terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PH - Políticas de Habitação # Apresentação

A Cadeira de Políticas de Habitação, é uma cadeira opcional do 2.º semestre do 3.º ano do Curso de Serviço Social - Pós Laboral do ISCSP/UTL Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de 2012/13, cadeira esta que equivale no final a 5 créditos, 5 ECTS.

O Professor Assistente Dr. Albino Cunha, (foto ao lado) é quem ministra esta cadeira, que faz parte da área cientifica da Política Social, tendo uma carga horária de 3 horas semanais para um total previsto de 130.

A metodologia adotada é o ensino teórico-prático, com exposições tematicas com recurso a apresentações multimédia, power-point, análise, discussão de textos e orientação de trabalhos que serão feitos abordando os seguintes dois temas abaixo:
1 - As cidades Amigas do Idoso
2 - As cidades Amigas da Criança
Objetivos da cadeira são, permitir compreender as orientações da políticas públicas voltadas para a habitação.
A Bibliografia recomendada é uma vasta lista que consta no descritor da disciplina, ver anexo abaixo.
O Programa, o programa da cadeira é aqui exposto, capítulo a capítulo e visa orientar o desenvolvimento das aulas e respectivas datas, tendo iniciado a 17 de setembro de 2012.

0. Apresentação
1- Conteúdo programático – 18/02
2- Informações sobre avaliação e trabalhos de grupo – 18/02

I. Introdução teórico-conceptual
1- Enquadramento da habitação: Direitos e Políticas Sociais – 25/02
2- Fatores e Processos da influência das opções políticas – 25/02
3- O Sistema de Estado de Bem-estar da Sociedade Portuguesa – 25/02
4- Diretrizes e tendências europeias – 25/02
5- Evolução da Política de Habitação em Portugal - 25/02

II. O Setor da Habitação em portugal
1. Característica do parque habitacional e da população – 04/03

III. A política de Habitação: Orientações programáticas
1- O Programa do governo para a área da habitação – 11/03
2- Planos Nacionais e programas com importância para a área da habitação – 11/03
3- Programa das Nações Unidas: Cidades Saudáveis – 11/03
4- O Planeamento estratégico em matéria de habitação – 11/03

IV. Habitação e Realojamento
1- Modelos, boas práticas e casos de estudo – 18/03
2- Normas e regulamentos o RGEU – 18/03
3- Programas de Realojamento – 18/03

V. Viver (n)a Cidade
1- O Planeamento do espaço para as pessoas – 08/04
2- As funções da cidade – 08/04

VI. Trabalho de Grupo
1.     Apresentações – de 15 a 27/04

2.     Entrega de Texto escrito 27/04

Componente Prática / Recursos Pedagógicos.

  • Tema a Abordar: Cidades amigas do Idoso
A construção desenfreada das cidades nos anos 60 e 70 primou pela teoria do betão. Era preciso encaixar as pessoas e instalá-las em casas. Hoje, o conceito mudou radicalmente e as cidades têm mais que adaptar-se aos habitantes do que o contrário. É preciso que haja harmonia nos espaços e um ambiente variado. Tendo em conta que as populações da Europa estão a envelhecer e será necessário munir estes novos espaços com serviços dirigidos aos mais velhos em áreas como apoio comunitário, serviços de saúde, transportes, habitação e espaços abertos, que promovam a inclusão e a participação social.
Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações

  • Tema a Abordar: Cidades Amigas da Criança.
Uma iniciativa internacional que promove a participação da criança nos governos locais. Uma "cidade amiga da criança" é definida como qualquer sistema local de governança – urbano ou rural, amplo ou restrito – comprometido com a realização dos direitos da criança nos termos da Convenção. A Iniciativa Internacional Cidades Amigas da Criança (CFCI) foi lançada em 1996 para promover a resolução aprovada na segunda Conferência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Habitat II), que transforma as cidades em locais habitáveis por todos. A conferência declarou que o bem-estar da criança é o principal indicador de um habitat saudável, de uma sociedade democrática e de boa governança.


