domingo, 19 de agosto de 2018

Morreu Kofi Annan, o Cidadão do Mundo

A diplomacia mundial perdeu um grande estadista, Kofi Annan, nascido em abril de 1938 no Gana, morreu aos 80 anos, no dia 18 de agosto de 2018, na cidade de Berna na Suiça, onde residia. Annan foi um dos mais emblemáticos estadistas do seu tempo, foi Secretário Geral da ONU, de 1997 a 2007, sucedendo a outro africano, Boutros Ghali, de nacionalidade egípcia, e dando o lugar a Ban Ki Moun da Coreia. O atual secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, compara a figura de Annan, à própria Organização, e afirma que o seu legado na diplomacia mundial foi um marcado pelo modo como lidou com o genocídio no Ruanda e a determinação pela intervenção na Guerra dos Balcãs.

Para os países de língua portuguesa, a atuação mais emblemática foi colocar-se ao lado de Portugal, na luta pela independência de Timor-leste, e na pressão internacional pela libertação de Xanana Gusmão e a condenação ao massacre do cemitério de Santa Cruz em Timor.

Os ataques de 11 de setembro ao World Trade Center, foi um dos dias inesquecíveis para Annan, a partir desse dia,  o mundo não seria mais o mesmo, seguiram-se guerras praticamente intermináveis no médio oriente, que degeneraram mais tarde, na Primavera árabe, mas esse capítulo não o presenciou como secretário geral. A sua forma de exercer a diplomacia em prol da paz, levou-o a ser laureado com o Nobel da Paz em 2001, juntamente com a própria organização que comandava.

Autor: Filipe de Freitas Leal

Contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review