quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Os Desafios Demográficos do Envelhecimento


Um dos grandes desafios do envelhecimento liga-se com aspectos sócio-demográficos, na medida em que a população idosa duplica entre 2004 e 2050 em Portugal, sendo que o envelhecimento populacional ocorridos nas sociedades modernas, desenvolvidas e de modelo de família nuclear, apresentam um maior esforço socioeconómico por parte dos sistemas de proteção social, envolve questões de investimento em equipamentos sociais de apoio à população idosa, e nesse sentido políticas públicas para atingir esses objetivos.

Além disso, não é de excluir aqui nesta análise, as diversas tentativas em vários países desenvolvidos, a aumentarem a idade da reforma/aposentadoria, tendo em conta o aumento da longevidade, o que permitiria às pessoas permanecerem ativas profissionalmente após os 65 a 67 anos. Mas tal medida é protelada na medida em que afeta o acesso ao trabalho das populações mais jovens.
Outra questão importante é relativa à saúde física e mental dos idosos, no que concerne ao envelhecimento ativo, nas suas ações sociais, familiares e num contacto ativo intergeracional, apoiada pelo avanço da medicina em particular a geriatria e a gerontologia.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review