Documentos para download - Recursos pedagógicos

PF - Políticas de Habitação / Descritor - Download Aqui.
Comunicação Académica - Testes de Capacidade - Download Aqui.
Sumário - Download Aqui.
Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre Gerações - Download Aqui.
Guia Global da Cidade Amiga do Idoso - Download Aqui.
Cidades Amigas da Criança - Download Aqui.
Portugal Adere às Cidades Amigas da Criança - Download Aqui.
Situação Mundial da Infância 2012 - Download Aqui
Relatório Situação da Infância 2012 - Download Aqui

Horário do 2º Semestre do 3º Ano - SS-PL

Iniciou no dia 18 de fevereiro no ISCSP Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da UTL Universidade Técnica de Lisboa, o segundo semestre de estudos, pelo que adicionei acima o horário do Curso de Serviço Social do 3.º Ano do Pós-Laboral,
do qual serão feitos os apontamentos aqui postados para partilhar com a comunidade estudantil da área do Serviço Social.

Neste novo semestre, a UTL Universidade Técnica de Lisboa, deixa de existir, devido à fusão entre as universidades técnica e clássica, que fundidas desde 1 de janeiro, são agora uma só instituição cujo nome adotado é UNIVERSIDADE DE LISBOA, os alunos de ambas as universidades passam a ser a maior comunidade universitária de Portugal, quer a nível da população de alunos, quer de docentes, bem como de pólos universitários e em oferta de cursos superiores, do primeiro ciclo do ensino superior (licenciaturas), pós-graduações, mestrados e doutoramentos.

O Semestre é relativamente curto, devido a férias de Carnaval e Páscoa, resumindo-se a meros três meses e meio, terminando dia 31 de maio, seguindo-se as épocas normal e de recurso a exames.

O novo semestre agora iniciado, terá uma componente didatica mais voltada para a práticae as políticas públicas e sociais, como Desenvolvimento Comunitário, ministrado pela Professora Paula Campos Pinto; Intervenção Psicossocial, ministrado pela Professora Carla Pinto; Planeamento Socioeconómico, ministrado pelo Professor Jorge Rio Cardoso, Política de Habitação, lecionada pelo Professor Albino Cunha; Política da Saúde, lecionada pela Professora Vitória Mourão; Politica do Emprego e Formação Profissional, pela Professora Rosária Ramos.

As disciplinas abaixo citadas, serão por mim mencionadas através de siglas, como: DC - Desenvolvimento Comunitário; IP- Intervenção Psicossocial;  PEFP- Política do Emprego e Formação Profissional; PH- Política da Habitação;  PS- Política da Saúde e por fim PSE- Planeamento Socioeconómico.
Clicar na imagem acima para visualizar.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Músicas - L'Indifférence - Gilbert Becaud


Música francesa, escrita por Maurice Vidalin nos anos 70, e composta pelo celebre cantor Gilbert Bécaud, tendo sido interpretada por variadissimos outros interpretes, quer em França quer noustros países, sendo esta uma das músicas mais emblemáticas de Gilber Becaud, tal como "L'important c'est la rose", aqui "L'indifférence" é uma música que serve de apelo, a uma atitude claramente humana e humanista, nesta música fala mais à consciência coletiva do que ao coração.


L'Indifférence
Les mauvais coups, les lâchetés
Quelle importance
Laisse-moi te dire
Laisse-moi te dire et te redire ce que tu sais
Ce qui détruit le monde c´est :
L´indifférence

Elle a rompu et corrompu
Même l´enfance
Un homme marche
Un homme marche, tombe, crève dans la rue
Eh bien personne ne l´a vu
L´indifférence

L´indifférence
Elle te tue à petits coups
L´indifférence
Tu es l´agneau, elle est le loup
L´indifférence
Un peu de haine, un peu d´amour
Mais quelque chose
L´indifférence
Chez toi tu n´es qu´un inconnu
L´indifférence
Tes enfants ne te parlent plus
L´indifférence
Tes vieux n´écoutent même plus
Quand tu leur causes

