Império Romano, era o Reino da Judéia, a terra dos judeus. Por sua vez da tribo de Judá uma das doze tribos de Israel; Além disso, Jesus era de facto judeu e era Rabino, nasceu, viveu e morreu como um verdadeiro judeu praticante. Logo, era Israelita.
Resta dizer que, aquela terra só se denominou Palestina no Século I após a derrota dos judeus na guerra Romano-Judaica no Ano 70. Palestina é como os romanos pronunciavam a Filistéia, país que já não existia e que fora em tempos o maior inimigo de Israel e dos povos vizinhos. Assim, chamar àquela terra de Filistéia/Palestina era uma forma de humilhar o povo judeu e de erradicar o direito à sua terra. Além disso, os romanos não se contentaram só em mudar o nome da Judéia para Palestina (Filistéia) expulsaram os judeus da sua terra levando-os como escravos do Império Romano, foi o Início da Grande Diáspora judaica que só terminou em 1948 com a independência de Israel e o retorno dos exilados e sobreviventes do Holocausto.
Holocausto que é aliás negado pelos antissemitas que inventaram que Jesus é palestiniano, como se ele não tivesse origem judaica.

Autor Filipe de Freitas Leal com a colaboração do Rabbi Shlomo Pereira

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

sábado, 18 de novembro de 2023

Conflito Israelo-árabe - A Opinião, os preconceitos e as fake news

Nunca uma guerra dividiu tanto as pessoas como a actual guerra entre o Estado de Israel e o grupo terrorista Hamas, nem a guerra na Ucrânia, nem as guerras civis da Síria, do Sudão ou do Iémen, nem sequer a guerra na antiga Jugoslávia fraturou tanto as opiniões.

As atenções foram desviadas de outros conflitos para Israel e Gaza, que são o olho do furacão dos conflitos no mundo e o ponto mais sensível da Geopolítica global, além de que este conflito dividiu e fraturou a opinião pública, afetando laços de amizade e relações familiares. Porquê?

A resposta não é simples, tal como os contornos do conflito são antigos e sobretudo complexos, mas eu arrisco dizer que a razão é a instrumentalização ideológica do conflito por diferentes partes e diferentes razões, e para tal, criaram-se narrativas que visam manipular e condicionar a opinião pública tanto a nível interno como a nível mundial.

Facto é que encontramos narrativas difundidas à viva voz no espaço público, como em conversas de café, barbearias, paragens dos transportes públicos, e claro, nas redes sociais, onde se replicam narrativas muito apoiadas em falsidades, preconceitos além de contra-informação ou desinformação estratégica, que nada mais é do que as famosas 'Fake News'.

Devemos fazer o exercício de tábua raza, que nos sugeriu René Descartes, de apagarmos o nosso registo de narrativas a partir de tudo o que acreditamos por ouvir e começarmos a pensar por nós mesmos e a buscar as informações adequadamente a partir da estaca zero, baseado em dados históricos, em aspectos religiosos e políticos por trás das diferentes narrativas.

Mas há um facto que é inegável e ao qual não se pode atribuir outro sentido e nem falsa narrativa, é que quem agrediu de forma hedionda foi um grupo terrorista, quem foi agredido foi uma população indefesa de um Estado de Direito e soberano, que tem o direito e o dever de garantir a segurança dos seus cidadãos, mas outro facto é que o Hamas usa os civis de Gaza como escudos humanos e carne para canhão.

Goste-se ou não, Israel é um facto, os judeus não têm outro país onde possam viver livremente o seu Judaísmo, e como tal necessitam do seu espaço vital. Os palestinianos também necessitam do seu espaço vital, pelo que a solução deste conflito passa em parte pelas negociações de Paz com a Autoridade Palestiniana, que conduzam à solução dos dois Estados, bem como à continuidade dos Acordos de Abraão, que nada mais são do que a normalização das relações diplomáticas e comerciais entre Israel e o mundo árabe, que é algo vital para a paz no Médio Oriente.

Autor Filipe de Freitas Leal com a colaboração do Rabbi Shlomo Pereira

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

 
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