quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Israel Vs Hamas - A Solução dos Dois Estados


Em verdade, a Solução dos 2 Estados, aprovada pela Resolução 181 da ONU em 1947, foi o que legitimou e permitiu o ressurgimento de Israel, como um Estado Refúgio para todos os judeus perseguidos, porque era uma necessidade imperiosa regressar a Eretz Yisrael após o Holocausto, resta lembrar que na altura a Palestina tinha apenas 1,6 milhões de habitantes, salvo erro, dos quais 600 mil eram judeus, havia espaço para ambos os povos e os dois países soberanos lado a lado, nem foram os árabes palestinianos que recusaram, foram os outros árabes.
Portanto, Israel historicamente nunca esteve contra a solução dos dois Estados, e sempre que esse acordo esteve muito próximo de se concretizar, os árabes recusaram-no pura e simplesmente, tal como o Hamas que pedia tréguas, recusou há dias a proposta de Israel de dois meses de cessar-fogo. Ao recusar a proposta mostram quem são de facto.
Mas hoje o Xadrez político mudou, as peças do jogo que está em cima da mesa é o interesse internacional para se evitar a escalada da guerra e um conflito Mundial, os sauditas, o Emirados Árabes, o Bahrein e outros países árabes querem a solução dos dois Estados porque Israel é já uma realidade inegável e não vai voltar atrás, os judeus não têm para onde ir, e além disso, a guerra que no fundo o Hamas impõe aos palestinianos com um sofrimento sem fim, é na verdade usada para que os mártires (escudos humanos) apareçam nos média internacionais para conquistar apoio para uma causa que não é de facto a libertação dos árabes da Palestina, mas sim a destruição do Estado Judaico de Israel, que os muçulmanos radicais e fanáticos consideram estar em solo sagrado do Islão.
Mas os árabes modernos não são os mesmos de há 80 anos, querem paz e progresso e para tal, há que isolar o Irão e silenciar os seus proxys, o Hamas, o Hezbollah e os Houthis.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

O Bluff de Netanyahu pelos Acordos de Abraão


Netanyahu ao recusar a solução dos dois Estados, na verdade poderá estar a fazer bluff, não é uma certeza, mas faz sentido, caso se verifique, pois poderá ser uma mera estratégia política, na medida em que pretende obter garantias de reconhecimento e segurança para o Estado de Israel perante os países árabes sunitas e assim, isolar e enfraquecer a posição do Irão e dos seus proxys como o Hamas e o Hezbollah. E obtidas as garantias de paz e reconhecimento político, aceitará a criação de um Estado Palestiniano desmilitarizado e livre do Terrorismo.

O tempo não tardará a dizer se estou certo ou errado.
Aliás, a proposta de Israel de oferecer um cessar-fogo de dois meses em troca da libertação dos reféns, que foi recusada pelo Hamas, mostra ao mundo quem está a ter má vontade política neste conflito.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

A Importância do cuidador para uma visão positiva dos idosos

A importância dos cuidadores de idosos é imensa, sobretudo numa sociedade envelhecida como a europeia, e nesse sentido, é normal e sobretudo benéfico que os idosos possam desfrutar do acompanhamento de um profissional de geriatria, bem como receber os cuidados de saúde, higiene, alimentação e até de atividades socioculturais
no conforto da sua casa.

Os cuidadores de idosos devem estar atentos, para explorar e identificar os aspectos culturais, os traços de personalidade, os valores, crenças e as necessidades específicas do idoso para a partir disso desenvolver um trabalho de melhoria do bem estar e da qualidade de vida, ouvindo o idoso nos seus anseios e respeitar a sua vontade e decisão e participação no processo de cuidados, quer esta aconteça na instituição ou na próprio domicílio do idoso.

Assim, a importância do Cuidador de Idosos é fulcral na promoção de uma visão positiva dos idosos, na medida em que exerce o trabalho de forma a permitir com a sua competência e sensibilidade uma melhor autoestima do idoso, que se irá refletir no estimulo psíquico, cognitivo, lúdico, cultural, emocional, auxiliando-o a ultrapassar as suas limitações e irá assim acabar por promover uma melhor qualidade de vida ao idos, que se reflete na inserção do idoso no contacto e interação familiar e social, ou seja, o cuidador promove a desconstrução da imagem estereotipada  do idadismo ou do velhismo.  

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

domingo, 14 de janeiro de 2024

Orgulhosamente Sós e em Extinção


Não vejo nenhum líder a propor políticas de Natalidade e nem de apoio à habitação para as famílias portuguesas poderem ter e criar os seus filhos, nem políticas de incentivo aos jovens para continuar a estudar e trabalhar em Portugal.

Afinal, o que querem os nossos políticos para o futuro de Portugal?
Para onde nos levam enquanto só se fala em dinheiro e em politicas impostas pela UE?
Portugal sem portugueses não é Portugal, será uma mera província da Europa um lugar descaracterizado.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

O que é Ser Boa Pessoa?