Vous vous aimez et vous avez
Un lit qui danse
Mais elle guette
Elle vous guette et joue au chat à la souris
Mon jour viendra qu´elle se dit
L´indifférence

L´indifférence
Elle te tue à petits coups
L´indifférence
Tu es l´agneau, elle est le loup
L´indifférence
Un peu de haine, un peu d´amour
Mais quelque chose

L´indifférence
Tu es cocu et tu t´en fous
L´indifférence
Elle fait ses petits dans la boue
L´indifférence
Y a plus de haine, y a plus d´amour
Y a plus grand-chose

L´indifférence
Avant qu´on en soit tous crevés
D´indifférence
Je voudrai la voir crucifier
L´indifférence
Qu´elle serait belle écartelée
L´indifférence


A maldade, covardia
que importância
Deixe-me dizer-lhe
Deixe-me dizer e repetir o que você sabe
Que destrói o mundo é:
indiferença

Ela quebrou e corruptos
Mesmo infância
Um homem caminha
Um homem caminha, grave, morrendo na rua
Bem ninguém viu
indiferença

indiferença
Ele vai matar você em pequenos goles
indiferença
Você é o cordeiro, que é o lobo
indiferença
Alguns ódio, um pouco de amor
Mas algo
indiferença
Com você, você é um estranho
indiferença
Seus filhos falar com você mais
indiferença
Seu antigo não vai ouvir ainda mais
Quando você as suas causas

Você ama e você
Dança cama
Mas ela assiste
Ela está observando você brincar de gato e rato
Meu dia vai chegar, ela disse
indiferença

indiferença
Ele vai matar você em pequenos goles
indiferença
Você é o cordeiro, que é o lobo
indiferença
Alguns ódio, um pouco de amor
Mas algo

indiferença
Você é um corno e você não se importa
indiferença
Ela fez sua lama pequena
indiferença
Não há mais o ódio, o amor não mais
Há muito mais

indiferença
Antes de tudo ser cortado
Da indiferença
Eu gostaria de ver o crucificado
indiferença
Seria bom rasgada
indiferença
 Kostenloser Besucherzähler Pessoas visitaram esta página

Sobre o Autor

 - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estudante de Serviço Social no  Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do humanismo, edita outros blogs, cujo teor vai da filosofia à teologia, passando pelo apoio ao estudo autodidático. (ver o Perfil  

Músicas - Et Mantenant - Gilbert Becaud


Música francesa, escrita e composta por Pierre Delanoë em 1961, e interpretada pelo celebre cantor Gilbert Bécaud, sendo esta uma das suas músicas mais emblemáticas, a par de "L'important c'est la rose", L'indifférence e Ces't en septembre, músicas, que não sendo de intervenção, têm no entanto uma carga emotiva e ao mesmo tempo promotora de valores muito próximos do humanismo e também muito próprias daqueles saudosos anos 60.

Et maintenant 
que vais-je faire
De tout ce temps que sera ma vie
De tous ces gens qui m'indiffèrent
Maintenant que tu es partie
Toutes ces nuits, pour quoi pour qui
Et ce matin qui revient pour rien
Ce cœur qui bat, pour qui, pour quoi
Qui bat trop fort, trop fort

Et maintenant que vais-je faire
Vers quel néant glissera ma vie
Tu m'as laissé la terre entière
Mais la terre sans toi c'est petit
Vous, mes amis, soyez gentils
Vous savez bien que l'on n'y peut rien
Même Paris crève d'ennui
Toutes ses rues me tuent

Et maintenant que vais-je faire
Je vais en rire pour ne plus pleurer
Je vais brûler des nuits entières
Au matin je te haïrai
Et puis un soir dans mon miroir
Je verrai bien la fin du chemin
Pas une fleur et pas de pleurs
Au moment de l'adieu
Je n'ai vraiment plus rien à faire
Je n'ai vraiment plus rien ..

E agora
o que farei
De todo esse tempo que será minha vida
De todas essas pessoas que me são indiferentes
E agora que você se foi
Todas estas noites, por que ? por quem ?
E essa manha que volta pro nada
Esse coração que bate, para quem, para que
Que bate tão forte, tao forte.

E agora o que farei
Para que nada escorregará minha vida
Você me deixou a terra inteira
Mas a Terra sem você é pequena
Vocês, meus amigos, sejam gentis
Vocês sabem bem que não se pode nada
Até mesmo paris me aborrece
Todas as ruas me matam

E agora o que farei
Eu irei rir para não mais chorar
Eu irei arder nas noites inteiras
Mas na manha eu irei odiar
E depois numa noite em meu espelho
Verei bem la no fim do caminho
Nenhuma flor e nenhum choro
Até o momento do adeus
Não a verdade mais nenhuma a fazer
Não a verdade mais nenhuma

contador de visitas Pessoas visitaram esta página

Sobre o Autor

 - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estudante de Serviço Social no  Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do humanismo, edita outros blogs, cujo teor vai da filosofia à teologia, passando pelo apoio ao estudo autodidático. (ver o Perfil  

sábado, 16 de fevereiro de 2013

De Volta às Aulas - Organizar os Estudos

A segunda quinzena de fevereiro, representa para a maioria dos estudantes do ensino superior nas diversas Universidades espalhadas por Portugal,  o regresso aos estudos após as férias de Natal, ou a época de exames.

A Rotina requer no entanto, esforço e organização, do modo adequado de estudar, escorado num bom aproveitamento do tempo, e do material didático, condição fundamental para alcançar as metas almejadas, embora as minhas metas pessoais nunca tenham sido pautadas para atingir uma pontuação alta na escala de avaliação, o meu patamar almejado é interior, isto é, o que valorizo é o saber, é a aprendizagem de facto, porque o que se aprende fica para toda a vida. Um conselho que dou, é "Não decore nada, mas entenda tudo, decorar não é saber", em caso de dúvidas, o professor está sempre disponível para esclarecer.

Há coisas que só se aprendem com o tempo, outras só se aprendem fazendo,
Dossiers de Apontamentos de Aulas
outras ainda aprendemos com terceiros, e por isso acredito firmemente que se deve partilhar cada evolução e aprendizagem nossas com os demais, e eis que aqui partilho convosco um pouco do que desenvolvi nestes 3 anos de estudos, muito embora no meu caso, não seja por ser um exemplo a seguir, mas porque o tempo que é um bem escasso e as dificuldades assim me obrigaram, por ter tido no inicio maus resultados na faculdade, tendo por isso aprendido (já tarde nos estudos) a organizar-me melhor para rentabilizar a aprendizagem e melhorar os resultados.

Separadores para os Dossiers
Há duas coisas que gosto imenso de fazer, uma é ler, e a outra é escrever, ler e ler muito, mas não ler tudo, devemos ser seletivos e até nisso é preciso uma aprendizagem e experiência paulatina na aquisição de competências, quer da leitura quer da seleção das mesmas através da escolha certa de uma Lista de Livros. No entanto, o dia não nos oferece mais que 24 horas, para se fazer umas coisas temos de deixar de fazer outras, e para estudar e ler, tive de deixar de ver televisão (até nisso há um nítido ganho) pois é uma mais valia cultural enorme, quando saímos da influencia da TV, aumentam exponencialmente a nossa capacidade de filtrar a informação e gerir o tempo.

A Organização do Material

Capas plásticas 1 por disciplina
Adquira dois dossieres de argolas, onde colocará num:
1-) Todas as disciplinas do semestre, para cada disciplina uma capa com a identificação da mesma, do professor e respetivo horário, 2-) coloque também para cada disciplina o descritor da mesma, que contém além do programa a estudar, a bibliografia indicada, ou faça em alternativa uma folha com os tópicos que serão estudados; 3-) use também folhas de caderno com faixas coloridas, para diferenciar as disciplinas dentro do respetivo dossier, poderá utilizar as folhas de um caderno (é o que eu faço, e transfiro-as para o dossier) é nessas folhas que se registam os apontamentos das aulas, bem como colocará no dossier as cópias dos slides apresentados nas aulas; No segundo dossier coloque fotocópias de artigos de jornais e revistas cientificas, excertos de livros que sejam dados ou sugeridos pelo professor, ou ainda tudo o que ache pertinente às respetivas disciplinas, é o dossier de apoio.

