terça-feira, 7 de junho de 2022

Proibir o Porte de Armas reduz a Violência?


Portugal é um país pacífico, o quinto mais seguro do mundo, com baixíssimo índice de violência. Sabem porquê? Por duas razões:

Primeiro porque quase ninguém têm armas, Segundo porque a "Não Violência" é uma cultura, um modo de vida. Ao contrário, nos EUA quase toda a gente tem armas, visto que a violência é cultural. Só este ano já houve relato de 27 tiroteios. A última ocorrência foi há dias numa escola primária que vitimou 19 crianças e um professor. Fora outros que se seguiram nas semanas seguintes, todos os dias, há tiroteios nos Estados Unidos da América, mas os republicanos continuam implacáveis em defender o porte e uso de armas livremente no país. Portanto, a resposta à questão inicial é SIM, proibir o porte de armas reduz o índice de violência.

No Brasil, onde é fácil adquirir armas, a violência é endémica, cultural e entra-nos pela casa adentro, através de programas de televisão, da rádio e das redes sociais, alguns em direto no momento do crime, aliás, no Brasil um dos temas favorito nas conversas é a violência, e assim, não há paz que dure, não há esperança. Ao contrário Portugal mostra ao mundo que a Proibição do Porte de Armas é fundamental para a Paz Civil.

Autor do blog: Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review