10 ANOS

Desde julho de 2007 a debater ideias e a defender causas.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Sindicato Livre em Israel - כוח לעובדים

O Primeiro sindicato livre em Israel, surgiu em 2008, denomina-se Koach LaOvdim que significa "Poder aos Trabalhadores", e livre porque durante mais de 30 anos de hegemonia do Avodá (Partido Trabalhista) que usava o 1º de maio, como emblema da sua politica, e da sua assunção da proteção à classe trabalhadora em Israel, não esquecendo que o ideal socialista esteve presente em toda a classe politica israelita na criação do Estado de Israel (Medinat Israel מְדִינַת יִשְׂרָאֵל) sob a liderança de David Ben Gurion, a predominância da luta pola classe trabalhadora em Israel foi tão importante que antecede a independência  tendo havido o sindicado Hapoel, literalmente (O Trabalhador) que foi fundado em 1927, e que patrocinou o famoso clube de futebol Hapoel Tel Aviv F. C.


O volte face  dessa cultura de apoio à classe trabalhadora deu-se em 1977, com a vitória da direita do Likud em 1977 e a subida de Menachem Begin, no qual se sobressai a opção capitalista direitista contra a corrente trabalhista do Partido Avodá (Trabalho).


De Filipe de Freitas Leal


Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.

Sobre o Autor

 - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estagiário em Serviço Social, numa ONG, tendo se licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa - ISCSP/UL, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do ideal humanista, edita ainda outros blogs, desde filosofia à teologia e apoio autodidático. (ver o Perfil)

0 comentários :

Enviar um comentário