Tenha sempre consigo um Dicionário,
Lápis e Bloco de apontamentos.
Adquira também capas plásticas com ferrinhos, para levar o mínimo necessário, tenha também uma capa de disciplina, um descritor informativo do programa e bibliografia e folhas (neste caso recicladas para rascunho em aula), estas capas são onde deverá ter os seus apontamentos provisórios, fotocópias de slides das aulas ou de textos que estejam a ser utilizados no momento; Os apontamentos definitivos fazem-se a partir destes rascunhos, é bom escrever nas fotocópias dos slides que poderão complementar o que lá está exposto a fim de enriquecer o seu entendimento da matéria dada em aula. Se não tiver tempo de transcrever no mesmo dia à noite em casa, faça-o no fim de semana; As respetivas capas também são ótimas para pequenos trabalhos universitários como recensões, os professores não exigem capas muito bonitas e caras.

Tenha sempre consigo uma agenda,
Não há entendimento de um tema, sem se ler a cerca do mesmo, quer seja na bibliografia sugerida quer seja por sua livre escolha, mas ler é uma competência que requer organização, sobretudo quando se é trabalhador estudante, e se tem uma família a cargo, pois nessas circunstâncias o tempo é muitíssimo mais reduzido, e necessita ser bem gerido, não só para poder estudar melhor, como para não prejudicar nenhuma das outras áreas da sua vida, como o trabalho, os afazeres domésticos e obviamente o convívio com a família. E nesse caso o que se deve fazer é ler todo o livro adotado na bibliografia como fundamental, e ler nos outros livros sugeridos, apenas os capítulos com os temas pertinentes à matéria a ser estudada, como forma de complementar o estudo. Se um livro tiver 400 páginas, não se assuste, terá de lê-lo não em um dia ou uma semana, mas durante uns 3 meses e meio, ou seja em 14 semanas, e a cada semana pode ler umas 30 páginas, sempre com um bloco e um lápis ao pé, para anotar duvidas, ou um bloco de post-its para marcar as páginas mais importantes do livro.

Por fim, falo adicionando a estes conselhos para trabalhadoresestudantes, de algo que talvez devesse ser o inicio, deve ter consigo sempre uma agenda, o ideal é uma agenda de bolso, onde deverá registar as suas provas, apresentação de trabalhos etc. Uma boa ideia é ter também no dossier, em cada disciplina uma folha que contenha as datas das aulas dadas, os tópicos abordados e o controlo da sua assiduidade, bem como as notas dos trabalhos entregues e das provas feitas, quando no sistema de avaliação continua do semestre, e claro ter também os contactos dos colegas, com quem poderá desenvolver trabalhos, trocar informações preciosas de estudo e obviamente tonificar a sua formação com bom convívio e amizades que ficarão de certeza para toda a vida.

Fontes e Referências:

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Poema # 12 - A Busca e o Infinito

Se Sou aquele que busca,
Sou também quem sente
Que a busca é circular,
Descobrindo-a infinita,

Nunca paramos de buscar,
Jamais encontramos o suficiente,
Ou porque está fora do espaço
Ou porque esta fora do tempo
E longe do alcance da gente.

E somos insuficientes, 
Até para nós próprios.
Então precisamos buscar
Incessantemente num outro,
O Complemento direto
Do verbo Amar.

Autoria de Filipe De Freitas Leal


Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.
contador de visitas Pessoas visitaram esta página

Sobre o Autor

 - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estudante de Serviço Social no  Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do humanismo, edita outros blogs, cujo teor vai da filosofia à teologia, passando pelo apoio ao estudo autodidático. (ver o Perfil  

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review