Na minha maneira de pensar, entendo que ser bom não significa ser santo e que ser mau não significa ser sanguinário, não tem necessariamente a ver com o Bem e o Mal no sentido espiritual, assim, uma pessoa para ser considerada má não tem necessariamente que ser ladra, assassina, cruel, violadora, etc.

A bondade ou a maldade resumem-se a uma palavra: a vontade, ou melhor, a vontade perante o outro. Ser uma pessoa de Boa Vontade é ser boa pessoa, ser uma pessoa de má vontade para com o próximo é ser má pessoa. Além disso, penso que a volição nem sempre é boa ou sempre má, porque para mim há uma graduação que vai do egoísmo puro ao altruísmo puro e no meio andam os mornos.
Todavia, as pessoas, de boa vontade, de má vontade e assim-assim, são seres humanos com direitos e são convidadas a cada dia a melhorar como pessoa em sociedade, porque tal como a maldade, a Boa Vontade também se aprende e também contagia a sociedade em que vivemos.
Esta é a minha forma de pensar, vale o que vale, não valerá nada para muitos e valerá alguma coisa para alguns, mas é como penso.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

sábado, 6 de janeiro de 2024

A Social-Democracia é o melhor Sistema


Como diz o ditado popular: "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra", ou seja nem tanto à Esquerda nem tá tanto à Direita, assim vejo a Social Democracia é a única via mais adequada para um país como Portugal. Ao contrário, o Neoliberalismo que está muito em voga nos dias de hoje, baseado nas exigências de Bruxelas e na experiência de outros países, como os EUA, não só não se adequa à nossa realidade cultural e socioeconómica, como na prática, se continuar a ser aplicada esta
filosofia económica, traduzir-se-á num desastre para a população portuguesa.

Mas mesmo no plano europeu, nem nos serve o Comunismo, nem o Fascismo, nem o Liberalismo, porque a melhor via para o desenvolvimento socioeconómico e politico dos países europeus é a Social Democracia das Nações Livres, mas como ideia opositora ao Federalismo Europeísta. União Europeia, sim!; Federalismo e Liberalismo, não!

O mercado, ao contrário do que querem os liberais e os tecnocratas, tem que ser regulado, como de resto, tudo deve ser regulado. Por isso digo à Social Democracia e a John M. Keynnes, sim, ao Liberalismo e a Adam Smith, não.

Por outras palavras, o sistema mais indicado será o "Corporativismo Social-Democratico" sistema que foi baseado no compromisso entre o Patronato, dententor do Capital e a Classes Trabalhadoras, por meio de Corporações de trabalho como um dos componentes e por outro o mercado e o Estado como outro componente. O corporativismo social-democrático foi implementado após a II Grande Guerra na Áustria sob o governo do Partido Social-Democrata austríaco por Theodor Körner, Adolf Schärf e Bruno Kreisky.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

domingo, 31 de dezembro de 2023

As Razões de Um Espaço Vital para Israel


Foi o antissemitismo que levou à criação do Movimento Sionista em 1897 dirigido por Theodor Herzl, pela necessidade de um espaço Vital para a segurança da nação israelita, do qual a Inquisição, os pogroms e o holocausto foram os exemplos mais marcantes da caça às bruxas que foi o conjunto dos pensamentos ideológicos e teológicos que sustentaram o Antissemitismo, tornando o povo judeu no bode-expiatório para todos os males sociais.

Foi o antissemitismo, a intolerância e os respectivos discursos de ódio, que causaram a necessidade dos israelitas deixarem a Europa e retornarem a Tzion, uma dos montes de Jerusalém, daí o termo Sionismo, que nada mais foi do que a unica resposta capaz e corajosa para salvar toda uma nação que toda a Europa queria ver ou convertida à força, expulsa ou exterminada.

Houve claro propostas antes da Declaração de Balfour, que indicavam a possibilidade de colocar todos os judeus, por exemplo no Quenia, no Uganda, e ate propostas de os levar para Angola ou até mesmo no Alentejo no sul de Portugal, daí que Oliveira Salazar (Presidente do Conselho no Estado Novo) chamou à I República, a República Judaízante, porque dizia ele, que os republicanos perseguiam a Igreja mas queriam resolver os problemas dos judeus.

Mas Theodor Herzl sabia e bem que, fossem para onde fossem os judeus haveria sempre problemas, sobretudo se os judeus não tivessem tido no passado uma ligação à terra, e assim, o único lugar para poder voltar e enfrentas esses problemas com determinação era a Palestina, a Terra dos Antepassados, o Israel e a Judéia Biblicos que são a base da fé, da cultura e das tradições judaicas. Só haviam duas opções para os judeus, ou eram aceites e amados no lugar onde há quase dois mil anos viviam, ou tinham que regressar a Israel.

E para termos a prova de que é verdade o que eu afirmo neste post, basta observar o crescimento do antissemitismo na Europa, onde os ataques a judeus aumentaram. Mas para além disso, as razões para um espaço vital, são hoje, mais do que nunca uma questão existencial, e prendem-se com o combate ao terrorismo patrocinado pelo Irão.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

 
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