Ha ainda nos túneis de Gaza, um numero estimado em 136 reféns israelitas e judeus sequestrados no fatídico dia dos massacres de 07/10/23.
Solidariedade é a essencia da Justiça Social
Para que uma sociedade se desenvolva em justiça social é fundamental a cultura da solidariedade.
Livros para gostar de Ler
Artigos sobre Livros, Literatura, ensaios e temas afins.
Temas da atualidade internacional
Aborda temas de Relações Internacionais, Politica Externa, Economia global, Geopolítica.
Sociologia para o Mundo Atual
A sociologia é numa ciência que tenta compreender as causas dos males sociais, e visa dar as respostas adequadas, para a implementação de políticas pública, tendo por isso, um compromisso com o mundo moderno..
terça-feira, fevereiro 19, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
A Cadeirade Políticas de Habitação, é uma cadeira opcional do 2.º semestre do 3.º ano do Curso de Serviço Social - Pós Laboral do ISCSP/UTL Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de 2012/13, cadeira esta que equivale no final a 5 créditos, 5 ECTS.
O Professor Assistente Dr. Albino Cunha, (foto ao lado) é quem ministra esta cadeira, que faz parte da área cientifica daPolítica Social,tendo uma carga horária de 3 horas semanais para um total previsto de 130.
A metodologiaadotada é o ensino teórico-prático, com exposições tematicas com recurso a apresentações multimédia, power-point, análise, discussão de textos e orientação de trabalhos que serão feitos abordando os seguintes dois temas abaixo:
1 - As cidades Amigas do Idoso
2 - As cidades Amigas da Criança
Objetivosda cadeira são, permitir compreender as orientações da políticas públicas voltadas para a habitação.
A Bibliografiarecomendada é uma vasta lista que consta no descritor da disciplina, ver anexo abaixo.
O Programa, o programa da cadeira é aqui exposto, capítulo a capítulo e visa orientar o desenvolvimento das aulas e respectivas datas, tendo iniciado a 17 de setembro de 2012.
0. Apresentação
1- Conteúdo programático – 18/02
2- Informações sobre avaliação e trabalhos de grupo – 18/02
I. Introdução teórico-conceptual
1- Enquadramento da habitação: Direitos e Políticas Sociais – 25/02
2- Fatores e Processos da influência das opções políticas – 25/02
3- O Sistema de Estado de Bem-estar da Sociedade Portuguesa – 25/02
4- Diretrizes e tendências europeias – 25/02 5- Evolução da Política de Habitação em Portugal - 25/02
II. O Setor da Habitação em portugal
1. Característica do parque habitacional e da população – 04/03
III. A política de Habitação: Orientações programáticas
1- O Programa do governo para a área da habitação – 11/03
2- Planos Nacionais e programas com importância para a área da habitação – 11/03
3- Programa das Nações Unidas: Cidades Saudáveis – 11/03
4- O Planeamento estratégico em matéria de habitação – 11/03 IV. Habitação e Realojamento
1- Modelos, boas práticas e casos de estudo – 18/03
2- Normas e regulamentos o RGEU – 18/03
3- Programas de Realojamento – 18/03
V. Viver (n)a Cidade
1- O Planeamento do espaço para as pessoas – 08/04
2- As funções da cidade – 08/04
VI. Trabalho de Grupo
1. Apresentações – de 15 a 27/04
2. Entrega de Texto escrito 27/04
Componente Prática / Recursos Pedagógicos.
Tema a Abordar: Cidades amigas do Idoso
A construção desenfreada das cidades nos anos 60 e 70 primou pela teoria do betão. Era preciso encaixar as pessoas e instalá-las em casas. Hoje, o conceito mudou radicalmente e as cidades têm mais que adaptar-se aos habitantes do que o contrário. É preciso que haja harmonia nos espaços e um ambiente variado. Tendo em conta que as populações da Europa estão a envelhecer e será necessário munir estes novos espaços com serviços dirigidos aos mais velhos em áreas como apoio comunitário, serviços de saúde, transportes, habitação e espaços abertos, que promovam a inclusão e a participação social.
Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações
Tema a Abordar: Cidades Amigas da Criança.
