10 ANOS

Desde julho de 2007 a debater ideias e a defender causas.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Angola Volta-se de Novo para a Influência Russa

Angola recebeu da Rússia mais um empréstimo, este em cerca de 118 milhões de euros do banco estatal russo VBT através da sucursal na Áustria, num total que se estima em 1,4 biliões de dólares, empréstimo esse que visa sobretudo o financiamento do Orçamento de Estado angolano, segundo apurou o Jornal de Negócios. E isto ocorre após o ressurgimento da crise económica causada pela queda do valor do petróleo.
Parece ser o Regresso do Filho Pródigo angolano à influência russa, José Eduardo dos Santos, é um dos presidentes (ditadores) africanos há mais tempo no poder, iniciou funções com a morte de Agostinho Neto em 1979, num regime ditatorial comunista, tendo como cenário a ocupação cubana do regime castrista sob a influência politica da URSS de Brejnev,  em meio a uma guerra civil sangrenta contra a UNITA e a FNLA.
Abandonou o comunismo e singrou numa economia de mercado e deu os seus passos na GLOBALIZAÇÃO dos mercados financeiros, contudo, nunca deixou de governar com mão forte o seu país, nem aproveitou a riqueza do petróleo para retirar da miséria os milhões de angolanos que vivem abaixo do limiar da pobreza, permitindo apenas que existam partidos políticos, sem contudo que as pessoas se expressem livremente como foi o caso Luati Beirão, recentemente condenado a prisão por ter cometido o delito de se expressar livremente sobre o que pensa.
Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor


Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário