sexta-feira, 8 de abril de 2022

O Impacto positivo do Uso do Uniforme Escolar




Em tempos idos, os alunos vestiam-se todos da mesma forma, nas escolas publicas as crianças vestiam uma bata braca, tanto para meninos como para as meninas, e isso tinha um impacto positivo na mentes dos alunos, ao estarem vestidos da mesma forma, tratavam-se como por igual, havia uma aproximação (porque por baixo da bata não havia roupas de marca), nos colégios privados era normal o uso de um uniforme, a filosofia era a mesma.

Passados os anos 80, as batas caíram em desuso no ensino público e os alunos vestiam-se como queriam, ou pior, como podiam, porque a diferença de classes sociais afeta a aparência e o prestígios a partir das roupas que se usam, principalmente as roupas de grife, fazendo com que os alunos e aluna passassem a apresentar um comportamento de competição e deixando de lado o espirito de camaradagem, porque agora eram todos diferentes.

Atualmente com os a smartphones, a competição entre alunos pelo estatuto de ter um ipad ou iphone tornou-se ainda mais acentuada. Devido a esta distração competitiva por parte dos alunos focados nas marcas de roupas ou de telemóveis, fez com que os resultados desejados pelo corpo pedagógico das escolas não fosse atingido, perante isto, algumas escolas públicas em Espanha decidiram aplicar o uso obrigatório do uniforme escolar, e a proibição da entrada de smartphones dentro das salas de aula. O resultado foi muito positivo.

A questão foi muito positiva também para os pais e encarregados de educação, em primeiro porque o problema de se saber que roupa usar, acabou de vez; Quanto às famílias carenciadas de recursos financeiros, os uniformes foram vendidos a um preço simbólico e em alguns casos doados, o preço de duas mudas completas do uniforme escolar é de 160,00 € em Espanha.

Com o uniforme os alunos passam a concentrar-se mais nos estudos, obtendo melhores resultados, além disso todos são iguais, não há diferenças de classe, etnia, religião, e isso tem um impacto profundo e muito positivo nos alunos.  Ou seja, o que para uns parece ser elitista, a realidade mostra que é igualdade de tratamento e qualidade de ensino.

 Autor do blog: Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review