#BringThemHomeNow!
Ha ainda nos túneis de Gaza, um numero estimado em 136 reféns israelitas e judeus sequestrados no fatídico dia dos massacres de 07/10/23.
Solidariedade é a essencia da Justiça Social
Para que uma sociedade se desenvolva em justiça social é fundamental a cultura da solidariedade.
quarta-feira, 6 de março de 2013
Hugo Chavez - O Adeus a Um Líder Controverso
quarta-feira, março 06, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Morreu Hugo Chavez Frias, aos 58 anos, após longa luta contra o cancro, e
deixa na história do seu país, uma liderança marcante, as reações à sua
morte, não se fizeram esperar, dos maiores admiradores aos mais acérrimos
opositores, a sua morte foi sentida, e a sua imagem respeitada, admitindo que foi
um grande líder incontornável, embora algumas das suas medidas políticas possam
ter sido consideradas controversas, tendo governado com algum autoritarismo, Chavez tentou lutar por maior justiça social, no seu país onde as desigualdades
contrastavam com uma economia rica em petróleo, contudo as medidas económicas foram prejudiciais, mas à História caberá julga-lo pelo que fez de bem e de mal.
Preso político após um golpe de estado
falhado, o Comandante chegou ao poder pela via democrática, chegou a ser
deposto, mas reconduzido ao cargo por aclamação popular, audaz e
corajoso, pôs termo ao domínio dos velhos partidos outrora
dominantes, como o democrata-cristão COPEI, e lançou as bases de uma nova
república e de uma nova constituição, com uma ampla maioria de esquerda, que
pela mão de Chavez veio a formar-se no PSUV Partido Socialista Unificado da
Venezuela.
Hugo Chavez, marcou e cativou não só as gentes simples e sofridas da
Venezuela, mas foi ele que como líder histórico, fez surgir na América do Sul,
uma nova esquerda, cujo objetivo era a luta contra o imperialismo
"ianque" e libertar os povos da América, como ele dizia.
Desde Ban Ki-Moon da ONU, passando por líderes europeus e até Obama, as
condolências ao povo da Venezuela, foram acompanhadas de pesar pela perda e de
respeito pelo homem que lutou pelos seus ideais e pelo seu povo, Dilma
Roussef afirmou que Chavez era um amigo do Brasil e do povo latino
americano, já em Portugal o Secretário de Estado das Comunidades afirmou que
Chavez foi um grande admirador de Portugal, e dos portugueses, (havendo
uma considerável comunidade de portugueses oriundos da Ilha da
Madeira, em sua maioria), tendo visitado Portugal várias quatro vezes, pelo que
encetou amplas relações comerciais entre ambos os países.
A amizade de Cuba e o apego à vida, foram
notórios nos seus últimos momentos, é o que se encontra ao visitar o
pertil no Twitter, onde Chavez escreveu: "Gracias a Fidel y Raul y a toda
Cuba!! Gracias a Venezuela por tanto amor!!!" ou ainda no seu ultimo
twitt: "Sigo aferrado a Cristo y confiado en mis medicos y enfermeras. Hasta la victoria
siempre!!!domingo, 3 de março de 2013
Casa Grande & Senzala - Gilberto Freyre
domingo, março 03, 2013
Filipe de Freitas Leal
2 comentários
Gilberto Freyre, sociólogo antropólogo,
ensaísta, escritor e pintor, nasceu na capital do Estado
do Pernambuco, Recife, precisamente no último ano do século XIX, 1900, fou numa família de ascendência portuguesa, veio
a falecer na mesma cidade em 1987; Em criança recusava-se a aprender a ler,
apenas desenhava, quase que compulsivamente, fazendo do desenho a sua
linguagem, a sua expressão e o modo como compreendia o mundo à sua volta; Após
receber a visita de um professor inglês, ingressa na Escola Americana Batista
de Pernambuco com oito anos de idade, e muito mais tarde frequentou os estudos superiores na
Universidade de Colúmbia nos Estados Unidos, onde conheceu Franz
Boas antropólogo estadunidense de origem judaica, que influenciara
Freyre no estudo da antropologia, muito embora Freyre tenha sido conhecido mais como um dos pais da
sociologia brasileira, e do movimento modernista da década de 20 do
século XX.
