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Ha ainda nos túneis de Gaza, um numero estimado em 136 reféns israelitas e judeus sequestrados no fatídico dia dos massacres de 07/10/23.
Solidariedade é a essencia da Justiça Social
Para que uma sociedade se desenvolva em justiça social é fundamental a cultura da solidariedade.
sexta-feira, 18 de abril de 2014
Gabriel García Márquez - O Mago Realista
sexta-feira, abril 18, 2014
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Gabo, como era conhecido Gabriel García Márquez, foi um dos escritores de
língua espanhola mais famosos, há quem diga que terá sido superado somente por
Cervantes, tendo sido traduzido em mais de 36 línguas, num total de 40 milhões
de exemplares vendidos em todo o Mundo. Gabo, foi inicialmente um poeta, e mais
tarde dedicara-se de uma forma dedicada e obstinada à literatura, tentando
retratar de um modo muito próprio a realidade do mundo que nos cerca, tendo
inventado um estilo literário denominado hoje de Realismo Mágico, com o qual
fora laureado com o prémio Nobel da Literatura em 1982. do qual se pode
salientar Cem anos de solidão de 1967, talvez a sua obra mais
marcante, Crónica de uma morte anunciada, publicado em 1981, entre
outros textos, contos e crónicas, havendo também mais tarde de 1985 o famoso Amor em tempos de cólera.
Além de que fora também jornalista tendo criado a revista
"Alternativa" para a qual fez algumas reportagens sobre Portugal no período
revolucionário.
Nascido na Colômbia na cidade de Aracataca a 6 de março de 1927, faleceu no
dia 17 de abril de 2014, com 87 anos, na Cidade do México, país que adotou em
1961, após ter vivido nos EUA, mas a sua amizade com Fidel Castro e o seu ideal
socialista, fizeram-no mudar-se, ficando a viver até à sua morte na Cidade do
México, muito embora vivesse sempre na imaginária Macondo de forma poética e
permanente.
García Máquez e o 25 de Abril em Portugal
Em pleno PREC, Período Revolucionário em Curso, que se vivia em Portugal na
altura da Revolução dos Cravos, García Márquez esteve em Portugal, de passagem,
conversando com políticos, jornalistas, escritores e sentido por ele mesmo
nesses contacto o clima de alegria contagiante que se vivia em Portugal, terá
afirmado que "Lisboa é a maior aldeia do Mundo", e que "os
portugueses estão tão contentes com a liberdade que não param mais nos
semáforos" relatando também que era um Portugal feliz e colorido o que ele
havia encontrado.
Mais tarde aquando da adesão à então CEE, afirmou "É com os sapatos
rotos, e o casaco remendado, que Portugal senta-se à mesa com os mais ricos da
Europa".
Em suma creio que o que dá sentido à vida é a obra para a qual estamos
destinados, Gabo cumpriu sua missão, e a obra ficar-lhe-á tanto grata como
eterna.
Livro Ebook - Cem Anos de Solidãoterça-feira, 8 de abril de 2014
Cantinas Sociais e a Emergência Alimentar
terça-feira, abril 08, 2014
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
O número de cantinas sociais tem vindo a aumentar e expandir-se,
atingindo neste momento as 811 unidades, de cantinas sociais espalhadas de
Norte a Sul, e são um sintoma claro da situação de crise e de grave carência
económica em que vive uma parcela considerável da população portuguesa, tal
como um flagelo silencioso do qual não se fala, e por vezes- finge-se que não
existe.
As Cantinas Sociais pertencem regra geral, a IPSS's Institutos
Particulares de Solidariedade Social, entidades sem fins lucrativos, que atuam
em colaboração com o ISS Instituto de Solidariedade Social de Portugal,
inseridos por sua vez no PEA Programa de Emergência Alimentar através da RSCS
Rede Solidária de Cantinas Sociais, cujo objetivo é suprir as necessidades
alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade
socioeconómica, através da disponibilização de refeições quentes, a serem
consumidas no domicílio.
Segundo dados noticiados no DN Diário de Notícias, foram
distribuídas no ano de 2013, cerca de 14 milhões de refeições, a agregados em
situação de total dependência, sendo as maiores causas o desemprego, viuvez,
divórcio e doença.
O aumento exponencial do desemprego em Portugal, muito embora os
dados oficiais tentem disfarçar os números, através de formações dentro do
âmbito do Programa VIDA ATIVA, a realidade é que o aumento só não é maior,
porque uma grande parte da população jovem e composta maioritariamente por
licenciados emigrou, tal como aconselhado pelo Primeiro-ministro Passos Coelho,
no início do seu governo, e isso revela-nos que há um grave problema social, e
político em Portugal, O Problema a meu ver, está em quem desenha as
políticas publicas, esquecendo de conhecer a realidade de quem arregaça as
mangas, e esquecendo-se de que é preciso desenhar convictamente politicas
sociais, não para remediar, mas sim para consertar e construir um País melhor e
mais justo.
De Filipe de Freitas Leal
Abaixo, pode ver a Reportagem do Jornal I (Informação)
Diário de Notícias: Cantinas sociais serviram mais de 14 milhões de refeições
Jornal de Notícias: Refeições em Cantinas Sociais aumentam 25%
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Dicas Para Estudar Melhor
segunda-feira, abril 07, 2014
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Uma das grandes
preocupações dos alunos (incluindo os mais atarefados como os trabalhadores
estudantes ou simplesmente os estudantes adultos) é precisamente a preocupação
de como estudar de forma mais eficiente a fim de aprender de modo eficaz e
obter resultados consideráveis nas provas ou exames. No entanto as dicas aqui presentes não se destinam exclusivamente à época de exames ou a provas, mas sim a todo o percurso da aprendizagem.
E aqui deixo
aos leitores algumas dicas que também tive de aprender, quer pela pesquisa,
quer pela consulta a colegas da faculdade ou até mesmo por tentativa e erro de métodos a que me propunha, e também pela leitura de livros afins, como o livro Método Ser Bom Aluno - Bora Lá? da Autoria de um meu Professor o Dr. Jorge Rio Cardoso, que aliás é meu orientador no estágio de Serviço Social, livro esse que é publicado pela editora 'Guerra e Paz', assim deixo-vos enumerado abaixo os seguintes métodos:
1.º) – Apontamentos: É sempre bom fazer
apontamentos, embora eu não os fazia na sala de aula devido à necessidade de
concentrar-me e compreende o que o Professor dizia e entender a matéria dada pelo docente, no entanto apontava
sempre as palavras novas, as ideias centrais que depois estudava em separado em
casa.
2.º) – Resumos: O aluno não deve deixar de fazer os seus resumos num caderno ou em folhas soltas, acerca dos capítulos dos livros, é alias aconselhável
faze-lo sempre, os resumos tem como objetivo não o de decorar o capitulo, mas
entender a matéria dada e saber relaciona-la com ciências afins que nos ajudam a
compreender melhor o que está a ser estudado e ver como as ideias se conectam.
Isso é observado em disciplinas como História, Sociologia, Filosofia,
Antropologia etc.
No início é difícil
fazer-se resumos, mas com o tempo ganha-se prática e desenvolve-se a aprendizagem
de uma forma mais fluida, além do mais os resumos melhoram a memória e
consolidam os conhecimentos adquiridos numa espécie de "Árvore de Ideias"
3.º) – Destacar ou sublinhar: São trechos do
livro de estudos, é uma técnica muito usada, eu pessoalmente não faço isso pois
torna o livro ilegível para terceiros, opto sempre por usar post-its ou
marcadores (bandeirolas) coloridos para marcar a página e o parágrafo a reler.
Pode-se
optar por usar lápis ou lapiseira para sublinhar de leve algumas linhas
importantes ou fazer pequenos apontamentos nas margens das páginas do livro. Ajuda
imenso e não estraga.