Uma iniciativa internacional que promove a participação da criança nos governos locais. Uma "cidade amiga da criança" é definida como qualquer sistema local de governança – urbano ou rural, amplo ou restrito – comprometido com a realização dos direitos da criança nos termos da Convenção. A Iniciativa Internacional Cidades Amigas da Criança (CFCI) foi lançada em 1996 para promover a resolução aprovada na segunda Conferência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Habitat II), que transforma as cidades em locais habitáveis por todos. A conferência declarou que o bem-estar da criança é o principal indicador de um habitat saudável, de uma sociedade democrática e de boa governança.
Documentos para download - Recursos pedagógicos PF - Políticas de Habitação / Descritor - DownloadAqui. Comunicação Académica - Testes de Capacidade - DownloadAqui. Sumário - DownloadAqui. Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre Gerações - Download Aqui. Guia Global da Cidade Amiga do Idoso - Download Aqui. Cidades Amigas da Criança - DownloadAqui. Portugal Adere às Cidades Amigas da Criança - DownloadAqui. Situação Mundial da Infância 2012 - Download Aqui Relatório Situação da Infância 2012 - Download Aqui
terça-feira, fevereiro 19, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Iniciou no dia 18 de fevereiro no ISCSP Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da UTL Universidade Técnica de Lisboa, o segundo semestre de estudos, pelo que adicionei acima o horário do Curso de Serviço Social do 3.º Ano do Pós-Laboral, do qual serão feitos os apontamentos aqui postados para partilhar com a comunidade estudantil da área do Serviço Social.
Neste novo semestre, a UTL Universidade Técnica de Lisboa, deixa de existir, devido à fusão entre as universidades técnica e clássica, que fundidas desde 1 de janeiro, são agora uma só instituição cujo nome adotado é UNIVERSIDADE DE LISBOA, os alunos de ambas as universidades passam a ser a maior comunidade universitária de Portugal, quer a nível da população de alunos, quer de docentes, bem como de pólos universitários e em oferta de cursos superiores, do primeiro ciclo do ensino superior (licenciaturas), pós-graduações, mestrados e doutoramentos.
O Semestre é relativamente curto, devido a férias de Carnaval e Páscoa, resumindo-se a meros três meses e meio, terminando dia 31 de maio, seguindo-se as épocas normal e de recurso a exames.
O novo semestre agora iniciado, terá uma componente didatica mais voltada para a práticae as políticas públicas e sociais, como Desenvolvimento Comunitário, ministrado pela Professora Paula Campos Pinto; Intervenção Psicossocial, ministrado pela Professora Carla Pinto; Planeamento Socioeconómico, ministrado pelo Professor Jorge Rio Cardoso, Política de Habitação, lecionada pelo Professor Albino Cunha; Política da Saúde, lecionada pela Professora Vitória Mourão; Politica do Emprego e Formação Profissional, pela Professora Rosária Ramos.
As disciplinas abaixo citadas, serão por mim mencionadas através de siglas, como: DC - Desenvolvimento Comunitário; IP- Intervenção Psicossocial; PEFP- Política do Emprego e Formação Profissional; PH- Política da Habitação; PS- Política da Saúde e por fim PSE- Planeamento Socioeconómico.
segunda-feira, fevereiro 18, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Música francesa, escrita por Maurice Vidalin nos anos 70, e composta pelo celebre cantorGilbert Bécaud, tendo sido interpretada por variadissimos outros interpretes, quer em França quer noustros países, sendo esta uma das músicas mais emblemáticas de Gilber Becaud, tal como "L'important c'est la rose", aqui "L'indifférence" é uma música que serve de apelo, a uma atitude claramente humana e humanista, nesta música fala mais à consciência coletiva do que ao coração.
