quinta-feira, novembro 10, 2022
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Há coisas que nunca deveriam acabar, antigamente no Brasil haviam duas disciplinas obrigatórias no currículo escolar, eram denominadas de OSPB Organização Social e Política do Brasil (mas por comparação ensinavam sobre o resto do mundo) e EMC Educação Moral e Cívica. Se existissem estas duas disciplinas nas escolas de hoje, não haveria o Analfabetismo Político. E as pessoas teriam uma maior compreensão do mecanismo social e do funcionamento dos poderes políticos. Coisa que hoje em dia não têm. Após a nova constituição de 1988, entenderam que essas disciplinas eram descabidas para um regime democrático, e foram extintas. O resultado está à vista, a maioria das pessoas não entende de política e em particular do exercício de cada um dos três poderes da República.
Há em andamento um pedido para a reposição destas duas disciplinas no currículo do Ensino Básico e Secundário, a Educação Moral para a Cidadania, e o Estudo da Organização Social e Ciência Política seriam nomes mais adequados para os dia de hoje, com um conteúdo programático atualizado. Outra disciplina que seria importante é a do Estudo Comparado das Religiões, não um ensino religioso especifico para um grupo, mas sobre todas as religiões, e de uma forma inclusiva, criar uma maior compreensão de outras formas de crença
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.
0 comentários:
Enviar um comentário