Ha ainda nos túneis de Gaza, um numero estimado em 136 reféns israelitas e judeus sequestrados no fatídico dia dos massacres de 07/10/23.
Solidariedade é a essencia da Justiça Social
Para que uma sociedade se desenvolva em justiça social é fundamental a cultura da solidariedade.
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Sociologia para o Mundo Atual
A sociologia é numa ciência que tenta compreender as causas dos males sociais, e visa dar as respostas adequadas, para a implementação de políticas pública, tendo por isso, um compromisso com o mundo moderno..
quinta-feira, novembro 12, 2015
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
1 - Durante a ditadura militar argentina, tinha sido proibida a realização de
todo e qualquer ato público nas cidades. Por conseguinte, escolheu-se uma
paragem isolada, conhecida como Punta de Vacas, perto da fronteira entre o
Chile e a Argentina. Desde muito cedo as autoridades controlaram as rotas de
acesso. Distinguiam-se ninhos de metralhadoras, veículos militares e homens
armados. Para aceder ao local era necessário exibir documentação e dados
pessoais, o que criou alguns conflitos com a Imprensa internacional. Num
magnífico cenário de montes nevados, Silo começou a sua alocução perante um
auditório de duzentas pessoas. O dia era frio e soalheiro. Por volta das 12h.
tudo tinha acabado.
2 - Esta é a primeira intervenção pública de
Silo. Com uma envolvente mais ou menos poética, explica-se que o conhecimento
mais importante para a vida(“a
real sabedoria”) não coincide com o conhecimento de livros, de leis universais,
etc., mas sim que é uma questão de experiência pessoal, íntima.O conhecimento mais importante para a
vida está referido à compreensão do sofrimento e à sua superação.
Em seguida, expõe-se uma tese muito simples,
em várias partes: 1. Começa-se por distinguir entre a dor física e os seus
derivados, sustentando que podem retroceder graças ao avanço da ciência e da
justiça, à diferença do sofrimento mental que não pode ser eliminado por elas;
2. Sofre-se por três vias: a da percepção, a da recordação e a da imaginação;
3. O sofrimento denuncia um estado de violência; 4. A violência tem como raiz o
desejo; 5. O desejo tem diferentes graus e formas. Atendendo a isto (“pela
meditação interna), pode-se progredir. Assim: 6. O desejo (“quanto mais
grosseiros são os desejos”) motiva a violência, que não fica no interior das
pessoas, antes contamina o meio de relação; 7. Observam-se diferentes formas de
violência e não somente a primária, que é a violência física; 8. É necessário
contar com uma conduta simples que oriente a vida (“cumpre com mandamentos
simples”): aprender a levar a paz, a alegria e sobretudo a esperança.
Conclusão: a ciência e a justiça são
necessárias para vencer a dor na espécie humana. A superação dos desejos
primitivos é imprescindível para vencer o sofrimento mental. Se vieste escutar
um homem de quem se supõe que transmite a sabedoria, enganaste-te no caminho,
porque a real sabedoria não se transmite por meio de livros nem de arengas; a
real sabedoria está no fundo da tua consciência como o amor verdadeiro está no
fundo do teu coração.
Se
vieste empurrado pelos caluniadores e os hipócritas para escutar este homem, a
fim de que o que escutas te sirva depois como argumento contra ele,
enganaste-te no caminho, porque este homem não está aqui para te pedir nada,
nem para te usar, porque não precisa de ti.
Escutas um homem desconhecedor das leis que regem o Universo, desconhecedor
das leis da História, ignorante das relações que regem os povos.
Este homem dirige-se à tua consciência a muita distância das cidades e das
suas ambições enfermas. Lá nas cidades, onde cada dia é um afã truncado pela
morte, onde ao amor sucede o ódio, onde ao perdão sucede a vingança; lá nas
cidades dos homens ricos e pobres; lá nos imensos campos dos homens, pousou um
manto de sofrimento e de tristeza.
Sofres quando a dor morde o teu corpo. Sofres quando a fome se apodera do
teu corpo. Mas não sofres só pela dor imediata do teu corpo, pela fome do teu
corpo. Sofres também pelas consequências das enfermidades do teu corpo.
