domingo, 29 de setembro de 2024

A Israel Cabe-lhe o Dever de Legitima Defesa


Pelo Direito Internacional, os países soberanos não têm apenas o direito de responder a uma agressão militar, têm a obrigação de o fazer, o dever de proteger o seu povo, evacuar as populações para um lugar seguro, e responder militarmente à agressão sofrida. E isto é apenas o que Israel está a fazer desde há um ano a esta parte. Está legitimamente a atacar os terroristas do Hamas e do Hezollah apoiados pelo Irão.

Portanto, tanto barulho e manifestações de protesto em todo o mundo para tentar deslegitimar a resposta militar israelita e o governo de Israel, é exatamente o mesmo que deslegitimar o Direito Internacional e ainda por cima dar apoio aos terroristas.

Quanto aos danos colaterais, das vitimas há uma grande diferença que as pessoas menos atentas não conseguem distinguir, é que enquanto Israel ou qualquer outro Estado Soberano evacua cidades para proteger os seus cidadãos, os terroristas fazem exatamente o oposto, colocando os civis em risco, porque misturam-se com a população civil para que hajam vitimas mortais em caso de ataque. O que todavia não invalida que sejam alvos legítimos.

Finalmente, para os que acham que Israel não tem o direito de se defender eu pergunto, e se fosse no seu país, sim, no seu país, ou em países como o Reino Unido, a França, a Espanha, ou o Brasil? o que é que esses países iriam fazer, ficar de braços cruzados a ver a população civil e inocente ser morta? Obviamente não. Estão obrigado a defender-se de acordo com o artigo 51º da Carta das Nações Unidas, que rege o Direito de Legítima Defesa Internacional subscrito por todos os Estados Membros com assento na ONU.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review