Gilberto Freyre, em 1933 escreve o livro que sem duvida seria a sua maior obra
prima, obra incontornável para a sociologia e antropologia brasileira
de modo incomparável; Tendo em conta o que estava em questão na altura, que era a de saber definir a identidade do povo brasileiro, ou seja era saber na formação na
nação brasileira, quem seria brasileiro de facto, e neste sentido, a contribuição do
pensamento de Freyre veio responder a esta questão, de quais os povos
ou etnias que formavam a multiplicidade cultural do Brasil, seria a que
verdadeiramente pudesse ser chamada de brasileira. Claro está que por trás
desta preocupação,que vinha já do tempo da independência do Brasil face à antiga metrópole colonial portuguesa em 1822,
e que se agudizara com o fim da escravidão, iniciada com as leis
abolicionistas, tais como a Lei do Ventre
Livre de 1871 e depois a Lei Áurea a 13
de maio de 1888 promovida pela Princesa Isabel, que
como consequência trouxe a revolta dos fazendeiros ricos e o derrube
da monarquia em 1889, levando D. Pedro II para o exílio em França com
toda a corte brasileira.
Há
no entanto um dado que deve ser tido em conta, trata-se do Regime do Estado
Novo, e do governo de Getúlio Vargas, de cariz social-fascista, cujas
preocupações seriam a de criar uma Nação forte e próspera, mas para o qual
faltava-lhe a tal identidade, sem a qual não seria possível, a
resposta que Gilberto Freyre trouxe com o seu livro. "Casa Grande
& Senzala" serviu como uma luva, e aglutinou em toda a
sociedade brasileira, a consciência que formava com sucesso, a primeira grande
nação multicultural do mundo.
Gilberto Freyre, afirmava que o que deveras é o brasileiro, é todo o conjunto étnico e cultural dos seus elementos formadores, o indígena o colonizador português e o escravo negro, estes três grupos étnicos formam a primeira grande nação multicultural do Mundo, muito antes de países como os EUA, Canadá ou Austrália entre outros, foi o Brasil o pioneiro como uma grande nação multicultural e de integração de novas culturas vindas de vagas de emigração da Europa do Leste e da Ásia.
Gilberto
Freyre afirma em seu livro que o que permitiu ao Brasil, ser essa mescla morena
de povos, foi o modo como os portugueses colonizaram o Brasil, mantendo-o unido
e por não terem tido como os espanhóis franceses e sobretudo os
ingleses uma noção etnocêntrica de superioridade racial sobre o
nativo, o que permitiu o cruzamento dos portugueses com outros
grupos étnicos, até como forma de povoar o vasto território do Brasil,
algo que é retratado na literatura como por exemplo o romance Iracema de José
de Alencar, ou ainda na numismática (na figura à esquerda) com a nota de
quinhentos cruzeiros (Cr$ 500,00) em circulação nos anos 70, onde se perfilam
todas as etnias brasileiras, formadas por essa riquíssima mescla.
Os ingleses evitavam o cruzamento com mulheres de outros povos, os portugueses não, tendo por isso criado os mestiços, caboclo (miscigenação étnica entre português e indígena do cafuso (miscigenação entre as etnias negra com índigena) e do mulato, que é a miscigenação das etnias portuguesa e negra), e após a independência tendo se iniciado a imigração no Brasil, com a vinda de outros povos, tais como os japoneses, acentuou-se a miscigenação, surgindo cruzamentos entre os recém chegados asiáticos com a população brasileira.