4.º) – Mnemónicas: É o uso de palavras-chave
que podem ser uteis quando estamos perante um tipo de disciplina ou matéria que
não estamos muito à vontade e precisamos lembrar para facilitar na ora de fazer
a prova, evitando assim as chamadas “brancas” que na hora do exame podem por
tudo a perder. A mnemónica pode ser inclusive formada por siglas, por exemplo:
imagine que a pergunta é quais os países que formam a América do Norte? E a
resposta correta será Canadá, Estados Unidos da América e México, então usa-se
apenas as iniciais de cada resposta, C,E,M. e memoriza-se quando a pergunta for
lida na prova, lembrar-se-á que a resposta é CEM. Este é um exemplo, outro pode
ser o uso de palavras-chave, sem serem siglas, mas palavras que sirvam de
ligação e memorização. Um nome uma data, etc.
5.º) – Gravar, uma outra técnica é a de gravar
as aulas e em casa ou nas horas vagas no transito ou nos transportes públicos,
relembrar a matéria, o problema é que para tal ser possível há que ter
autorização prévia dos docentes, o que nem sempre é possível, pois ao permitirem
a um terão aberto um precedente para os demais,
6.º) – Monólogo, ou seja fale consigo mesmo
acerca da matéria dada, diga o que compreendeu, relacione factos, ideias, pode
ser utilizado previamente ao resumo da aula, e posteriormente ao apontamento da
leitura de livros da matéria que está a ser dada pelo Professor.
7.º) – Diversificar: Não estude num mesmo dia
a mesma disciplina várias horas seguidas, diversifique o estudo com outras
disciplinas, e se possível coloque à mistura leituras livres de outros temas
como livros ou revistas, isso ajuda a manter a mente ativa mas não cansada.
8.º) – Pausas: Não estude sozinho por mais de
uma hora faça pequenas pausas de 10 a 15 minutos, descanse, coma algo, beba
água ou sumos naturais, mas nada que seja pesado a fim de poder voltar para os
estudos mais animado.
9.º) – Tempo: Por vezes e sobretudo para os
estudantes que trabalham, ou tem família, o estudo é difícil e com uma escassez
de tempo bastante acentuada, o que faz com que se tenha de ser mais rigoroso
nos horários pré-estabelecidos, por isso siga à risca os seus objetivos e tente
controlar a assiduidade do seu estudo caseiro a fim consolidar o hábito.
Não deixe
para estudar para a véspera, e se possível nem estude no dia, do exame, pois
isso na maioria dos casos associado ao nervosismo gera esquecimento e pode sair
a perder, por isso reserve para si no mínimo dos mínimos uma hora e meia por
dia, com os tias 15 minutos de intervalo.
10.º) – Lugar: Tudo tem que ter o seu local
próprio, e os estudos também, o ideal é numa mesa, ao pé de uma estante com
todos os livros que necessita, de preferência sem TV, a televisão é um assassino
do nosso tempo e um péssimo investimento para a nossa cultura, acredite, o
lugar de estudos deve ser confortável mas não em demasia, devendo ser um lugar
bem iluminado e silencioso.
Tenha o mínimo
necessário na mesa, o livro e o caderno da disciplina que está a estudar,
folhas em branco para rabiscar previamente ideias soltas, notas etc., canetas,
lápis, marcadores de páginas.
11.º) – Música: A música faz parte do ser
humano em diversas ocasiões, e pode fazer também parte dos estudos, porque não?
Mas deverá ser algo adequada, como por exemplo música instrumental, sem letras,
podendo optar por música clássica ou jazz, mas ainda assim em volume baixo.
12.º) – Bem-estar Físico e Emocional:
Exercícios físicos e uma boa alimentação, bem como o descanso noturno de no
mínimo 7 horas, ajudam imenso nos estudos, eu descobri isso muito tarde e aliás
nunca dormia mais que cinco horas, por vezes menos de quatro, mas a verdade é
que melhora imenso a performance nos estudos se exercitarmo-nos, quer seja a
andar, correr um pouco ao ar livre, ou mesmo se for o caso praticar desporto
com colegas e pessoas amigas.
O convívio deve
ser tido em conta, estar bem emocionalmente é meio caminho para o êxito não só
nos estudos mas em quase tudo na vida, e neste caso também melhora muito a
nossa autoestima.
Quanto à
alimentação, não decreto nenhuma receita, mas simplesmente a moderação na
quantidade, e em época de exames deve-se evitar comidas pesadas e bebidas
gasosas, para além de fazerem sentir-se mal desconcentram imenso na hora H dos
Exames ou provas.
Enfim estas
são as dicas que deixo, a concentração nunca foi o meu forte, por isto deixo
aqui este conselho, se é trabalhador estudante, se tem família a cargo procure
os métodos e tente ser rigoroso, pois vai poupar tempo e obter melhores
resultados. Boa sorte a todos os alunos.
Livros da autoria de Jorge Rio Cardoso, também à venda no Brasil.
Método Ser Bom Aluno - Bora Lá? Link
O Professor do Futuro - Link
Livros da autoria de Jorge Rio Cardoso, também à venda no Brasil.
Método Ser Bom Aluno - Bora Lá? Link
O Professor do Futuro - Link
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Escolaridade Obrigatória em Portugal
segunda-feira, abril 07, 2014
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
A
Escolaridade obrigatória em Portugal, corresponde ao ensino pré-escolar, básico
e secundário universal e gratuito, garantido pelo Estado, e a que as crianças e
jovens entre os 5 e os 18 anos são obrigados a cumprir no seu currículo escolar,
nos quais se compreende disciplinas diversas que permitem aos alunos o
prosseguimento no ensino superior.
Embora
o Decreto Lei N.º 176/2012 estabeleça os 12 anos de ensino obrigatório, não implica
que os demais cidadãos que estudaram em épocas diferentes, tenham perdido a
condição de conclusão do ensino obrigatório. Daí e por razões de justiça, que
para cada faixa etária, vigora como ensino obrigatório, anos de escolaridade
diferentes, de acordo com o ano de nascimento, tal como abaixo está indicado.
Data de nascimento
|
Escolaridade obrigatória
|
Até 31 de Dezembro de 1966
|
4 anos de escolaridade
|
A partir de 1 de janeiro de 1967
|
6 anos de escolaridade
|
A partir de 1 de janeiro de 1981
|
9 anos de escolaridade
|
A partir de 2 de agosto de 2012
|
12 anos de escolaridade
|
POPH - Escolaridade obrigatória
Diário da República - DL 176/2012 de 2 de agosto de 2012
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Livros - Reorganzar a Sociedade - Auguste Comte
segunda-feira, abril 07, 2014
Filipe de Freitas Leal
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Eis um dos livros mais importantes no estudo da Sociologia e da Filosofia de Auguste Comte e
do Positivismo, "Reorganizar a Sociedade" escrita pelo fundador da
Sociologia, à altura a mais nova das ciências, a que Émile Durkheim introduzira
na Academia, e da qual viria a ser o seu primeiro professor na Sorbonne.
Este livro de Comte foi um marco fundamental, na elaboração da sua
filosofia, quer do ponto de vista social, quer ético ou moral, que nasce do
contexto histórico pós Revolução Industrial, Pós Revolução Francesa, e das
guerras napoleónicas.
A Revolução Industrial veio trazer uma nova civilização à humanidade, a
partir do fim do Séc. XVIII, e inícios do Séc. XIX. E essa transformação fez
surgir a necessidade de compreensão da Física Social, como lhe chamava
inicialmente Comte, compreender a dialética que ciclicamente faria evoluir a
sociedade até uma civilização definitiva, no entanto o que a sociedade do seu
tempo podia constatar era o Caos, provocado pelas revoluções Industrial e
Francesa, para o qual propunha uma reorganização social.
É um livro que é fundamental de iniciação à história da sociologia, e da sociologia em si, aqui apresento
a capa antiga, digitalizada de um exemplar que possuo. Boa Leitura.