Deves distinguir dois tipos de sofrimento. Há um sofrimento que se produz
em ti mercê da doença (e esse sofrimento pode retroceder graças ao avanço da
ciência, assim como a fome pode retroceder, mas graças ao império da justiça). Há
outro tipo de sofrimento que não depende da doença do teu corpo, mas que deriva
dela: se estás impedido, se não podes ver, ou se não ouves, sofres; mas ainda
que este sofrimento derive do corpo, ou das doenças do teu corpo, tal
sofrimento é da tua mente.
Há um tipo de sofrimento que não pode retroceder face ao avanço da ciência
nem face ao avanço da justiça. Esse tipo de sofrimento, que é estritamente da
tua mente, retrocede face à fé, face à alegria de viver, face ao amor. Deves
saber que este sofrimento está sempre baseado na violência que há na tua própria
consciência. Sofres porque temes perder o que tens, ou pelo que já perdeste, ou
pelo que desesperas alcançar. Sofres porque não tens, ou porque sentes temor em
geral... Eis os grandes inimigos do homem: o temor à doença, o temor à pobreza,
o temor à morte, o temor à solidão. Todos estes são sofrimentos próprios da tua
mente; todos eles denunciam a violência interna, a violência que há na tua
mente. Repara que essa violência deriva sempre do desejo.Quanto
mais violento é um homem, mais grosseiros são os seus desejos.
Gostaria de te propor uma história que aconteceu há muito tempo.
Existiu um viajante que teve que fazer uma longa travessia. Então, atou o
seu animal a uma carroça e empreendeu uma longa marcha rumo a um longínquo
destino e com um limite fixo de tempo. Ao animal chamou-lhe Necessidade, à
carroça Desejo, a uma roda chamou-lhe Prazer e à outra.
Dor. Assim então, o viajante levava a sua carroça para a direita e para a
esquerda, mas sempre rumo ao seu destino. Quanto mais velozmente andava a carroça,
mais rapidamente se moviam as rodas do Prazer e da Dor, ligadas como estavam
pelo mesmo eixo e transportando como estavam a carroça do Desejo. Como a viagem
era muito longa, o nosso viajante aborrecia-se. Decidiu então decorá-la,
ornamentá-la com muitas belezas, e assim foi fazendo. Porém, quanto mais
embelezou a carroça do Desejo mais pesado se tornou para a Necessidade. De tal
maneira que nas curvas e nas encostas empinadas, o pobre animal desfalecia, não
podendo arrastar a carroça do Desejo. Nos caminhos arenosos as rodas do Prazer
e do Sofrimento enterravam-se no solo. Assim, desesperou um dia o viajante
porque era muito longo o caminho e estava muito longe do seu destino. Decidiu
meditar sobre o problema nessa noite e, ao fazê-lo, escutou o relincho do seu
velho amigo. Compreendendo a mensagem, na manhã seguinte desbaratou a
ornamentação da carroça, aliviou-a dos seus pesos e muito cedo levou o seu
animal a trote, avançando rumo ao seu destino. No entanto, tinha perdido um
tempo que já era irrecuperável. Na noite seguinte, voltou a meditar e
compreendeu, por um novo aviso do seu amigo, que tinha agora de acometer uma
tarefa duplamente difícil porque significava o seu desprendimento. Muito de
madrugada, sacrificou a carroça do Desejo. É certo que ao fazê-lo perdeu a roda
do Prazer, mas com ela também a roda do Sofrimento. Montou o animal da
Necessidade e, em cima do seu lombo, meteu-se a galope pelas verdes pradarias
até chegar ao seu destino.
Repara como o desejo te pode encurralar. Há desejos de diferente qualidade.
Há desejos mais grosseiros e há desejos mais elevados. Eleva o desejo, supera o
desejo, purifica o desejo, que haverás certamente de sacrificar com isso a roda
do prazer, mas também a roda do sofrimento.