A maneira como Gilberto Freyre resolve esta questão cultural, é como a descoberta da pólvora para mudar o Brasil, é inclusive algo que promove a unidade nacional, sob os aplausos do regime de Getúlio Vargas, a imprensa expande a notícia por todo o Brasil, o livro faz escola, e Gilberto é consagrado como um dos maiores sociólogos brasileiros reconhecido a nível mundial.
O Titulo da sua obra é baseada na organização social e económica brasileira no tempo da formação e sobretudo da colonização portuguesa, Casa Grande é a casa do colonizador português e a Senzala o lugar onde vivem os escravos outro elemento formador da brasilidade. E esse conjunto reproduz a filosofia da época de uma sociedade agricola, patriarcal, católica.
Claro está que o mundo mudou, a sociologia mudou com o Mundo, e sobretudo os regimes politicos brasileiros mudaram, sendo que hoje há uma certa tendencia da sociologia brasileira ligada aos movimentos de esquerda ou a movimentos negros, criticam a obra de Freyre.
O sociólogo brasileiro Gilberto Freyre |
Para além de Casa Grande e Senzala (1933), Freyre escreveu ainda, Nordeste ( 1937), O Mundo que o português criou (1940), Problemas Brasileiros de Antropologia (1943), Sociologia (1945) Ordem e Progresso (1957) obra esta que lembra o ideal positivista de Augusto Comte, e ainda, Brasis, Brasil e Brasília(1968) um estudo sociológico e antropológico do Brasil.
Hiperligação para Baixar.
Casa Grande & Senzala PDF.
_____________________________________________________
Referências Bibliográficas.
Gilberto Freyre. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto
Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-03-03]
Vários Autores. (2007) Sociologia
Ensino Médio. SEED, Paraná, Brasil, pgs 53-55.
Gilberto Freyre. (2007) Casa Grande
& Senzala. Ed. Record, Rio de Janeiro, Brasil.
Cláudia Castelo. (2011) Uma Incursão no
Lusotropicalismo de Gilberto Freyre. IICT, Lisboa
Autor do blog Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
sábado, 2 de março de 2013
2 de Março | Portugal Manifesta-se nas Ruas
sábado, março 02, 2013
Filipe de Freitas Leal
2 comentários
As políticas de
austeridade, que têm vindo a ser tomadas em Portugal, agravaram ainda mais a
situação do país, e sobretudo dos portugueses, com uma taxa de desemprego que
ronda oficialmente os 19%, com tendência a subir devido às
constantes falências e despedimentos dos trabalhadores.
Para agravar ainda mais, dos 27 países da União Europeia, 20 estão
em crise e com uma divida pública excessiva, o que provoca
a contração dos mercados e o agravamento da crise económica em toda a zona
Euro, e obviamente afeta ainda mais economias frágeis como a portuguesa, nesse
sentido os portugueses saem hoje à Rua em sinal de protesto e dizendo Basta e "Que se lixe a Troika, O Povo
é quem mais ordena", cantando Grândola Vila Morena para
este governo e o seu ministro das finanças, no sentido de que se demitam, mas
também vão dizer basta a um Presidente da República que além de estar ausente,
é totalmente conivente com este estado de coisas (até porque muito disto é
fruto dos seus 10 anos de governo de 1985 a 1995) e da sua política de destruição do
tecido produtivo português como as pescas, a industria de conservas, a política
do betão, de só ter sabido fazer auto-estradas (para as importações), e
de uma subserviência cega às ordens de Bruxelas, que em nada tiveram
em conta um projeto para o futuro de Portugal e dos portugueses.
Tal como em 15 de setembro de 2012, acredita-se que saiam à rua por todo o país, mais de dois milhões de portugueses, de todas as correntes políticas e ideológicas, de
diferentes faixas etárias, onde sairão à rua famílias inteiras em sinal de
protesto, e este movimento já conta com mais de 2.000.000 de aderentes no Facebook, pelo que se espera um
grande número de manifestantes em todas as capitais de Distrito, como Lisboa,
Porto, Braga, Coimbra, Évora, Beja entre outras; mas também, é uma
manifestação em simultâneo com outros países europeus que organizam hoje
manifestações contra a austeridade e as políticas económicas da UE. As manifestações contra o governo de direita e a auteridade imposta pelos credores e os bancos, teve impacto na imprensa e nas TV's a nível internacional.
Abaixo um video da manifestação em Lisboa, na Avenida da Liberdade, que culminou no Terreiro do Paço.
Abaixo um video da manifestação em Lisboa, na Avenida da Liberdade, que culminou no Terreiro do Paço.
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas os.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas os.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Dicionários de Ciências Sociais
terça-feira, fevereiro 26, 2013
Filipe de Freitas Leal
12 comentários
Eis um conjunto de dicionários, que serve aos leitores
como ferramentas de estudo.
É que o estudo das Ciências Sociais, tal como sociologia, ciência política, antropologia, filosofia ou teologia, requerem muitas vezes, a consulta de dicionários especializados para a compreensão de termos técnicos, quer seja para leigos quer estudantes.
Eis pois, que coloco aqui, um pequeno conjunto de Dicionários à disposição dos caros leitores autodidatas, cujo conjunto, ampliar-se-á paulatinamente, à medida que forem surgindo mais e-books, de qualidade e mais dicionários, para poderem ser partilhados convosco. Os dicionários aqui postados, vão da área das Ciências Sociais, que vai da Teologia Bíblica à Serviço Social, passando claro, pela Sociologia, Filosofia, Política, etc., que ficarão desde já, disponíveis para consulta ou download.
É que o estudo das Ciências Sociais, tal como sociologia, ciência política, antropologia, filosofia ou teologia, requerem muitas vezes, a consulta de dicionários especializados para a compreensão de termos técnicos, quer seja para leigos quer estudantes.
Eis pois, que coloco aqui, um pequeno conjunto de Dicionários à disposição dos caros leitores autodidatas, cujo conjunto, ampliar-se-á paulatinamente, à medida que forem surgindo mais e-books, de qualidade e mais dicionários, para poderem ser partilhados convosco. Os dicionários aqui postados, vão da área das Ciências Sociais, que vai da Teologia Bíblica à Serviço Social, passando claro, pela Sociologia, Filosofia, Política, etc., que ficarão desde já, disponíveis para consulta ou download.
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
domingo, 24 de fevereiro de 2013
Poema # 13 - A Dança dos Versos
domingo, fevereiro 24, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
A Poesia expõe o mais profundo
da nossa alma,
Com palavras que não falam,
mas dançam,
Que não descrevem,
mas cantam,
Que não nos deixam sós,
Antes transportam-nos,
Para o mais profundo interior,
Onde a nossa alma sente.
Filipe de Freitas Leal (in Facebook 23/02/2013)
Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.
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da nossa alma,
Com palavras que não falam,
mas dançam,
Que não descrevem,
mas cantam,
Que não nos deixam sós,
Antes transportam-nos,
Para o mais profundo interior,
Onde a nossa alma sente.
Filipe de Freitas Leal (in Facebook 23/02/2013)
Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.
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Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estudante de Serviço Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do humanismo, edita outros blogs, cujo teor vai da filosofia à teologia, passando pelo apoio ao estudo autodidático. (ver o Perfil)
sábado, 23 de fevereiro de 2013
Livros de Direito
sábado, fevereiro 23, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Eis aqui, à
disposição dos leitores do blog, um conjunto de livros de Direito, como uma das
áreas do saber técnico e da cultura da cidadania, que se impõe como uma
necessidade não apenas de estudantes, mas do público em geral, como meio de
conhecimento para a prática da cidadania ativa, nesse sentido são colocados
aqui a Constituição da República Portuguesa, a Constituição da República
Federativa do Brasil, Código Civil, e também a Declaração Universal dos
Direitos Humanos, por ordem hierárquica de importância, nesse sentido
colocamos em primeiro plano o Direito Constitucional com as constituições do
Brasil e Portugal, dos respectivos códigos civis, seguindo-se as leis
laborais e no direito internacional a Convenção de Genebra referente
aos Regugiados, e como não podia deixar de ser, os Direitos
Humanos, todos os itens abaixo encontram-se atualizados
entre 2010 e 2012.
Direito Constitucional
Direito Civil
Direito Laboral
Direito Comercial
Direitos Humanos
Direito
Internacional
Outros Livros e
Artigos
Nacionalidade e
Apatridia, Manual para Parlamentares - download Aqui
Autor Filipe de Freitas Leal
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
DC - Desenvolvimento Comunitário
quinta-feira, fevereiro 21, 2013
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
A Cadeira de Desenvolvimento Comunitário, é uma disciplina obrigatória do 2.º semestre do 3.º ano do Curso de Serviço Social - Pós Laboral do ISCSP/UTL Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de 2012/13,
cadeira esta que equivale no final a 5 créditos (ECT’s).
cadeira esta que equivale no final a 5 créditos (ECT’s).
A Professora Auxiliar Convidada Doutora Paula Campos Pinto, (foto abaixo) é quem ministra esta cadeira, que faz parte da área científica da Política Social, tendo uma carga horária de 3 horas semanais para um total previsto de 130.
A metodologia é feita através da leitura de livros indicados aos alunos e de exposições realizadas em aula, cada aluno é convidado a exercitar o seu senso critico e espírito de análise, com o intuito de operacionalizar os conhecimentos, devendo contudo serem promovidas atividades que permitam a análise e aplicação de conceitos, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas, que por outro lado possam ser posteriormente aplicadas pelos alunos em situações de trabalho em contexto macrossocial.
Sistema de avaliação: Avaliação contínua (apresentação oral - 50%- e apresentação escrita - 50% de trabalho de grupo) ou, em alternativa, exame final de avaliação de conhecimentos escrito (100%).
Objetivos da cadeira são: Saber diagnosticar adequadamente situações-problema e definir estratégias de intervenção social em contexto comunitário, nomeadamente:
1. Reconhecer as principais variáveis em jogo no trabalho comunitário;
2. Discutir a relação entre Desenvolvimento Comunitário, funções económicas e sociais do Estado e cidadania;
3. Identificar a estrutura conceptual do Desenvolvimento Comunitário;
4. Reconhecer a contribuição da Antropologia Aplicada, da Sociologia de Intervenção e da Abordagem Sistémica para o Desenvolvimento Comunitário;
5. Descrever e discutir a metodologia do Desenvolvimento Comunitário nas suas diversas fases;
6. Aplicar o Desenvolvimento Comunitário a várias situações.
Espera-se que os estudantes desenvolvam competências:
- De caracterização dos diferentes contextos de trabalho em comunidade;
- De utilização de técnicas adequadas em contextos diferenciados;
- Para saber situar-se em termos emocionais perante situações potencialmente violentas.
A Bibliografia adotada é entre outros livros, os abaixo indicados:
Carmo, Hermano (1999) "Desenvolvimento Comunitário" Lisboa, Universidade Aberta, 2ª edição, 304 pgs. 17,16 €.
Carmo, Hermano (2000), 'A Atualidade do Desenvolvimento Comunitário como estratégia de Intervenção Social. , in Actas da 1ª Conferência sobre Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, Lisboa, ISPA
O Programa, desta cadeira é aqui exposto, capítulo a capítulo e visa orientar o desenvolvimento das aulas e respectivas datas, tendo iniciado a 20 de setembro de 2013.
1. O processo de intervenção social em comunidades
2. As alterações do ambiente de intervenção social
3. O desenvolvimento comunitário: enquadramento geral
4. Antropologia aplicada (AA) e desenvolvimento comunitário
5. Sociologia de intervenção e desenvolvimento comunitário
6. Metodologia da intervenção comunitária
7. Campos específicos do desenvolvimento comunitário
Autor Filipe de Freitas Leal
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.