O Artigo escrito por Carl Diehl,
que aqui resumo, foi escrito na revista The Quarterly Journal of
Economics em 1923 com o título The Life and Work of Max
Weber, onde comenta a vida e a obra de Max Weber, suas posições
metodológicas, fala também do “tipo ideal”, da relação entre o protestantismo e
o desenvolvimento do capitalismo e das conceções sociológicas de Max Weber.
A morte prematura de Max Weber (1864-1920) chocou toda a comunidade académica e
cientifica da época, embora tivesse começado a sua carreira como jurista, Weber
desenvolveu as suas atividades como professor, economista, historiador e
sociólogo, dedicando-se em grande parte à sociologia e às suas questões mais
pertinentes, tendo exercido com as suas obras uma grande influência para as
ciências sociais, que ultrapassaram as fronteiras da Alemanha, chegando à
maioria dos países mais desenvolvidos de então.
Um dos seus grandes contributos
foi o livro “A Ética protestante e o espírito do Capitalismo”, Weber afirmava
que a ética é um juízo de valor e que todos os economistas e políticos agiam
sempre de acordo com juízos de valor, sendo que o capitalismo é um “tipo ideal”
que é um conceito de análise da ciência social mostra a ação voltada para um
fim e não apenas no seu aspeto exterior.1
Weber via a sociologia como uma ciência especial por si só e com uma
metodologia própria diferente das ciências naturais, aqui a preocupação de
Weber era de fazer ver que a sociologia tinha a resposta da compreensão do todo
social, suas causas e efeitos, tendo sido com esse espírito e convicção que
abraçou a causa da criação da Sociedade Sociológica Alemã.
Weber para além disto tudo tinha
uma faceta política, não como um político de carreira, mas também tinha
preocupações com a política do seu país, o que mais temia era a instauração de
um regime de cariz comunista na Alemanha, e tentou promover a unidade da
burguesia com a classe trabalhadora alemã, após a I Grande Guerra Mundial foi
nomeado para consultor dos termos do armistício de 1918 e de negociar o tratado
de Versalhes bem como de elaborar a Constituição de Weimar.
Análise
Crítica
Seu nome completo era Karl Emil Maximilian Weber (Erfurt, 21 de abril de 1864 –
Munique, 14 de junho de 1920), era o primogénito de 8 filhos de Max Weber, um
renomado advogado e servidor público e de Hellen Falenstein (uma calvinista
moderada).
Max Weber já escrevia textos e ensaios aos 13 anos, mostrando a seus pais ser
intelectualmente precoce, mas na sua família um dos irmãos (Alfred Weber)
também se tornou um sociólogo e economista.
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Weber e Mariane em 1894 |
O Jovem Weber
casou-se com uma prima em 2º grau, Mariane Schnitger Weber, uma
feminista que escreveu vários livros sobre problemas femininos e a biografia do
seu marido após a sua morte prematura: “Weber uma Biografia”.
Deixou inúmeros livros por escrever, como um sobre o sistema completo da
sociologia, escreveu como sociólogo sobre diferentes áreas tais como, jurídica,
económica, política e religiosa e sobre aspetos metodológicos das ciências
sociais e história da economia agrícola, são alguns dos seus textos que foram
no entanto edições póstumas, algumas até editadas pela mulher Mariane Weber
tais como as palestras sobre “Esboço da História Económica e Social"2
Tendo sido um grande humanista, contribuio
sobremaneira para a cultura ocidental com a sua obra, no entanto teve Weber um
obra muito extensa, considerável e diversa,3 e o seu contributo é
enorme também para a sociologia, tendo vindo de uma formação na infância com
influência da religião protestante, e da formação como jurista e economista,
que o influenciaram na sociologia, teorizando sobre a sociologia da economia,
sociologia política e sociologia da religião bem como na teorização da História
Económica e Agrícola, onde fala da Idade Média.
No entanto deixou inúmeros livros por acabar,
como um sobre o sistema completo de sociológica, que entretanto foi
postumamente editado, bem como outras obras e textos dispersos que abrangiam
diversas áreas sociológicas como a económica, política, religiosa e sobre
história económica e social, um dos seus mais importantes livros foi “A
Ética Protestante e o espírito do Capitalismo” onde afirma que
são as ideias protestantes que estão na base do desenvolvimento do capitalismo,
4.
Outros livros
importantes foram Economia e Sociedade, 1910/1921; História
Geral da Economia, 1919; A Ciência como vocação, 1917
entre outros.
Das ideias e conceitos de Weber, um que se destaca é o Tipo ideal, e define um
conjunto de tipos ideais tais como a democracia e o capitalismo ou mesmo o
feudalismo. Mas lembrando do capitalismo Weber desenvolveu a teoria da origem
do capitalismo pelo cristianismo protestante, observando na sociedade alemã que
os protestantes eram a elite da sociedade e até os trabalhadores assalariados
teriam melhores qualificações e habilitações para o trabalho do que os
católicos, e defendeu a ideia que os protestantes estariam voltados para um
racionalismo económico, que os colocava forçosamente no topo da sociedade.
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Max Weber com Ernst Toller em 1917 |
Estudou o anglicanismo, calvinismo luteranismo e voltou-se também para
outras correntes do cristianismo protestante com vista a comprovar a base
protestante do desenvolvimento do capitalismo, como algo que está na própria
doutrina religiosa.
Foi a 20 de junho de 1920, que a “Pneumónica” (gripe espanhola) levou
prematuramente um dos fundadores da sociologia, aos 56 anos.
Bibliografia e Sitografia Consultada
·
CARL DIEHL, The Life and Work of Max Weber, in The
Quarterly Journal of Economics, Vol. 38, No.
1 (Nov., 1923), pp. 87-107
·
RAYMOND ARON, As etapas do pensamento sociológico, 9ª Edição – Dom Quixote, 2010. Pgs
487-541
1 Max Weber. In Infopedia, Porto: Porto Editora, 2003-2011 [consulta. 2011-05-13]
2 Carl Diehl, The Life and Work of Max
Weber, in The Quarterly Journal of Economics, vol 38 No 1 (Nov, 1923), pp 89
3 Raymond Aron – As etapas do pensamento sociológico, pg 485