A violência no homem, movida pelos desejos, não fica só como doença na sua
consciência, antes actua no mundo dos outros homens, exercitando-se com o resto
das pessoas. Não creias que falo de violência referindo-me apenas ao facto armado
da guerra, em que uns homens destroçam outros homens. Essa é uma forma de
violência física. Há uma violência económica: a violência económica é aquela
que te faz explorar outro; a violência económica dá-se quando roubas outro,
quando já não és irmão do outro, mas sim ave de rapina para o teu irmão. Há,
além disso, uma violência racial: achas que não exercitas a violência quando
persegues outro que é de uma raça diferente da tua, achas que não exerces
violência quando o difamas por ser de uma raça diferente da tua? Há uma
violência religiosa: achas que não exercitas a violência quando não dás
trabalho, ou fechas as portas, ou despedes alguém, por não ser da tua mesma
religião? Achas que não é violência cercar aquele que não comunga os teus
princípios por meio da difamação; cercá-lo na sua família, cercá-lo entre a sua
gente querida, porque não comunga a tua religião? Há outras formas de violência
que são as impostas pela moral filisteia.Tu queres impor a tua forma de vida a
outro, tu deves impor a tua vocação a outro... mas quem te disse que
és um exemplo que se deve seguir?Quem
te disse que podes impor uma forma de vida porque a ti te apraz? Onde
está o molde e onde está o tipo para que tu o imponhas?... Eis outra forma de
violência. Só podes acabar com a violência em ti e nos outros e no mundo que te
rodeia pela fé interior e pela meditação interior. Não há falsas portas para
acabar com a violência. Este mundo está prestes a explodir e não há forma de
acabar com a violência! Não procures falsas portas! Não há política que possa
solucionar este afã de violência enlouquecido.Não há
partido nem movimento no planeta que possa acabar com a violência no mundo...
Dizem-me que os jovens em diferente latitudes estão a procurar falsas portas
para sair da violência e do sofrimento interior. Procuram a droga como solução.
Não procures falsas portas para acabar com a violência.
Irmão meu: cumpre com mandamentos simples, como são simples estas pedras e
esta neve e este sol que nos bendiz. Leva a paz em ti e leva-a aos outros. Irmão
meu: além, na História, está o ser humano mostrando o rosto do sofrimento, olha
esse rosto do sofrimento... mas recorda que é necessário seguir adiante e que é
necessário aprender a rir e que é necessário aprender a amar.
A ti, irmão meu, lanço esta esperança, esta esperança de alegria, esta
esperança de amor, para que eleves o teu coração e eleves o teu espírito, e
para que não te esqueças de elevar o teu corpo.
A cura do sofrimento(Punta de Vacas, Argentina. 04/05/69)
Mario Luiz Rodriguez Cobos
(Silo) - Pensador, Escritor
e Político, nascido em 1964 na cidade de Mendonça (Argentina),no seio de uma
família da classe média, de ascendência espanhola, é conhecido pelo
apelido de Silo, Formado em Ciência Política, é o fundador do Movimento Humanista
Internacional e do PH Partido Humanista, também deixou uma vasta obra literária
e filosófica.
Sobre o autor do Blog
Filipe de Freitas Lealnasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
quinta-feira, novembro 12, 2015
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Realiza-se neste último
trimeste do ano, mais precisamente no fim de semana, 28 e 29 de novembro de
2015, mais uma campanha de recolha e angariação doBanco Alimentar, campanha essa
que é feita junto das redes de supermercados espalhados em todo Portugal e
Ilhas, a campanha estende-se ainda mais alguns dias através da internet com o
lemaalimente esta ideia e
segue até 3 de dezembro, sábado que vem, aproveite a oportunidade e doe, o
pouco que puder será muito na soma de gestos de solidariedade, as dádivas podem
ser feitas em géneros alimentares ou vales que se compram junto aos caixas.
Apesar da crise e do aumento do desemprego em Portugal, os portugueses não perdem o sentido da solidariedade com os mais necessitados, contudo deve-se salientar que os pedidos de apoio alimentar aumentaram exponencialmente nos últimos anos com as políticas de austeridade.