L'Indifférence
Les mauvais coups, les lâchetés
Quelle importance
Laisse-moi te dire
Laisse-moi te dire et te redire ce que tu sais
Ce qui détruit le monde c´est :
L´indifférence
Elle a rompu et corrompu
Même l´enfance
Un homme marche
Un homme marche, tombe, crève dans la rue
Eh bien personne ne l´a vu
L´indifférence
L´indifférence
Elle te tue à petits coups
L´indifférence
Tu es l´agneau, elle est le loup
L´indifférence
Un peu de haine, un peu d´amour
Mais quelque chose
L´indifférence
Chez toi tu n´es qu´un inconnu
L´indifférence
Tes enfants ne te parlent plus
L´indifférence
Tes vieux n´écoutent même plus
Quand tu leur causes
Vous vous aimez et vous avez
Un lit qui danse
Mais elle guette
Elle vous guette et joue au chat à la souris
Mon jour viendra qu´elle se dit
L´indifférence
L´indifférence
Elle te tue à petits coups
L´indifférence
Tu es l´agneau, elle est le loup
L´indifférence
Un peu de haine, un peu d´amour
Mais quelque chose
L´indifférence
Tu es cocu et tu t´en fous
L´indifférence
Elle fait ses petits dans la boue
L´indifférence
Y a plus de haine, y a plus d´amour
Y a plus grand-chose
L´indifférence
Avant qu´on en soit tous crevés
D´indifférence
Je voudrai la voir crucifier
L´indifférence
Qu´elle serait belle écartelée
L´indifférence
A maldade, covardia que importância Deixe-me dizer-lhe Deixe-me dizer e repetir o que você sabe Que destrói o mundo é: indiferença Ela quebrou e corruptos Mesmo infância Um homem caminha Um homem caminha, grave, morrendo na rua Bem ninguém viu indiferença indiferença Ele vai matar você em pequenos goles indiferença Você é o cordeiro, que é o lobo indiferença Alguns ódio, um pouco de amor Mas algo indiferença Com você, você é um estranho indiferença Seus filhos falar com você mais indiferença Seu antigo não vai ouvir ainda mais Quando você as suas causas Você ama e você Dança cama Mas ela assiste Ela está observando você brincar de gato e rato Meu dia vai chegar, ela disse indiferença indiferença Ele vai matar você em pequenos goles indiferença Você é o cordeiro, que é o lobo indiferença Alguns ódio, um pouco de amor Mas algo indiferença Você é um corno e você não se importa indiferença Ela fez sua lama pequena indiferença Não há mais o ódio, o amor não mais Há muito mais indiferença Antes de tudo ser cortado Da indiferença Eu gostaria de ver o crucificado indiferença Seria bom rasgada indiferença
Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.
Filipe de Freitas Leal - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estudante de Serviço Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do humanismo, edita outros blogs, cujo teor vai da filosofia à teologia, passando pelo apoio ao estudo autodidático. (ver oPerfil)
segunda-feira, fevereiro 18, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Música francesa, escrita e composta por Pierre Delanoë em 1961, e interpretada pelo celebre cantorGilbert Bécaud, sendo esta uma das suas músicas mais emblemáticas, a par de "L'important c'est la rose", L'indifférence e Ces't en septembre, músicas, que não sendo de intervenção, têm no entanto uma carga emotiva e ao mesmo tempo promotora de valores muito próximos do humanismo e também muito próprias daqueles saudosos anos 60.
Et maintenant
que vais-je faire
De tout ce temps que sera ma vie
De tous ces gens qui m'indiffèrent
Maintenant que tu es partie
Toutes ces nuits, pour quoi pour qui
Et ce matin qui revient pour rien
Ce cœur qui bat, pour qui, pour quoi
Qui bat trop fort, trop fort
Et maintenant que vais-je faire
Vers quel néant glissera ma vie
Tu m'as laissé la terre entière
Mais la terre sans toi c'est petit
Vous, mes amis, soyez gentils
Vous savez bien que l'on n'y peut rien
Même Paris crève d'ennui
Toutes ses rues me tuent
Et maintenant que vais-je faire
Je vais en rire pour ne plus pleurer
Je vais brûler des nuits entières
Au matin je te haïrai
Et puis un soir dans mon miroir
Je verrai bien la fin du chemin
Pas une fleur et pas de pleurs
Au moment de l'adieu
Je n'ai vraiment plus rien à faire
Je n'ai vraiment plus rien ..
E agora
o que farei
De todo esse tempo que será minha vida
De todas essas pessoas que me são indiferentes
E agora que você se foi
Todas estas noites, por que ? por quem ?
E essa manha que volta pro nada
Esse coração que bate, para quem, para que
Que bate tão forte, tao forte.
E agora o que farei
Para que nada escorregará minha vida
Você me deixou a terra inteira
Mas a Terra sem você é pequena
Vocês, meus amigos, sejam gentis
Vocês sabem bem que não se pode nada
Até mesmo paris me aborrece
Todas as ruas me matam
E agora o que farei
Eu irei rir para não mais chorar
Eu irei arder nas noites inteiras
Mas na manha eu irei odiar
E depois numa noite em meu espelho
Verei bem la no fim do caminho
Nenhuma flor e nenhum choro
Até o momento do adeus
Não a verdade mais nenhuma a fazer
Não a verdade mais nenhuma
Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.
Filipe de Freitas Leal - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estudante de Serviço Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do humanismo, edita outros blogs, cujo teor vai da filosofia à teologia, passando pelo apoio ao estudo autodidático. (ver oPerfil)
sábado, fevereiro 16, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
A
segunda quinzena de fevereiro, representa para a maioria dos
estudantes do ensino superior nas diversas Universidades espalhadas
por Portugal, o regresso aos estudos após as férias de Natal,
ou a época de exames.
A
Rotina requer no entanto, esforço e organização, do modo adequado
de estudar, escorado num bom aproveitamento do tempo, e do material
didático, condição fundamental para alcançar as metas almejadas,
embora as minhas metas pessoais nunca tenham sido pautadas para
atingir uma pontuação alta na escala de avaliação, o meu patamar
almejado é interior, isto é, o que valorizo é o saber, é a
aprendizagem de facto, porque o que se aprende fica para toda a vida.
Um conselho que dou, é "Não decore nada, mas entenda tudo,
decorar não é saber", em caso de dúvidas, o professor está
sempre disponível para esclarecer.
Há
coisas que só se aprendem com o tempo, outras só se aprendem
fazendo,
Dossiers de Apontamentos de Aulas
outras ainda aprendemos com terceiros, e por isso acredito
firmemente que se deve partilhar cada evolução e aprendizagem
nossas com os demais, e eis que aqui partilho convosco um pouco do
que desenvolvi nestes 3 anos de estudos, muito embora no meu caso,
não seja por ser um exemplo a seguir, mas porque o tempo que é um
bem escasso e as dificuldades assim me obrigaram, por ter tido no
inicio maus resultados na faculdade, tendo por isso aprendido (já
tarde nos estudos) a organizar-me melhor para rentabilizar a
aprendizagem e melhorar os resultados.
Separadores para os Dossiers
Há
duas coisas que gosto imenso de fazer, uma é ler, e a outra é
escrever, ler e ler muito, mas não ler tudo, devemos ser seletivos e até nisso é preciso uma aprendizagem e experiência paulatina na
aquisição de competências, quer da leitura quer da seleção das
mesmas através da escolha certa de uma Lista de Livros. No entanto, o
dia não nos oferece mais que 24 horas, para se fazer umas coisas
temos de deixar de fazer outras, e para estudar e ler, tive de deixar
de ver televisão (até nisso há um nítido ganho) pois é uma mais
valia cultural enorme, quando saímos da influencia da TV, aumentam
exponencialmente a nossa capacidade de filtrar a informação e gerir
o tempo.
A
Organização do Material
Capas plásticas 1 por disciplina
Adquira
dois dossieres de argolas, onde colocará num:
1-)
Todas as disciplinas do semestre, para cada disciplina uma capa com a
identificação da mesma, do professor e respetivo horário, 2-)
coloque também para cada disciplina o descritor da mesma, que contém
além do programa a estudar, a bibliografia indicada, ou faça em
alternativa uma folha com os tópicos que serão estudados; 3-) use
também folhas de caderno com faixas coloridas, para diferenciar as
disciplinas dentro do respetivo dossier, poderá utilizar as folhas
de um caderno (é o que eu faço, e transfiro-as para o dossier) é
nessas folhas que se registam os apontamentos das aulas, bem como
colocará no dossier as cópias dos slides apresentados nas aulas; No
segundo dossier coloque fotocópias de artigos de jornais e revistas
cientificas, excertos de livros que sejam dados ou sugeridos pelo
professor, ou ainda tudo o que ache pertinente às respetivas
disciplinas, é o dossier de apoio.
Tenha sempre consigo um Dicionário, Lápis e Bloco de apontamentos.
Adquira
também capas plásticas com ferrinhos, para levar o mínimo
necessário, tenha também uma capa de disciplina, um descritor
informativo do programa e bibliografia e folhas (neste caso
recicladas para rascunho em aula), estas capas são onde deverá ter
os seus apontamentos provisórios, fotocópias de slides das aulas ou
de textos que estejam a ser utilizados no momento; Os apontamentos
definitivos fazem-se a partir destes rascunhos, é bom escrever nas
fotocópias dos slides que poderão complementar o que lá está
exposto a fim de enriquecer o seu entendimento da matéria dada em
aula. Se não tiver tempo de transcrever no mesmo dia à noite em
casa, faça-o no fim de semana; As respetivas capas também são
ótimas para pequenos trabalhos universitários como recensões, os
professores não exigem capas muito bonitas e caras.
Tenha sempre consigo uma agenda,
Não
há entendimento de um tema, sem se ler a cerca do mesmo, quer seja
na bibliografia sugerida quer seja por sua livre escolha, mas ler é
uma competência que requer organização, sobretudo quando se é
trabalhador estudante, e se tem uma família a cargo, pois nessas
circunstâncias o tempo é muitíssimo mais reduzido, e necessita ser
bem gerido, não só para poder estudar melhor, como para não prejudicar
nenhuma das outras áreas da sua vida, como o trabalho, os afazeres
domésticos e obviamente o convívio com a família. E nesse caso o
que se deve fazer é ler todo o livro adotado na bibliografia como
fundamental, e ler nos outros livros sugeridos, apenas os capítulos
com os temas pertinentes à matéria a ser estudada, como forma de
complementar o estudo. Se um livro tiver 400 páginas, não se
assuste, terá de lê-lo não em um dia ou uma semana, mas durante
uns 3 meses e meio, ou seja em 14 semanas, e a cada semana pode ler
umas 30 páginas, sempre com um bloco e um lápis ao pé, para anotar
duvidas, ou um bloco de post-its para marcar as páginas mais
importantes do livro.
Por
fim, falo adicionando a estes conselhos para trabalhadoresestudantes,
de algo que talvez devesse ser o inicio, deve ter consigo sempre uma agenda, o
ideal é uma agenda de bolso, onde deverá registar as suas provas, apresentação
de trabalhos etc. Uma boa ideia é ter também no dossier, em cada disciplina uma
folha que contenha as datas das aulas dadas, os tópicos abordados e o controlo
da sua assiduidade, bem como as notas dos trabalhos entregues e das provas
feitas, quando no sistema de avaliação continua do semestre, e claro ter
também os contactos dos colegas, com quem poderá desenvolver trabalhos, trocar
informações preciosas de estudo e obviamente tonificar a sua formação com
bom convívio e amizades que ficarão de certeza para toda a vida.
Filipe de Freitas Lealnasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
quarta-feira, fevereiro 13, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Se Sou aquele que busca, Sou também quem sente Que a busca é circular, Descobrindo-a infinita, Nunca paramos de buscar, Jamais encontramos o suficiente, Ou porque está fora do espaço Ou porque esta fora do tempo E longe do alcance da gente. E somos insuficientes, Até para nós próprios. Então precisamos buscar Incessantemente num outro, O Complemento direto Do verbo Amar. Autoria de Filipe De Freitas Leal
Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.
Filipe de Freitas Leal - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estudante de Serviço Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do humanismo, edita outros blogs, cujo teor vai da filosofia à teologia, passando pelo apoio ao estudo autodidático. (ver oPerfil)
Blog de cariz humanista, com artigos sobre serviço social, solidariedade, filosofia, política, cultura, artes, trabalhos académicos.
O Logotipo do Blog, representa o movimento e a centralidade que Humanidade deve ter nas questões sociais.