quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sociologia para o Mundo Atual

1 - Introdução

O trabalho, que ora se apresenta, teve originalmente o nome de "A Sociologia Aplicada ao Mundo Atual", e para simplificar a compreensão do conteúdo teórico do mesmo, o nome foi alterado para o que agora é apresentado ao caro leitor, o presente trabalho de grupo, surgiu-nos de uma reflexão sobre dois pontos que para nós urgem, no sentido de sabermos, compreendermos e também divulgarmos, a Importância da Sociologia na sociedade atual, bem como a sua aplicação e as origens da Sociologia em Portugal e dos diversos ramos dessa ciência, como a Sociologia Aplicada, que é o foco deste trabalho.

A institucionalização da sociologia no nosso país foi tardia, devido ao regime do Estado Novo e da sua fobia pelo desenvolvimento intelectual e cientifico, o que não condiz por exemplo, com o que se passou em Itália durante o regime de Mussolini com Vilfredo Pareto ou do Brasil de Getulio Vargas com Gilberto Freyre, que permitiram e incentivaram a prática da sociologia, embora que de forma controlada ao sabor dos seus interesses, Pareto conotava-se com o fascismo italiano, Gilberto Freyre por sua vez, estava era interessado na busca da identidade brasileira, consagrado com a sua obra-prima “Casa Grande e Senzala[1] na qual ilustra a formação do povo brasileiro como a mestiçagem do indígena, do português e do negro, o que agradava ao regime de Vargas por motivos ideológicos, por outras palavras o que se viu em Itália e Brasil, face à sociologia, não se verificou em Portugal, mais do que o porquê, interessa-nos saber quais as consequências disso, para os setores cientifico, académico e até económico no desenvolvimento nacional, visto entendermos a sociologia como uma ciência de suma importância num mundo em constantes mudanças.

Recorremos pois a dois textos, entre outros, para nos aprofundarmos nestas duas questões, do sociólogo Octávio Ianni, “A Sociologia e o Mundo Moderno” e do sociólogo Pedro Hespanha, com o artigo “Os custos e os benefícios da institucionalização tardia da sociologia em Portugal”.

2 – A Importância da Sociologia Hoje 

A sociologia não resolve propriamente dito, os males do mundo na emergência de uma nova sociedade, não é redentora ou panaceia de males e das incongruências sociais, não é detentora de respostas cabais prontas, pois não é uma ciência dedutiva, no entanto o conhecimento sociológico, dá ao homem comum, a consciencialização e a ideia libertadora do seu papel e do seu lugar na sociedade, podemos acrescentar a ideia de cidadania, que nasce do conhecimento sociológico.

A sociologia é numa ciência que com base empírica, tenta compreender as causas dos males sociais, e as consequências de erros políticos que podem repercutir no futuro[2], conseguindo compreender e explicar, o modo das pessoas, das instituições, das empresas e do próprio Estado se organizarem, tendo por isso, um compromisso com o mundo moderno.

É a ciência que nasceu da necessidade de se compreender a revolução tecnológica e económica, surgida da Revolução Industrial, com Augusto Comte, na sua formação, com Émile Durkheim na sua reformulação, e de Max Weber, Karl Marx entre outros, buscou respostas e apontou caminhos a seguir para um mundo melhor, pois o auge do capitalismo fez urgir no Século XIX, a busca de soluções, que conseguissem resolver problemas de desigualdade social, pobreza, exploração da classe trabalhadora, tendo se misturado teorias sociais, com filosofia social e ideias revolucionárias. A Igreja Católica também teve um papel ativo na formação de ideais político-sociais de cariz cristão, baseados no filosofo Saint Simon, um socialista utópico, a encíclica mais revolucionária da história da Igreja, “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII, teve um papel preponderante na criação do “Movimento Social Cristão”, e os seus valores e ideais cristãos e humanistas nela estampados, estão na base da fundação do  “Serviço Social”, na época entendido ainda como um mero assistencialismo, mas prática profissional que se socorre da sociologia para ter uma mais real apreensão do Homem em sociedade, e buscando na sociologia aplicada, os dados com os quais desenvolverá a sua praxis.

É com o mundo moderno que nasce a sociologia, depois da Revolução Francesa, da Revolução Agrícola e da Revolução Industrial, a nova sociedade, deixando de lado o modelo de uma sociedade agrícola, marcada por uma diferenciação de classes acentuada, entre nobreza, aristocracia, clero e a plebe; de um modelo de família alargada; de uma forte influencia na vida social política e cultural do clero e da teologia da Igreja; de poder patriarcal; de produção rudimentar, bem como de uma organização económica ainda  burguesa, mercantilista e colonialista, cai paulatinamente para uma mudança de paradigmas que colocaram o homem encurralado face ao desconhecido e a bruscas ruturas sociais, que foram desenvolvendo gradativa e inexoravelmente no caminho do progresso e fazendo nascer a emergência de um Homem novo, condição sine qua non para uma sociedade que dava à luz inevitável e irreversivelmente à modernidade.

Não obstante, já haviam surgido anteriormente, nos séculos XVIII e inicio do XIX, surgido ideias próximas de uma nova sociedade, ou por outras palavras, uma revolucionária forma de organização social, vindas da Filosofia em particular do Iluminismo e do despotismo esclarecido que inegavelmente trouxeram contributos epistemológicos inegáveis para as ciências sociais[3], influencia expressiva vinda de nomes sonantes da intelligentsia dessas correntes como Rousseau, Kante, Hegel, Goethe, Beethoven, Schiller, Adam Smith, Ricardo e Condorcet, entre outros, que tentaram introduzir no campo da Cultura, da Sociedade e da História os métodos já usados pela física e quimica; Mas esses pensadores e suas obras não estando acompanhadas da mudança alavancada da economia e da industria não surtiram efeito, se não o de ter sido semente para os pensadores posteriores.[4]

Foi nesse contexto que fez confundir mais tarde a sociologia com a filosofia social, esta ultima não sendo uma ciência, visto ser dedutiva, não é se não uma corrente do pensamento filosófico, que ao buscar as causas primeiras e os fins últimos limita-se a dar orientações éticas, morais e ideológicas no campo social.

Claro é que a sociologia, divide-se em correntes de pensamento, que vão desde o positivismo, ao marxismo, passando pelo funcionalismo, estruturalismo, fenomenologia, histórico entre outras tendências, mas todas estas se reduzem a três polarizações essenciais, sendo a causação funcional, a conexão de sentido e a contradição.

O princípio de um pensamento claramente cientifico que busque a causação funcional, está presente em Comte, Durkheim, Spencer, Parsons entre outros; o da conexão de sentido, está presente em Weber, Dilthey, Rickert, Toennies, Nisbet e outros; da contradição está Marx, Engels, Lenin, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Lukacs, Gramsci, Goldmann e outros.[5]

Mas não é só de história que devemos descrever aqui, as razões da importância da sociologia, como ciência, é fundamentalmente do seu objeto de estudo: O todo social no seu conjuntos, e o estudo das partes que se relacionam entre si e o compõem.

Há ainda os desafios da Revolução Social, das suas transformações, avanços e recuos na sociedade civil, trazem o nascimento de novas culturas, comportamentos, técnicas em metamorfoses relevantes para as mentalidades.

Há uma corrente da sociologia lida com a ideia de massa, composta de trabalhadores assalariados, de desempregados, é forte, colossal, mas necessita de regras de direção, pois se assim não fosse, ultrapassaria os limites do normal, e isso faz com que dependa da Elite, que é para as massas a referencia de conduta e objetivos.

Há uma segunda corrente da sociologia que lida com a ideia do Povo, a comunidade de cidadãos, que se organiza de forma associativa e participa do processo político, mas que segundo Stuart Mill e Tocqueville podem encaminhar-se para a tirania da maioria.

Outra corrente da sociologia lida com a ideia das Classes Sociais, da diversidade e desigualdades que há nas multidões, massa e povo.[6]

A sociologia revela-nos a faceta de compreendermos as diferentes dimensões do mundo moderno, com o uso de expressões como sociedade civil e Estado, racional e irracional, anomia e alienação, utopia e ideologia, revolução e contrarrevolução bem como cidadania, podendo com isso e para o efeito do exercício pleno dessa cidadania, no espaço público, em pensar, agir, participar e como o fazer ou não no mundo moderno, mas também fazendo antever que sem a sociologia, o mundo seria sem duvida um lugar obscuro e mais penoso. Obscuro pela falta da clarividência vindo da ciência social, e penoso pela falta de perspetivas e pelo o obscurantismo nos imporia.

Não se podem esquecer os processos e as estruturas interligadas da politica, da economia, da arte, da cultura, das relações laborais e interpessoais em sociedade em geral, bem como da conquista que elas trazem para romper desigualdades de classes, de género, de raça.

A sociologia tem vindo a ser não a redentora, mas a libertadora de mentalidades que outrora presas a uma compreensão mitológica do mundos e a uma submissão explicita e subalterna ao poder, não podiam saber sequer da possibilidade de sendo cidadãos participar e expressar livremente os seus anseios ideias, passou a ser agente de mudança, a ser coautor dos factos sociais, e com a liberdade adquiriu a consciência da cidadania.[7]

Nada disto seria possível sem a sociologia, ou talvez melhor das várias sociologias que se debruçam sobre objetos de estudo e problemas específicos, ampliando o campo de ação  do cidadão livre, numa sociedade moderna.

