10 ANOS

Desde julho de 2007 a debater ideias e a defender causas.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Glossário Básico para Bloggers

404 = Código de erro ao aceder uma página de um blog ou site.
Adsense = Adsense é a plataforma do Google na qual o Blogger gere e monitoriza as receitas de publicidade.
Artigo = O mesmo que post, vem do termo latino, Posta, ou correio, envio.
Balão de ensaio – Notícia sem fundamento, boato.
Banner = Faixa publicitária ou indicativa do blog, nomeadamente no cabeçalho.
Barriga - Notícia não verídica publicada na imprensa, geralmente com grande alarde e sem má-fé, na tentativa de furar os concorrentes. 
Blogchalk = Identificação do blogger através de um pequeno texto com imagem do autor e alguns dados biográficos do mesmo. Essa prática dá alguma credibilidade ao autor e também ao blog, ou seja em linguagem popular é o mesmo que dar a cara e assumir a responsabilidade pelo que se escreve e publica.
Blogger = o autor de um blog
Blogosfera = espaço virtual onde se encontram os blogs, rede virtual
Blogroll = Caixa ou coluna lateral do blog, onde se encontram a lista de blogs do mesmo autor, ou de outros blogs por ele selecionados.
Buraco = Fato que ocorre quando os textos e fotos ou ilustrações não são suficientes para preencher um espaço previsto
Cabeçalho = Parte superior do blog onde se encontra o nome do blog (título) e o logótipo.
Cliping = Seleção e recorte de notícias sobre a empresa, ou sua área de atuação, a partir da leitura e acompanhamento dos jornais diários, revistas semanais e de publicações especializadas.
Close – É uma foto cheia, em que se destaca o rosto da pessoa fotografada.
Cobertura - Acompanhamento e apuração de um ou mais fatos, para transformá-los em notícia. Pode ser realizado por um ou mais repórteres, dependendo da importância e amplitude do fato para o veículo que pretende publicá-lo.
Corpo do texto = É o texto escrito em si, com todas as suas partes, título ou mancha, leade, desenvolvimento e conclusão.
Coworking =  é um modelo de trabalho que se baseia no partilha de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação.
CSS = Linguagem informática muito utilizada na construção de sites e de blogs, convém que os bloggers mesmo não sendo informáticos ou programadores, saibam um pouco da linguagem de programação usada no seu blog.
Dashboard = É a página de monitorização e edição do blog, quer seja no Blogger, no WordPress ou no Tumblr entre outros, todos os blogs têm necessariamente um Dashboard de edição.
Dead Line = Prazo limite para a edição de um texto, de acordo com a pertinência do mesmo.
Design = Aparência gráfica do blog, o modo como está organizado, o modelo (template) e as imagens que ilustram os temas, tudo isso faz o conjunto do design.
Domínio = É o que identifica um conjunto de sites a partir do qual é criado o URL, normalmente os blogs não têm domínio próprio, utilizando a plataforma de hospedagem.
Etiquetas = O mesmo que labels ou tags.
Favicon = É o ícone que se utiliza para o blog, cada blog utiliza como padrão mesmo da plataforma ou hosting, no entanto pode criar o seu próprio favicon e assim aparecerá no topo dos separadores das páginas web
Feed = Alimentar, com informação os leitores de um blog ou site, normalmente através de caixas numa coluna lateral do blog, pode ser relativa a noticias, como a reações e comentários dos leitores nas redes sociais ou ainda o próprio blogroll.
Formulário de contactos = Página fixa no blog, onde os leitores poderão escrever e enviar mensagens. Pode colocar-se também um endereço de e-mail próprio do blog.
Freelancer = termo inglês para denominar o profissional autónomo que se trabalha por conta própria ou como autónomo, e o faz através de diferentes empresas ou orienta os seus trabalhos por projetos, captando assim os clientes.
Header = É o cabeçalho do blog, na programação em HTML, por vezes é preciso fazerem-se algumas modificações de programação no template.
HTML = Linguagem informática utilizada na construção e edição de um blog, em inglês Hyper Text Markup Language.
Hosting = Literalmente é a hospedagem, onde se guarda um blog e toda a sua informação, o Blogger.com ou o WordPress também são eles mesmos os Hosts dos respectivos blogs, mas não obrigatoriamente, pode ter a sua própria hospedagem a partir de um servidor.
Label = Literalmente etiqueta, equivale a Tag, ou seja são palavras que direcionam e auxiliam os motores de busca na escolha do seu blog, pois descrevem o assunto e o tema de um artigo, se não colocar tags ou labels no seu blog, ele não será visto.
Lead = é o resumo do facto, ou os chamados 5 w's do jornalismo, who, what, when, where, why and how, ou seja, Quem? o Quê? Quando? Onde? Porquê? e o Como?
Legenda = Texto que descreve uma fotografia, normalmente é colocada abaixo da imagem, mas pode também ser como uma nuvem, uma palavra que aparece automaticamente com o cursor do rato.
Link = uma hiperligação através de uma palavra ou de um botão que direciona o leitor para um outro artigo ou uma outra página da web, também chamado de Hiperligação. 
Mancha ou Manchete = É o nome que se dá ao título de um artigo, normalmente deve ser curto, pois tem uma importância fulcral para atrair leitores e cativa-los.
Menu = Menu é uma barra horizontal, que desliza e subdivide-se em outras opções, através dessa barra o leitor tem acesso direto a quase todos os temas abordados no blog, abrindo-se janelas onde aparecem opções de artigos da opção escolhida.
Nuvem = A nuvem é o conjunto de palavras colocadas no blog, ou num site, com as etiquetas ou tags, normalmente está por ordem decrescente, o termo também é aplicado a imagens que servem de ilustração de artigos a partir de uma nuvem de palavras do mesmo assunto.
Podcast =  arquivo de audio digital publicado através de um feed RSS para a utilização.
Post = Artigo escrito no blog
Press release = comunicado de imprensa, feito por uma pessoa ou empresa para um jornalista.
Redes Sociais = Plataformas de relacionamento e contacto pessoal, profissional ou educativo que são um excelente meio de divulgação de sites e blogs, para transmitir ideias ou vender produtos. Hoje nenhum blog, site ou empresa pode dar-se ao luxo de menosprezar o Facebook ou o Twitter.
Revisão = Uma das mais importantes atividade de um blogger, seja profissional ou amador, a revisão é importante para amadurecer um tema e evitar que a mensagem contenha erros, o que afasta os leitores. Outra forma de revisão é reutilizar posts antigos e atualiza-los com informação adicional.
Rodapé = Parte inferior do blog, com alguma informação adicional, pode conter um simples agradecimento pela visita, um questionário aos visitantes sobre o que acha do blog, entre outras variadas hipóteses.
RSS = Rich Site Summary, é o mesmo que feed, no entanto enviado pelo blog para os leitores através da assinatura destes por e-mail, o RSS é um agregador de informação, é o modo pelo qual se enviam os Newsletters de empresas e de blogs.
SEO = termo que em inglês é Search Engine Optimization, quer dizer Otimização de Motores de Busca.
Sidebar = coluna lateral
Slideshow = Comummente é o conjunto de imagens agregadas num formato de visualização online partilhada no blog, e que permite adicionar mais de uma imagem a um artigo (post) também utiliza-se com slideshow a apresentação de trabalhos de PowerPoint, tal como utilizados em palestras ou seminários. O slideshow é uma ferramenta que enriquece muito o conteúdo de um blog.
Stand By = textos que aguardam edição, textos na gaveta para se publicar em qualquer época ou num momento mais propício.
Template = modelo, aspecto gráfico do blog.
Tagboard = mural onde os leitores/visitantes deixam comentários.
Texto final = É literalmente o texto final com que um artigo é editado após a revisão, na maioria das vezes um artigo é editado e passa por várias reedições até ficar com o seu texto final e atualizado.
Tipo = Letra, o tipo de letra é fundamental para que se possa comunicar com clareza e facilidade. O tipo de letra facilita a leitura e a identificação do tipo de site ou blog. Normalmente utiliza-se o Arial para edição do corpo do texto, e pode-se utilizar outra letra para a edição do título ou Mancha.
Título = Nome dado à manchete do artigo, embora também é comum entender-se como o nome de um blog.
Troll = Individuo que  faz comentários nas redes sociais ou nos blogs de forma inapropriada e inconveniente, na maioria dos casos propositadamente, trata-se de indivíduos que se divertem a fazer comentários jocosos dos artigos e dos seus autores sem nenhuma razão aparente.
URL = Uniform Resource Locator, é o endereço que permite o acesso a uma página web ou um blog entre outro recurso informático.
Widget = Uma componente gráfica ou de multimédia inserida num blog, por vezes são chamados de gadgets, um exemplo de um Widget é um tradutor de texto para facilitar a leitura em outros idiomas, pode ser um calendário com datas de eventos, entre outros.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário