terça-feira, 16 de julho de 2024

As Dimensões do Espaço, do Tempo e da Matéria


As dimensões do Universo são de área e tempo. Na Área (espaço) o Universo é composto por quatro dimensões, o comprimento, a altura, a largura e a profundidade, e por fim o tempo que é a quinta dimensão do universo. 
Dentro disso há outro nível qua são as três dimensões da matéria ou da densidade dos corpos físicos, que são os sólidos, os líquidos e os gasosos.

O seres vivos são portanto compostos por todas estas dimensões do universo, incluindo o tempo que nos envelhece e torna-nos finitos. No entanto, o Ser-Humano considera-se o centro do Universo porque além de ser composto por todas estas dimensões acrescenta ainda a dimensão psíquica, o seja o Ego, a consciência de si.

Mas para os místicos há mais uma dimensão no Universo, que é o nível da existência primordial, a quinta dimensão, na qual não há espaço, não há matéria densa e nem tempo, é a dimensão etérea. E isto leva-nos a refletir que a ausência de tempo é em si mesma a Eternidade, a ausência de matéria e espaço é a dimensão etérea ou por analogia, a quinta dimensão ou a dimensão espiritual.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Atentado contra Donald Trump Assusta os EUA


Atentado contra a vida do ex-Presidente Donald Trump, que é também o candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano, atentado este que assustou os EUA, e foi prontamente condenado por todos, incluindo os democratas, mas veio a colocar o candidato Republicano com a aura de herói e vencedor das eleições que decorrerão daqui a quatro meses. Trump sai deste atentado como o homem que recebeu o milagre de sobreviver para salvar os Estados Unidos e os estadunidenses de todos os males e para dar um novo rumo na politica externa dos EUA face ao resto do mundo, em particular à guerra na Ucrânia e a posição face a Israel na Guerra contra o Hamas.

No dia 13 de julho, Trump estava a discursar cidade de Buttler, no Estado da Pensilvânia, quando se ouvem tiros e Trump fora alvejado de raspão na orelha direita, abaixando-se para se proteger. O atirador um jovem estadunidense de 20 anos de nome Thomas Crooks, que foi rapidamente abatido no local, tendo também morrido um bombeiro que fora alvejado nas costas ao tentar proteger as suas filhas.

Inicialmente muita gente precipitou-se a indicar como falso o atentado, de uma farsa conspiratória de Trump para se vitimzar, mas tal pensamento é completamente infundado, ninguém iria pôr em risco a sua própria cabeça para se vitimizar, afinal Trump só escapou do pior porque desviou o rosto na hora certa, se não tivesse virado o rosto noutra direção, teria sido atingido de forma fatal. 

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

sábado, 13 de julho de 2024

Narrativas - Patriotismo Vs. Fascismo


Rotular todos os "Patriotas" de fascistas é um jogo de Marketing dos Federalistas e Neoliberais, os patriotas ou nacionalistas afinal só estão a defender a soberania dos países europeus face ao Projecto Europeu de fazer da UE uma Federação.

A questão é que nem tudo que reluz é ouro, o que a União Europeia quer, é acabar com a soberania, a independência e a identidade de cada país, e os Patriotas que deveriam ser tanto de Esquerda como de Direita, são sobretudo gente de vários espectros políticos que o que querem é a defesa do seu país, e da sua nação face ao perigo federalista.
Por outras palavras, sabemos bem que tanto o comunismo como o fascismo falharam porque eram regimes autoritários. Mas o Neoliberalismo apesar de ser democrático , também não serve, porque governa só para o bem de alguns, e não pelo todo.
Hoje o problema prende-se com o facto de qualquer pessoa que ouse pensar de forma diferente ou contrária à narrativa do grupo Neoliberal europeísta hegemônico, é rotulado de Fascista, ou é cancelado, e até em certos casos censurado. O problema são os rótulos como estratégia de evitar que outros cheguem ao poder.
O Nacionalismo não é uma ideia exclusiva da Direita, em África, na América Latina, na Ásia os partidos de Esquerda são por norma Nacionalistas. Até mesmo na Europa os partidos separatistas da Catalunha, País Basco, Córsega, Irlanda, Escócia, são tanto de Direita democrática como de Esquerda; portanto, associar o nacionalismo ao Fascismo é uma estratégia liberal de controlo do poder. Associar o Patriotismo, que é um sentimento de amor à pátria e à nação, é ignorância, mas parte dos mesmo grupos liberais. Ou seja, os Liberais querem se apropriar da ideia de democracia como sua, determinando para a sociedade quem é e quem não é democrata de acordo com os seus parâmetros de valores. algo exclusivamente tóxico na política e que é na verdade antidemocrático.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Morreu o Cantautor Fausto (1948-2024)


Partiu aos 75 anos um dos grandes músicos de Portugal, compositor e cantautor Fausto Bordalo Dias (1948-2024), um ícone da velha guarda, o povo português gostava imenso da sua música.

Foi sem sombra de dúvida um homem que mergulhou na música de intervenção nos anos 70, mas também manteve vivas as raízes da música tradicional portuguesa, o seu canto, a sua música eram inconfundíveis, tal como era inconfundível a pessoa que era, um ser sem igual. Fausto nasceu em 1948  a bordo de num navio chamado Pátria, ia a caminho de Angola, então colónia portuguesa, regressou a Portugal para prosseguir os estudos, e após o 25 de Abril juntou-se a outros músicos de renome a cantar as músicas de Abril no GAC Grupo de Ação Cultural. Mas apesar da sua intervenção politica, nunca deixou de denunciar a má descolonização feita na África portuguesa, e o modo como os colonos portugueses foram injustamente abandonados pelo poder político após a Revolução. Foi aluno do ISCSPU Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina da então UTL Universidade Técnica de Lisboa, onde aos 35 anos completou o curso de Ciência Política e Social.

Fausto esteve em vários países a fazer digressão, desde França, Reino Unido, até ao Brasil, EUA, entre outros países. Gravou vários discos LP's entre eles "Fausto", "Por Este Rio Acima" e "Muito além da Cordilheira", que foram marcantes, tendo recebido vários prémios, como Prémio Revelação da Rádio Renascença (1969), Prémio José Afonso (1988), Prémio Melhor Album e Prémio Melhor Canção, ambos da Sociedade Portuguesa de Autores (2012), Prémio de Carreira - Carlos Paredes (2017). 

Adeus Fausto, até sempre e obrigado pela tua obra.


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.


sábado, 22 de junho de 2024

Os Novos Rótulos do Politicamente Correto


Todos aqueles que ousem pensar de forma diferente, de questionar o Status Quo e que expressem as suas ideias divergentes, são implacavelmente rotulados de fascistas, reacionários, outsiders.

Resta-nos perguntar se a república e democracia terão sido transformadas numa nova forma de ditadura com uma fachada liberal?
Sim! É nitidamente uma transformação dos pilares da velha democracia, é uma nova forma de ditadura assente nos dogmas do politicamente correto.

Recentemente um novo grupo surgiu no Parlamento Europeu, intitula-se de Patriotas pela Europa, mas foram imediatamente rotulados de Extrema Direita, fascistas, entre outros adjetivos, porque pura e simplesmente não são federalistas e visam lutar pela soberania e a independência das nações europeias.

Rotular os Patriotas de Fascistas é um jogo de Marketing dos Federalistas, afinal só estão a defender a soberania dos países europeus face à UE.
A questão é que nem tudo que reluz é ouro, o que a União Europeia quer, é acabar com a soberania, a independência e a identidade de cada país, e os Patriotas que deveriam ser tanto de Esquerda como de Direita, são gente que quer defender o seu país face ao perigo federalista da União Europeia.
Por outras palavras, sabemos bem que tanto o comunismo como o fascismo falharam porque eram regimes autoritários. Mas o Neoliberalismo apesar de ser democrático , também não serve, porque governa só para o bem de alguns, e não pelo todo.
Hoje o problema prende-se com o facto de qualquer pessoa que ouse pensar de forma diferente ou contrária à narrativa do grupo Neoliberal europeísta hegemônico, é rotulado de Fascista, ou é cancelado, e até em certos casos censurado. O problema são os rótulos como estratégia de evitar que outros cheguem ao poder.
O Nacionalismo não é uma ideia exclusiva da Direita, em África, na América Latina, na Ásia os partidos de Esquerda são por norma Nacionalistas. Associar o nacionalismo ao Fascismo é uma estratégia liberal de controlo do poder. Associar o Patriotismo, que é um sentimento de amor à pátria e à nação, é ignorância, mas parte dos mesmo grupos liberais. Ou seja, os Liberais querem se apropriar da ideia de democracia como sua, determinando para a sociedade quem é e quem não é democrata de acordo com os seus parâmetros de valores. algo exclusivamente tóxico na política e que é na verdade antidemocrático.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

A Importância de se Voltar a Legislar, Fiscalizar e Humanizar a Imigração.


A questão da imigração na Europa não é impedir ou proibir, pelo contrário, é regular, fiscalizar, controlar e proteger, ou por outras palavras, é elaborar uma Lei que promova uma imigração sustentável e equilibrada, através do controlo de entradas por meio de quotas profissionais, porque os empregos, a habitação e os recursos financeiros para apoios sociais são escassos. Digo isto de "voltar a legislar" porque tais leis e o controlo eram já uma prática comum na Europa do do Bem estar social (social-democracia dos anos 70) ou seja, antes da moda neoliberal e federalista na Europa não havia crise nem descontrolo migratório.

A situação tal como está é um verdadeiro caos, é uma situação má para todos, em particular para os imigrantes que estão no desemprego e até na indigência, sendo presas fáceis para o crime organizado. Todavia, os políticos progressistas no Parlamento debatem apenas a teoria e não querem ver a realidade dos factos, ou por falta de visão ou porque por razões eleitorais não lhes interessa, visto que a médio prazo a massa de imigrantes poderá vir a ser uma fatia considerável do eleitorado das forças progressistas principalmente da Esquerda e também os Liberais, esta é a razão pela qual recusam uma solução pela Lei das quotas, não é por humanismo. Desumano é permitir que esta situação deplorável continue a existir no nosso país.

O debate sobre as políticas de imigração não podem nem devem resvalar em discussões estéreis que partem do sectarismo ideológico por um lado ou de estreiteza de espírito, intolerância ou racismo. Antes pelo contrário, a pertinência do debate está na urgência da situação. É de pessoas que se trata. Também há que chamar à responsabilidade os países e os governantes de onde partem os fluxos migratórios.

Há no moderno pensamento de alguns setores políticos e socializantes, de uma forma globalista que defende que as fronteiras não deveriam existir, ou de que as fronteiras matam. No entanto, as fronteira devem ser encaradas como as paredes e as portas de uma casa, a casa é por si só o espaço vital de proteção de um agregado, de uma família, do mesmo modo que as fronteiras definem e limitam o espaço vital de um país, de um povo, de uma nação, e o espaço é vital, tanto quanto mais limitado e menor for tamanho do país, porque os recursos económicos e naturais são limitados, logo, o mercado de trabalho é limitado e o desejado crescimento económico também o é. E nesse sentido as fronteiras são necessárias para a sobrevivência desse país, sobretudo países pequenos terão uma maior necessidade de proteger o seu espaço. O que não significa que não possa existir imigração, o que não pode existir é uma imigração descontrolada. 

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

A Anarquia é apenas uma Utopia idílica





















A ideia da Anarquia, que é uma ideia que apaixona tanto os mais jovens, e que promete a igualdade total, é na verdade e ao contrário do que parece, um verdadeiro absurdo, na media em que na natureza e sobretudo em sociedade, a ordem e a harmonia só se atingem com a Hierarquia que gera o equilíbrio. A anarquia é a falta de poder, logo gera a desordem e o caos. O ideal anarquista não precisa ser combatido, porque simplesmente não funciona, sem hierarquia não consegue sequer prover a justiça social.

Mikhail Bakunin
O Anarquismo como ideologia política surgiu na segunda metade do século XIX no seio do movimento socialista e sindicalista como resposta ao crescente avanço do capitalismo ocorrido na segunda revolução industrial, foi desenvolvido pelas ideias radicais do pensador e ativista russo Mikhail Bakunin que era opositor de comunistas e sociais-democratas na I Internacional Socialista. Até aqui tudo bem, mas o que é que propõe de facto o ideal anarquista e porque é que tal ideia gerou a aversão das restantes correntes socialistas?

Bem, em primeiro lugar porque os anarquistas preconizam a criação de uma sociedade sem Estado Organizado, contrário não só à Monarquia, mas também a uma República que se organize num Estado Político. A Anarquia é de facto, o não poder, opõe-se a todos os tipos de hierarquia e dominação, seja ela de cariz político, econômico, social ou cultural, e para tal, propõe a extinção das estruturas de poder, decisão e hierarquia, como o Estado, as estrutura militares, a religião, e eliminação do racismo, do patriarcado, das classes sociais, e defendem uma sociedade criada à base das liberdades individuais mas não a propriedade privada.

As críticas à Anarquia prendem-se com a sua inviabilidade logo à partida, porque a ordem e o equilíbrio requerem autoridade e toda a autoridade é uma forma de Poder. Portanto, para as demais correntes ideológicas de Esquerda, o ideal Anarquista é ainda hoje impensável e considerado inviável. A poder ser de facto praticável, teria de ser em mera comunidades muito pequenas, onde a cogestão fosse regra de administração da coisa publica. As principais criticas e objeções são:

1 - Cãos no sistema da Ordem Pública;

2 - Desmantelamento de estruturas sem garantia de melhoria;

3 - A comunidade anárquica não teria como tolerar com opiniões diferentes.

4 - O ideal anarquista não compreende que a natureza humana é diferente dos seus ideias e requer ordem e hierarquia.

Exemplo da Importância da Hierarquia e da autoridade é a função da Polícia não é um mero pro-forma ou um faz de conta. É uma autoridade e tem
que ser obedecida, acatada e respeitada. É importante reconhecer que não há Estado de Direito nem justiça que funcione sem os agentes da segurança pública. O que seria do país no qual a sua autoridade não fosse respeitada? Desrespeitar as autoridades e desautoriza-las, seria o princípio de um Estado Falhado causado pelo fim da ordem pública.


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

 
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