3 – O Que Faz a Sociologia Aplicada

Sociologia Aplicada, como o nome indica é o uso da sociologia, como uma ciência auxiliar, na busca da compreensão e solução de problemas, da micro sociologia como as relações familiares, à macro sociologia como a criminalidade ou a poluição, com o fim de dar respostas plausíveis a esses problemas sociais.[8]

Michale Burawoy, presidente da ASA American Sociological Association, define a sociologia aplicada do seguinte modo: "A sociologia aplicada promove e informa o debate público sobre questões como, as desigualdades de classes, discriminação racial, de novos regimes de género, a degradação ambiental, o multiculturalismo, revoluções tecnológicas, o fundamentalismo do mercado e a violência de diferentes formas como a civil e a estatal." [9]

É a Sociologia para além dos limites da academia, é uma abordagem sociológica que se envolve com um público vasto e visa o debate, o estudo feito por métodos empíricos, como a amostragem e estatísticas, com as quais vai auxiliar a aplicação de politicas em setores diversos, como serviço social, educação, recursos humanos, combate ao racismo e pobreza, bem como o auxilio na gestão de problemas específicos de empresas publicas e privadas.

A maioria dos sociólogos trabalha em colégios e universidades, partilhando o conhecimento sociológico aos seus alunos, por outro lado na sociologia aplicada, têm uma variedade de campos de trabalho, desde o aconselhamento, o marketing, a investigação, o trabalho de campo como a intervenção em serviço social e projectos dessa natureza, enfim numa variedade de áreas da sociedade, que vão da saúde à criminalidade, passando pela compreensão de comportamentos desviantes como toxicodependência, os índices e razões do divórcio, violência doméstica, o racismo entre tantos outros factos sociais, que merecem ser investigados e para os quais se buscam respostas que possam definir políticas de prevenção ou mesmo de uma possível solução.[10]

A mais simbólica e primeira tentativa e bem sucedida da sociologia aplicada, foi nos Estados Unidos com a criação da Nacional Association for the Advancement of Colored People em 1909.[11]

4 – O Nascimento da Sociologia Portuguesa

Tendo em conta a importância da Sociologia no mundo moderno, e da função da Sociologia Aplicada para os diversos setores cientifico, cultural e político, resta-nos a resposta à questão histórica, porque é que demorou tanto e quais as consequências do atraso em instituir a sociologia em Portugal?

Debaixo de uma ditadura, que para as ideias fora feroz, não deixou margem para um desenvolvimento das ciências sociais e em particular a sociologia,[12] mas foi ainda antes do 25 de Abril de 1974, que um setor intelectual, emergia na sociedade portuguesa com ideias europeístas, e que ansiosas por reformas, fez então surgir a emergência das ciências sociais em Portugal como fator do desenvolvimento.

Após a revolução há uma explosão das ciências sociais, como a sociologia, antropologia social, ciências da educação, entre outras, tendo sido criadas várias licenciaturas, centros de pesquisa nas universidades, associações cientificas, organizações profissionais, publicações de livros e revistas, há uma amplo e fecundo interesse pelas ciências sociais, fazem-se congressos, conferências.

Mas é injusto falar-se do surgimento da sociologia em Portugal, sem se falar da contribuição dada por Teófilo Braga, que para além de ter sido presidente da República foi também um pensador, é o principal precursor do positivismo em terras lusas, ainda nos fins do século XIX.[13] E a I República teve influência do positivismo comteano, porém a Sociologia não teve espaço para implantar as reformas necessárias que conduzissem à mudança e ao progresso, pelo que a sociologia da época não fez mais que simples teorizações, faltando ao desenvolvimento de estudos empíricos, perdendo o apoio e tendo sido vista como suporte de ideias socialistas, pelo que caiu em esquecimento com o golpe de 28 de maio.

Outra corrente houve, de reformismo de La Play, surgindo na Sociedade Portuguesa de Geografia através de conferências sobre “Reformas Sociais”, em 1909 Léon Poisard um sociólogo francês da mesma escola de La Play, veio a Portugal e fez um estudo baseado em questionários, e o resultado foi publicado um ano depois, onde se assinalava erros estruturais da sociedade portuguesa, vindos de muito tempo atrás, e continuados, acrescentava ainda que a organização das classes sociais e famílias não permitia o desenvolvimento do país no caminho do desenvolvimento.[14]

Sé em 1918 surge a SPCS Sociedade Portuguesa de Ciências Sociais, no Porto, que conseguiu editar durante um ano um boletim científico e diversas monografias, encerrando em 1919.

A ditadura do Estado Novo desde 28 de maio de 1926, não deu espaço em Portugal à sociologia, no entanto foi na escola playsiana, que surgiu nos anos 30 a organização de cursos de Serviço Social e de enfermagem, tendo sido criados novos institutos ligados à Igreja Católica.

Foi criada em 1935 o ISSSL Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, pelo Cardeal Cerejeira, dois anos mais tarde surge em Coimbra da iniciativa do filantropo Bissaya Barreto a ENS Escola Normal Social, que viria a ser o ISSSC Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, esses cursos eram ministrados à luz da doutrina social da Igreja, bem como da caridade cristã, havia no entanto sido criado em 1906 o ISEU Instituto Superior de Estudos Ultramarinos que veio a se transformar no ISCSPU Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Ultramarinas. mais que isso não era possível, pois a Ditadura desconfiava dos sociólogos e detestava qualquer teorização social.

Nos anos 60, como já atrás foi dito, a classe burguesa dominante, e um certo setor progressista do regime, entendia que deveriam haver mudanças, que permitissem a Portugal deixar para trás o atraso estrutural e social que nos distanciava do resto da Europa e dos países desenvolvidos, mas também porque o modelo corporativista estava desacreditado, não tendo conseguido se instituir como alternativa de organização e desenvolvimento social, até porque estava ao serviço de interesses político-ideológicas de uma corrente do pensamento que fora vencida na II Guerra Mundial, e também de um colonialismo mundialmente criticado, que punha em cheque a credibilidade e o desenvolvimento português. Esse setor da sociedade representava também o que já era a preocupação de toda a sociedade portuguesa, buscou-se então conhecimentos especializados na área social e surgiram institutos e cursos que ministravam disciplinas como sociologia, fundado o IESE Instituto de Estudos Superiores de Évora e a revista “Análise Social, mas ainda não suficientemente capazes de fazer surtir a consciência da importância da sociologia como ciência fulcral para o desenvolvimento da sociedade, da cultura e da economia nacionais. Somente com a Liberdade conquistada no 25 de Abril, o campo da sociologia se abriu em Portugal no que toca ao seu ensino e também à investigação cientifica.

Boaventura de Sousa Santos disse certa vez: “A tradição sociológica em Portugal tem alguma especificidade. Dominou durante muito tempo uma postura crítica. Em dois momentos, porém, muito diferentes entre si, o compromisso orgânico pretendeu tomar a dianteira: o primeiro foi durante a crise revolucionária do 25 de Abril, o segundo, nos últimos quatro anos, em resultado de uma certa modernização e também de uma certa governamentalização das práticas sociais e institucionais, ambas impulsionadas pela integração de Portugal na CEE”. (...) “Os desafios que nos são colocados exigem de nós que saiamos deste pêndulo. Nem guiar nem servir,. Em vez de distância critica, proximidade critica. Em vez de compromisso orgânico, o envolvimento livre. Uma objetividade feita de independência, e não de neutralidade”.[15]

5 - Conclusão

O presente trabalho trata do nascimento da sociologia, os vários problemas que aborda e com é que esta disciplina surgiu em Portugal. Como se pode analisar, a sociologia teve um grande impacto na historia da sociedade, foi a partir desta disciplina que se começou a entender os fenómenos sociais como a pobreza, a desigualdade social, a exploração da classe trabalhadora.

Contudo após um trabalho ardo por parte dos sociólogos e o facto de o querer fazer compreender o que era a sociologia, esta veio confundir-se com a filosofia social por terem objetivos idênticos, todavia a filosofia social é uma ciência por ser dedutiva e a sociologia divide-se em correntes de pensamento que tem por fim ultimo explicar o pensamento científico.

A sociologia aplicada é um ramo da sociologia, esta disciplina veio como resposta para os problemas e paradigmas apresentados pela própria sociologia. Isto quer dizer que a sociologia aplicada estuda de vários modos todos os problemas, como por exemplo, o trabalho de campo para fim de dar resposta aos problemas sociais, o marketing, a investigação, entre outros.

No entanto, em Portugal tardou a se instituir a sociologia, o que poderá ter comprometido o desenvolvimento de uma inteligentzia portuguesa, com caráter cientifico próprio, fundamentalmente verificaram-se duas correntes que tentaram implementar os estudos sociais e sociológicos em Portugal, a corrente positivista e a playsiana, que no inicio do século chegaram a fundar institutos, lançamento de boletins, monografias, conferencias mas havia ficado pelo plano teórico, deixando de lado o empirismo, e nos anos 30 a 40 iniciaram timidamente os estudos sociais pelo Serviço Social.

Toda via, foi com o 25 de Abril que se deu o arranque, da sociologia tanto no que se refere ao ensino como ao estudo científico.

Andréia Capucho
Filipe de Freitas Leal
Sandra Franco
Junho de 2011.



