10 ANOS

Desde julho de 2007 a debater ideias e a defender causas.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Interacionismo Simbólico

Interacionismo Simbólico é uma corrente do pensamento sociológico, desenvolvido na sociologia estadunidense da Escola de Chicago, em que tem ao contrário do funcionalismo, vê nas interações sociais quer seja no nível microssocial quer sejam no nível macrossocial o objeto do seu estudo e o modo de explicar os fenómenos sociais, no interacionismo simbólico utiliza-se mais os estudos etnográficos.
Esta corrente sociológica e antropológica foi largamente desenvolvida a partir da corrente do pragmatismo por George Herbert Mead, que afirmava que o ego de cada pessoa é um produto social e por Everett Cherrington Hughes, considerado o pai do interacionismo na sociologia das profissões.


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário