sábado, 2 de janeiro de 2021

Crise no Partido do Trabalho de Israel.

Pela primeira vez em 72 anos, o HaAvodá -  Partido do Trabalho, que ajudou  a fundar o Estado de Israel, poderá não eleger nenhum deputado e a Esquerda será varrida do Parlamento israelita.

Porquê a Esquerda está tão fragmentada e enfraquecida, porquê a maioria dos eleitores não mais se revê na Esquerda e por fim, quais as razões e os erros cometidos ao longo da História?

Algumas das razões poderão ser o facto de que, a Esquerda israelita sofre as consequências da nova identidade da Esquerda e das causas fraturantes adotadas pelos trabalhistas, sociais-democratas e socialistas europeus e latino-americanos no período pós-soviético. Tornando-se uma Esquerda antissemita, com identidade antinacionalista, defendendo politicas antipatriotas, facto que leva o eleitorado israelita a não se identificar mais com o Partido do Trabalho - Avodá.

Para evitar a catástrofe eleitoral (aproveitando que a sigla do partido no boletim de voto é "Emet" palavra hebraica que significa verdade) a Esquerda israelita terá de se renovar, não apenas de liderança, mas sobretudo de uma renovação de ideais e discursos, deixando cair as questões fraturante sem deixar de defender os Direitos Humanos, e sobretudo, voltar a erguer a bandeira da Esquerda de outrora, uma esquerda patriota e nacionalista, mantendo também o foco para as questões sociais.

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review