6 – Autores Citados e Bibliografia

Autores Citados

Pedro Hespanha, Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sendo Professor na mesma universidade. É um dos Fundadores e investigadores do CES Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, tendo se especializado em Sociologia Rural e Urbana e em Políticas Sociais.Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Hespanha é atualmente docente na mesma universidade. Membro fundador e investigador permanente do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, é especialista em Sociologia Rural e Urbana e em Políticas Sociais.

Octávio Ianni, (1926-2004) Nasceu em Itu – São Paulo, Brasil, formou-se em ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em 1954. Logo após a formatura, integrou o corpo de assistentes da Faculdade, na cadeira de Sociologia I, da qual Florestan Fernandes era o titular: Foi considerado um dos maiores sociólogos brasileiros, seu ultimo livro foi  “A Sociedade Global” (1992) pois dedicou os seus últimos anos ao estudo da globalização.

Bibliografia

HESPANHA, Pedro (1996) “Os custos e os benefícios da institucionalização tardia da sociologia em Portugal”, Coimbra, Oficina do CES Centro de Estudos Sociais, pp. 1 (ver anexo)
HENSLIN, James M. (2005) “Sociology – A down-to-Earth pproach”, Boston, Pearson.
IANNI, Octávio. (1989) “A Sociologia e o mundo moderno”. Tempo Social; Revista de Sociologia, São Paulo, USP, 1(1): 7-27.
Infopédia, FREYRE, Gilberto [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-06-19].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/$gilberto-freyre>.


[1] Gilberto Freyre. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-06-19].
 Disponível na www: .
[2] VV.AA (2007) “Sociologia”, Curitiba, SEED Secretaria de Estado da Educação
[3] IANNI, Octavio. (1989) “A Sociologia e o mundo moderno”. Tempo Social; Revista de Sociologia, São Paulo, USP, 1(1): 7-27, 1º semestre. 1989. Pp. 2
[4] Ibidem, pp. 3
[5] IANNI, Octavio. (1989) “A Sociologia e o mundo moderno”. Tempo Social; Revista de Sociologia, São Paulo, USP, 1(1): 7-27, 1º semestre. 1989. Pp. 2
[6] Ibidem, Pp. 6
[7] Ibidem, Pp. 9
[8] HENSLIN, James M. (2005) “Sociology – A down-to-Earth aproach”, Boston, Pearson. Pp. 21
Public Sociology [Consult. em 19/06/2011].
[10] HENSLIN, James M. (2005) “Sociology – A down-to-Earth aproach”, Boston, Pearson. Pp. 22
[11] Ibidem.. Pp. 21
[12] HESPANHA, Pedro (1996) “Os custos e os benefícios da institucionalização tardia da sociologia em Portugal”, Coimbra, Oficina do CES Centro de Estudos Sociais, pp. 1 (ver anexo)
[13] Ibidem, Pp. 3
[14] Ibidem, Pp. 7
[15] HESPANHA, Pedro (1996) “Os custos e os benefícios da institucionalização tardia da sociologia em Portugal”, Coimbra, Oficina do CES Centro de Estudos Sociais.

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

5º Congresso Nacional do Idoso

Realiza-se em Lisboa no CCL Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL),  o 5º Congresso Nacional do Idoso, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho, com a parceria das Faculdades de Medicina tanto da Universidade de Coimbra UC bem como da Universidade Nova de Lisboa UNL, realizam este evento, com os seguintes objetivos:
Debater, sensibilizar e aprofundar juntos aos profissionais, desde os "Trabalhadores Sociais" passando pelos médicos, e empresários de IPSS Institutos Particulares de Serviço Social, mas também sensibilizar a população jovem para o tema, e a realidade da população idosa que sofre de depressão devido ao ostracismo a que é votada,
Serão abordados temas tais como:
·    Cuidados de Saúde (Hipertensão, Insuficiência cardíaca, diabetes, Osteoporose, DPOC entre outros)
·    Cuidados Paliativos (Diferenças tipologicas do doente idoso, testamento vital, cuidados paliativos)
·    Qualidade de Vida (Promover a esperança do idoso, os maus tratos, o abandono)
·    Psicologia do Idoso (A depressão no Idoso, Perturbações do sono, isolamento)

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

sábado, 11 de junho de 2011

Dia Mundial do Dador de Sangue

Antes de tudo, dar Sangue é um gesto solidário de amor ao próximo, é simples e indolor.  
Dias 14 e 15 de Junho, comemora-se o "Dia Mundial do Dador de Sangue", cujas celebrações da campanha de 2011 tem o lema: "Mais sangue, mais vida", e é na Argentina que é sediada a campanha que tem como objetivo, sensibilizar mais pessoas em todo o Mundo a darem sangue, promovendo assim a vida de todos aqueles que necessitam.
Para além da recolha normal de sangue, pode-se fazer a dádiva em plaquetas, também muito necessária, o nosso sangue é um composto de "eritrócitos" ou glóbulos vermelhos, "leucócitos" ou glóbulos brancos, plasma e plaquetas, que podem ser colhidas num processo denominado de "aferese" cuja etimologia significa SepararO IPO de Lisboa vai assinalar as comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue com horário alargado de dádiva que vai de 14 a 15h de Junho. Seja Diferente! Dê sangue!
Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Modelo Sistémico na Intervenção Social