Seja
Voluntário ou contribua com alimentos. Obrigado.
Filipe de Freitas Lealnasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
quarta-feira, novembro 11, 2015
Filipe de Freitas Leal
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Morreu aos 96 anos, o antigo chanceler da extinta Alemanha Ocidental, Helmut Schmidt (1918-2015), cuja figura foi marcante e respeitada por todos os quadrantes políticos da Alemanha e da política mundial. Schmidt faria 97 anos no próximo dia 23 de dezembro. Schmidt governou de 1974 a 1982 quando foi sucedido pelo democrata-cristão Helmut Kohl.
Lembro-me bem desde os meus dez anos, da imagem de Helmut Schmidt nos noticiários da televisão (ainda a preto e branco) e dos jornais diários que o meu pai trazia, com um cheiro forte e agradável acabados de imprimir em offset, e continuei a ver a sua imagem ao longo do tempo, como um político sereno.
Em 1974, iniciou-se aquele ano, com lideres que marcaram a iconografia da época, nas revistas internacionais e nas primeiras páginas do jornais (na altura jornais não tinham capa apenas a 1ª página); como o presidente francês Georges Pompidou que morreu e foi sucedido por Valéry Giscard D'Estaing; Nos EUA, Richard Nixon, renunciou ao cargo e fora sucedido por Gerald Ford; No Brasil Medici da lugar ao General Ernesto Geisel, e em Portugal, Marcelo Caetano foi deposto no 25 de Abril e sucedido por Adelino da Palma Carlos no governo provisório, em Inglaterra o conservador Edward Heath é sucedido pelo trabalhista Harold Wilson, e na antiga Alemanha Ocidental, Helmut Schmidt, sucedeu ao chanceler Willy Brandt na chefia do governo e na liderança do Partido Social-democrático da Alemanha (SPD) e na Internacional Socialista (IS).
Helmut Schmidt foi um dos mais marcantes lideres alemães dos anos 70 e 80, pelo modo como fez política e como respeitava os seus adversários, não os vendo nunca como inimigos mas sim portadores de outros ideais e defensores de outras políticas, isso fez dele um modelo de político a seguir. O jornal The International New York Times, num artigo dedicado à sua memória, salienta que se tratou do mais assertivo dos lideres mundiais, além de afirmar ser um político brilhante, apesar de discreto mas dinâmico e de ter tido uma visão de longo alcance na política internacional da época. Atualmente Schimdt era um dos críticos das politicas europeias de austeridade económica.
Filipe de Freitas Lealnasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
quarta-feira, novembro 11, 2015
Filipe de Freitas Leal
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Caiu na
Assembleia da República, após 11 dias de existência, o governo PSD-CDS/PP de
Passos Coelho, foi o XX.º Governo Constitucional de Portugal, e a queda
inevitável e já anunciada, transformou este no mais curto da história da III
República Portuguesa.
A queda do governo de direita era já previsível, tendo sido anunciada logo no dia 4 de outubro, como consequência do resultado
inconclusivo nas eleições legislativas, nas quais quem tem a maioria
absoluta dos assentos parlamentares, não é um partido mas uma
corrente política, a esquerda; Quanto aos resultados partidários, curiosamente o PS foi o
mais votado a nível nacional, mas foi o PSD que obteve o maior numero de mandatos, devido ao
sistema de círculos nominais do sistema de hondt.
Primeiro foi a votação do Programa do governo que foi rejeitado, por fim foi
votada a moção de censura contra o governo, proposta pelo PS, que obteve 123
votos a favor, vindos das bancadas do PS, BE, PCP, PEV e PAN, e 107 votos
contra do PSD e CDS, automaticamente o governo cai, e agora está de novo nas
mãos de Cavaco Silva decidir se nomeará Costa para formar governo ou opta por
deixar este governo com funções limitadas. Contudo, Cavado Silva, poderia ter evitado o atual cenário da morte anunciada de um governo que nem chegou a nascer, isto, caso tivesse nomeado António Costa logo de inicio, e assim o presidente evitaria a perda de tempo e o impasse que o país vive, além de ter contribuído para dividir os portugueses, apoiado por setores conservadores e de alguma imprensa, que tentam minar a opinião publica contra a alternativa de um governo de esquerda. Cavaco deveria ter sido um presidente sensato e capaz de transformar esta crise política num normal acontecimento do sistema parlamentarista, e contribuido assim para que o cidadão comum encare com naturalidade ao invés de medo, o que se passa, fazendo-o encarar com normalidade do funcionamento exequível do sistema parlamentarista e que está expresso na constituição em vigor.
Filipe de Freitas Lealnasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
quarta-feira, novembro 11, 2015
Filipe de Freitas Leal
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Editado em livro, pelaCreatespace/Amazon, o relatório de estágio em serviço social, com resultados de um estudo feito a um conjunto de utentes de uma Cantina Social em Lisboa, no âmbito de um estágio curricular, sendo este dividido em três partes, a primeira trata da caracterização institucional, descrevendo a história, a missão e a vocação da Instituição, a segunda parte, é o enquadramento teórico conceptual, voltado para as questões metodológicas do trabalho social e do estudo efetuado, e por fim a terceira e ultima parte referente aos resultados do estudo e às conclusões finais. Estudo da autoria de Filipe de Freitas Leal, tendo sido orientadorespel o Professor Doutor Jorge Rio Cardoso, pelo ISCSP; a Dra. Sílvia Moço (Técnica Social) e a co-orientadora, a socióloga Dra. Vera Rodrigues pela Instituição "O Companheiro".
A edição é o segundo livro da Coleção de Livros Etcetera, editado online pela Editora CreateSpace, da Amazon.com, que atribuiu o ISBN (International Standard Book Number), a distribuição de vendas é feita via internet na Amazon dos EUA, Reino Unido e Europa. Outros canais de distribuição só estarão disponíveis dentro dos próximos dois meses, o livro é comprado pelos valores abaixo mais portes de envio.
Poderá fazer a compra do livro, nos seguintes links abaixo:
Filipe de Freitas Lealnasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
quinta-feira, novembro 05, 2015
Filipe de Freitas Leal
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A coleção Etcetera, é uma edição própria do Etcetera - O Blog Humanista, tendo sido lançada recentemente através da plataforma editorial CreateSpace / Amazon.com, e tem atualmente quatro livros editados, o primeiro é uma coletânea dos poemas editados neste blog ao longo de 7 anos, e o segundo é um estudo em Serviço Social, a uma população assistida cliente de uma Cantina Social, ambos são do mesmo autor do blog, Filipe de Freitas Leal.
Estão previstos novos lançamentos ainda em tempo indeterminado, dos quais citamos os seguintes quatro livros:
Ciência Política em 50 lições
Conhecer o Judaísmo
Aprendendo Hebraico
Sociologia em 50 Lições
Os livros poderão ser adquiridos pela Amazon.com, que envia o livro no prazo de 7 a 9 dias úteis está também disponível através do site da Createspace.com, estará também disponível brevemente a venda em sites de venda de livros, tanto do Brasil como de Portugal.
Pode efetuar a sua compra na página da CreateSpace Store, há contudo um enorme conjunto de sites em diversos países, como o Fishpond da Nova Zelândia, o Ilibris dos Estados Unidos, e a EBuy, quem diversas partes do mundo onde se podem encontrar o livros acima.
Filipe de Freitas Lealnasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
quarta-feira, novembro 04, 2015
Filipe de Freitas Leal
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Eis um Cartoon da autoria do desenhador e cartunista brasileiro Paulo Stocket, cujo personágem é o Clovis, aparece em várias tiras de jornais, o presente cartoon mostra-nos a importância da informação, para que não tomemos por certo o que está errado. Ou por outras palavras como diz o ditado: "Quem tem a informação detém o poder".
Filipe de Freitas Lealnasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Blog de cariz humanista, com artigos sobre serviço social, solidariedade, filosofia, política, cultura, artes, trabalhos académicos.
O Logotipo do Blog, representa o movimento e a centralidade que Humanidade deve ter nas questões sociais.