Editora: Guimarães Editores
Coleção: Filosofia e Ensaios
Páginas: 166
Preço: 8.37 no Wook
Autor Filipe de Freitas Leal
Preço: 8.37 no Wook
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Sistema de Ensino Português
segunda-feira, abril 07, 2014
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
O
Sistema de ensino português foi reformado após a Revolução dos Cravos a 25 de abril de 1974, mudando
os paradigmas da educação, por forma a permitir a integração e a cidadania
ativa, no entanto o sistema anterior deixa marcas profundas na sociedade
portuguesa, de modo que o sistema educativo por si só não tem vindo a diminuir
as assimetrias socioeconómicas da sociedade portuguesa, e mesmo após a entrada
na CEE, faz-se necessário um esforço no setor do ensino básico e secundário, mesmo
tendo havido progressos e tenha sido sentida uma melhoria dos resultados no
ensino por parte dos alunos portugueses, o insucesso e o abandono escolar
permanecem como uma realidade a combater, faz-se necessário investir de forma
clara e determinante no ensino, não obstante e devido à crise, bem como a uma
visão retrograda e distorcida por parte dos tecnocratas no poder, as reformas e
os investimentos tardam, pelo que o fosso que separa culturalmente Portugal do
resto da Europa comunitária torna-se cada vez maior e o futuro adiado,
sobretudo porque há uma clara politica de tornar a classe dos professores cada
vez menos prestigiados e reconhecidos no seu papel fundamental que deveras têm.
Atualmente
o sistema de ensino português é baseado em doze anos obrigatórios, do ensino
básio ao secundário, como descrito abaixo:
O Ensino Básico compreende
três ciclos:
1º Ciclo: 1º, 2º, 3º e 4º Anos de escolaridade (antigas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª classes)
2º Ciclo: 5º e 6º Anos de escolaridade (antigos 1º e 2º ano do Preparatório)
3º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos de escolaridade (antigos 3º, 4º e 5º ano do Complementar)
O Ensino Secundário é
constituído pelo:
10º ano de escolaridade (antigo 6º ano do Liceu)
11º ano de escolaridade (antigo 7º ano do Liceu)
12º ano de escolaridade (antigo ano propedeutico)
Seguindo-se o ensino superior após a conclusão do 12º ano, e a aprovação pelo Exame Nacional de acesso ao ensino superior.
Público - Sistema de ensino português não consegue diminuir assimetrias sociais.
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
domingo, 6 de abril de 2014
O Desperdício de Alimentos
domingo, abril 06, 2014
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Dados estatísticos, revelam, que o desperdício alimentar, gera um custo de 750 Biliões de dólares por ano em todo o Mundo, sendo que é desperdiçada metade de toda a comida produzida, um contra senso, tendo em conta a fome que atinge 8 centenas de milhões de pessoas em todo o mundo sem falar nas consequencias ambientais, devido ao efeito estufa e poluição de rios e solos pelos detritos.
O desperdício de alimentos é uma realidade que tem passado despercebida, ao interesse e atenção do cidadão comum, deve-se pois salientar a importância de tomarmos conhecimento deste fenómeno que não sendo novo, tem adquirido uma nova dimensão com o aumento populacional.
O desperdício é um fenómeno que ocorre simultaneamente ao crescimento exponencial da fome, que graça não só no 3º Mundo, ou dito mundo dos Países em Desenvolvimento, sendo também uma presença constante, nas ruas e nas casas onde cada vez mais, devido ao desemprego, à velhice desamparada, à doença, entre outros fenómenos socias, que ocorre no dito Primeiro Mundo, ou o mundo dos países, neste sentido o combate ao desperdicio é também o combate à fome, e uma luta pelo equilibrio do ecossistema, na medida em que se deixa de desperdiçar os recursos naturais, energéticos e também humanos, e colocando-os assim em prol do desenvolvimento comunitário e no aproveitamento ambiental.
ONU no Brasil: Desperdício de Alimentos custa 750 Biliões de dólares.
Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estagiário em Serviço Social, numa ONG, tendo se licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa - ISCSP/UL, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do ideal humanista, edita ainda outros blogs, desde filosofia à teologia e apoio autodidático. (ver o Perfil)
Filipe de Freitas Leal - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estagiário em Serviço Social, numa ONG, tendo se licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa - ISCSP/UL, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do ideal humanista, edita ainda outros blogs, desde filosofia à teologia e apoio autodidático. (ver o Perfil)