1. Introdução

A metodologia tem no Serviço Social segundo Maria José Núncio (2010; 113,114) a importância de criar um corpo sistemático de práticas, que visam compreender a realidade dos problemas do sistema cliente, das circunstâncias sociais envolventes, visando também a teorização, que uma vez posta em prática é analisada de forma crítica com o objetivo de corrigir e redefinir métodos para uma nova teorização atualizada.


Os métodos clássicos são o “Serviço Social de Casos”, o “Serviço Social de Grupos” e o “Serviço Social de Comunidades”, cujas metodologias visam em comum, a eliminação de obstáculos, a libertação de recursos e potenciar capacidades (NÚNCIO, 2010: 114) que indo, do indivíduo até à sociedade, obtêm-se os três tipos de metodologias, que evoluíram em dois diferentes enfoques, um de cariz psicológico e outro comunitário, (Caparroz, 1997) centrando-se o primeiro nos indivíduos, suas relações com outros grupos e a satisfação de suas necessidades, o segundo enfoque centra-se nas relações na relação com grupos e/ou relações comunitárias do sistema cliente.

O Serviço Social de Casos, que está na génese do Serviço Social, desde os primórdios do próprio Serviço Social (Viscarret, 2007:38), mas que tem vindo a ser muito desenvolvido nos anos 50, (Núncio, 2010: 115), defendia uma metodologia casuística (cada caso é um caso) e personalista (centrado na pessoa e no seu contexto), cuja metodologia era ajudar o cliente a ajudar na solução do seu problema, mas também conhecer e melhorar a situação do individuo no aspeto social e familiar, combatendo a exclusão social como a pobreza, toxicodependência, desemprego, carências habitacionais, insucesso escolar, maus tratos, violência doméstica, delinquência, abandono e discriminação (Garcia, 2004:424).

O Serviço Social de Grupos, visa a solução dos problemas do indivíduo num contexto de grupo, visando também o interesse social global, esta metodologia só começou a ser desenvolvida a partir de 1930, compreendendo que os grupos podem ajudar as pessoas nos seus problemas, através da participação do cliente nos grupos e comunidades, dando um sentido à vida, incentivando o cliente adquirindo competências sociais e motivações, sendo que o Serviço Social de Grupos centra-se em métodos psicoterapêuticos e socioeducativos (Garcia, 2004: 433), com o objetivo de combater o isolamento, exclusão, reabilitação, aprendizagem, orientação e informação.

O Serviço Social de Comunidades, desenvolveu-se a partir da segunda metade do Século XX, mas tendo sido idealizado em 1939 (Moix, 1991) muito apoiado pela ONU com o objetivo de promover políticas sociais e melhoria das condições de vida em países subdesenvolvidos.

2. Os Métodos Integrados no Serviço Social

Os métodos de caso, grupo e comunidades, atrás referidos, distinguiam-se pela especificidade do cliente ou clientes, mas que a partir dos anos 60 do século XX, desenvolveu-se um método unificador dos métodos de Casos, Grupos e Comunidades, nascendo assim um método integrador no Serviço Social segundo Maria José Núncio (2010:126) com o foco no conceito da intervenção, para que se conseguisse dar melhor resposta em função dos problemas concretos.

O método integrador, almeja portanto, a solução dos problemas de forma entrecruzada, do cliente, família, grupo e comunidade, partindo do microssocial para o macrossocial (Núncio, 2010:127), tornando-se muito mais adequado para o trabalhador social, mas recebendo a oposição dos conservadores do serviço social, que obstavam as implicações de um método na realidade era integrador e agente promotor de mudança, englobava “o que fazer” e o “como fazer”. Mas surgiu assim a necessidade de definir modelos de intervenção no Serviço Social.

3. Os Modelos de Intervenção

Segundo Maria José Núncio (2010:127) o método integrado de Intervenção em Serviço Social, está associado ao desenvolvimento teórico do conceito de Modelos de Intervenção, que se desenvolveu a partir dos anos 70 do século passado, abrangendo as componentes teórica, metodológica, filosófica e funcional, mas não sendo exclusivamente direcionada ao cliente, como nos métodos clássicos. (Hill, 1986) e os modelos visam estudar, planear e determinar a ação a implementar, os objetivos almejados, bem como os métodos e as técnicas necessárias para atingir esse fim, (Núncio, 2010:128), sendo os principais modelos de intervenção no Serviço Social os seguintes: Modelo Psicossocial, que utiliza uma síntese de conhecimentos científicos da psiquiatria, da psicanálise, da psicologia social e da sociologia, mas que abarca os aspetos sociais, económicos, físicos, psicológicos e até emocionais, que envolvem o processo e o problema; o Modelo de Modificação de Conduta, baseado nos princípios do “Behaviorismo” e da teoria da “aprendizagem”, centrado no problema/comportamento; o Modelo Sistémico, por sua vez encara os fenómenos, não de forma individual ou de causa e efeito, mas sim numa perspetiva de análise “totalizadora”, que engloba além dos fatores acima referidos, os aspetos materiais, culturais e de relacionamento, (Núncio, 2010: 132); o quarto e ultimo modelo é o Modelo de Intervenção em Crise, com fortes raízes na Psicologia, Psiquiatria e Psicologia Social, sendo que a crise é provocada por um acontecimento de grandes proporções que afeta a estabilidade social e a dos indivíduos, podendo estar relacionadas com catástrofes, ruturas emocionais, perdas materiais entre outros acontecimentos traumatizantes, este modelo é centrado no “apoio à vitima” baseado na proteção, aceitação, valorização e na promoção, (Nelson, 1980).

4. O Modelo Sistémico o que é?

O Modelo Sistémico no Serviço Social, é um modelo de Intervenção em que o Trabalhador Social tenta promover a mudança, não de uma forma pura e simplesmente assistencialista ou linear, mas de uma forma integradora e circular, onde é envolvida toda a componente socioeconómica, psicológica, cultural, familiar e interpessoal do cliente.

O Modelo Sistémico, é o mais utilizado pela SCML – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e em Instituições como a Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão (CMRA), conforme refere o site daquela instituição.

A gravura na página anterior, é o exemplo da aplicação do Modelo Sistémico, num Centro de Medicina de Reabilitação, onde se afirma que um sistema é um conjunto de elementos em interação dinâmica, organizados e com um objetivo definido.

Por aferição, posso deduzir que temos pois no Modelo Sistémico, como o próprio nome indica, um sistema de interação global, de todos os aspetos e interdependências da vida do cliente, não sendo por acaso que algumas instituições de Solidariedade Social, como a CMRA e os seus/as suas assistentes sociais utilizam o modelo Sistémico como a sua praxis profissional, ou por outras palavras trata-se de um Serviço Social Moderno voltado para uma metodologia epistemológica, rompido que está o passado do assistencialismo, e consolidados os valores de uma Ação Social baseada no estudo científico e no rigor da sua da ação humanista e integradora.

5. Conclusão

A dimensão Teórica da Modelo Sistémico
 – Deixa de encarar o problema, como algo individual, defende uma relação de causalidade circular na compreensão dos problemas, tendo em conta todos os fatores envolventes da vida do cliente seja o indivíduo, o grupo ou a comunidade.

A dimensão Metodológica
 – Centra-se na entrevista sistémica, na neutralidade do trabalhador social e na circularidade da analise do grupo, sendo que aí o processo de ajuda, é baseado não no conflito individual, mas sim só é possível a intervenção quando se deteta o conflito de uma relação.

A dimensão Filosófica
 – A filosofia deste modelo é a reintegração do cliente de forma a que um dos elementos da relação que sofra uma mudança, irá afetar positivamente todo o grupo, quantos mais elementos forem sendo modificados mais efetiva será a transformação da realidade do conjunto.

A dimensão Funcional
 – Tendo sido feita a análise circular do problema por todos as interdependências relacionadas entre si, o Trabalhador social desenvolve hipóteses para a solução do problema tendo em vista induzir à mudança. A mudança por sua vez, ocorre no todo e não numa das partes, sendo deste modo mais eficaz uma mudança global que uma pequena mudança parcial.
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Bibliografia Consultada:
Núncio, Mª. José (2010) Introdução ao Serviço Social – História, Teoria e Métodos, Lisboa, ISCSP.
Carmo, Hermano (2002) Intervenção Social com grupos, Lisboa, Universidade Aberta.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

Trabalho de Campo em Sociologia Aplicada

O Trabalho de Campo, é uma ferramenta importante na didática da Sociologia Aplicada, onde pomos em prática a nossa capacidade de análise e observação de realidade social, humana, urbana e cultural de todo o conjunto circundante, ou por outras palavras é estudar na prática o que se aprendeu na teoria, é apreender o conjunto da realidade e aspetos sociais, que fazem parte de um todo sociológico.
O estudo de Campo realizado no fim de tarde de 3 de junho de 2011, com a turma do Primeiro Ano de Serviço Social – Pós Laboral do ISCSP-UTL, e na companhia da Professora Doutora Sónia Frias e do Professor Doutor João Cruz, desenvolveu-se na zona envolvente que ia da Avenida da Liberdade, passando pelo Rossio, pelo Largo de São Domingos onde se aglomeram vários imigrantes de diferentes comunidades, para um ponto de encontro, passando também pelo Martim Moniz e culminando na Mouraria.
Análise da Observação
O trabalho de campo consistiu na realização da observação em grupo, (no total 10 pessoas, 8 alunos (as) e dois docentes, já acima referidos), desenvolvido na área geográfica que vai da Avenida da Liberdade até ao Martim Moniz, como objetivo a observação da realidade, como material o papel e a caneta e muita atenção, sobretudo atenção às pessoas, à urbanização e à cultura que de daí se origina e nos circunda constantemente.
Por outras palavras foi o primeiro contacto com a prática da Sociologia Aplicada, vivendo na rua e na observação o que já havia sido ensinado em sala de aula.

As Pessoas
Numa primeira impressão viam-se os turistas na Rua das Portas de Santo Antão, a beber ginjinhas, esplanadas repletas de comensais tranquilos, olhares apáticos como se o Mundo fosse o que realmente cada um sente em si, filas para ir ao Teatro, casais de mãos dadas, roupas de marca, sorrisos, crianças, tudo isso dava-nos a ilusão de um mundo à parte, tranquilo, sereno, alegre. Mas destoava com o que mesmo ao lado se via outro mundo outra realidade.
Uma Romena a vender o “Borda-d’água”, pensos e talvez algo mais, mais adiante um Mendigo alcoolizado consumindo vinho em embalagem da Tetra-pack.
No Rossio viam-se os “tesos” a protestar contra o FMI, no largo de São Domingos, lá estavam os “okupas” à procura de público para a assistência, tapavam com a presença o memorial às vítimas do Pogrom de Lisboa em 1506, página triste da nossa história trágica em que a intolerância e o preconceito eram o “pão-nosso de cada dia”.
Africanos viam-se tranquilos, dialogando entre si, num mundo só seu, como se fossemos todos transparentes, como se não nos quiséssemos ver uns aos outros, talvez até alguns sejam assim, não querer ver que o outro está mesmo ao nosso lado, que fazemos parte do mesmo mundo, mas enfim continuavam lá, reunidos à mistura com turistas, no Rossio via-se a banca de jornais e revistas dos indianos.
Mas as ruas não são todas do mesmo nome, da mesma maneira que parecem ser até de países e de mundos diferentes, sente-se o cheiro nas ruas e quase que se pode perceber onde é uma casa portuguesa, onde é africana e onde é Bengali só pelo cheiro da cozinha que de lá se sente, sim muitos bengalis, e restaurantes de comida típica do Bangladesh, pessoas sorridentes, pessoas iguais e diferentes, mas sobretudo o respeito é acima de tudo o que mais impressiona. O respeito é o que nos marca, são todos diferentes, somos todos iguais numa cidade que já não é só nossa, é sim de todos nós.
Pelas ruelas da Mouraria as donas de casa já idosas, punham a porta o saco de lixo de um dia de lida, corpos cansados, olhares cansados, serenos, pesados, nas mesmas ruelas a comunidade africana marca a presença com o som, marca-nos a atenção que destoa na cor e no tom, tão curiosos como nós, tão atentos, tanta era a vontade de ser aceites, e também de nos aceitar-mos mutuamente, sorrisos abertos, vozes sonantes, África, aliás era o “Cabaz de África dos PALOP” comida apimentada
O fator urbano
O aspeto urbano é variado, da Avenida da Liberdade como uma grande metrópole desenvolvida e a beleza dos seus passeios e edifícios dos séculos XIX e XX, o Hotel Palace com a sua exuberância, os Restauradores, sensivelmente bem cuidado e limpo
No Martim Moniz e na Mouraria, viam-se grafittis, um dos grafittis estava escrito "Okupas", em algumas janelas viam-se anuncios para alugar quartos, nas paredes cartazes a informar que "Gatinho Perdeu-se", os apartamentos do rés do chão tinham portas baixas, verdes e davam diretamente para a cozinha, onde uma familia com a porta aberta podia ser vista na hora do jantar, com os filhos pequenos.
O espaço urbano em alguns locais é degradado, vandalizado, janelas com vidros partidos, casas devolutas com tijolos nas portas e janelas, ruas estreitas, tipicamente de uma Lisboa cada vez mais velha no tempo, onde se entre-cruzam dois mundos, várias culturas, história, tempos, VIDAS!
Uma cidade com várias realidades, com várias culturas.


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

 
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