sábado, 9 de março de 2019

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março


Eu poderia ter escrito este artigo anteontem, para dedica-lo a esta efeméride, também poderia tê-lo feito ontem, mas não, não quis escrever nada com o mero intuito de preencher um artigo referente a uma data que muitos celebram com rosas e discursos de praxe; preferi pensar, preferi refletir no verdadeiro significado para hoje do Dia Internacional da Mulher.
Revi sim, alguns textos que escrevi no 'Etcetera - o blog humanista' há alguns anos atrás, um dos quais com a imagem de uma afegã a pedir esmola nas ruas de Kabul, outro referia a situação de meninas que sofreram a mutilação genital em pleno Século XXI, ainda assim, preferi pensar e meditar no profundo significado do dia das mulheres neste 8 de março de 2019, dia que já poucos hoje sabem, do quão fatídico foi, para 125 mulheres operárias que foram vitimas mortais de um incêndio numa fábrica têxtil no ano de 1857 nos Estados Unidos da América, mais precisamente em Nova York.
Todavia, a morte de inúmeras mulheres ao longo dos tempos, não se limitou aos incêndios de fábricas em más condições, muitas morrem no próprio lar, que na calada da noite tornou-se um inferno pela violência sofrida em silêncio. No dia 7 de março de 2019, Portugal teve o Dia de Luto Nacional contra a violência doméstica, no ano em que no período de dois meses e uma semana foram assassinadas 12 mulheres. Ainda que os números fossem outros, e que só fosse uma a vítima mortal, ainda assim seria um número elevado, porque a violência doméstica não pode ser contabilizada pelas mortes, mas sim por todas as vitimas que estão ainda vivas.
Quando eu era criança, sentia que havia diferenças entre meninos e meninas, homens e mulheres, mas com o passar da pureza da primeira idade, começamos a perceber que não se trata simplesmente de diferenças, mas sim de um sistema e de uma mentalidade. A primeira vez que comecei a ouvir falar que as mulheres auferem salários mais baixos do que os homens, precisamente num país em que a constituição impõe que para um trabalho igual, terá de haver um salário igual, faz com que saber dessa realidade torne-se algo chocante, sobretudo para quem a sente na pele.
Ao pensar e refletir sobre o significado e do que pode ser este dia, para além de uma gentileza de 'oferecer flores' a uma mulher, é imperioso refletir de facto que há uma violência contra as mulheres, e essa violência não se limita às quatro paredes do lar, onde algumas sucumbem; falo de uma violência de género que tem a raiz, na cultura ancestral, perpetua-se pela violência económica da desigualdade salarial e pela violência de uma justiça e de um poder politico que têm sido impotentes em mudar a situação.
Acredito de facto que, só quando as pessoas começarem a olhar para os outros, ou seja os seus semelhantes e forem capazes de ver em cada um deles a imagem de si mesmo, deverá também ser capazes de ver em cada mulher a imagem da sua mãe, da sua irmã, da sua esposa e da sua filha, só quando nos virmos como iguais na diferença e deixarmos de lado o que há de violento na nossa cultura, então poderemos celebrar com alegria o dia 8 de março de todos os anos que venham, mas para isso, é preciso saber que sociedade queremos a partir do dia 9 de março.
Dedico este texto a todas as mulheres, mas em particular à minha jovem filha  Bia, que tem o futuro pela frente, mas também um mundo com os inúmeros desafios que pesam sobre as mulheres, não apenas pelas desigualdades salariais ou de oportunidades, mas acima de tudo pelas injustiças, um mundo no qual ser Mulher não é "pêra-doce".*
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*Pêra-doce: expressão idiomática portuguesa, que se utiliza para dizer que algo não é fácil.


Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Reino Unido - Uma Potência com ou sem Brexit

Sinceramente confesso que não entendia de todo Theresa May, nem compreendia as brigas internas dos Tories ou as contradições do líder dos trabalhistas britânicos, mas com tanta incapacidade de decisão, o que está a ficar claro é que os políticos britânicos estão a empurrar o Brexit para uma situação de adiamento por mais dois anos.
E faz-se claro isto devido à emergência da situação, algo que não é típico dos britânicos, deixar tudo para a última hora, no entanto, não são só os tecnocratas ou os ultra-liberais que se assustam com a saída do Reino Unido da União Europeia, também a Europa sabe que perde um membro com uma grande importância política e económica.
O Reino Unido não pode nem deve ser menosprezado pelos restantes 27 países europeus da UE, deve ser respeitada a sua dimensão histórica, e devemos estar conscientes que, após sair da União Europeia, no prazo de uma década (no máximo) o Reino Unido terá conseguido recuperar-se totalmente, tanto economicamente como politicamente, dos efeitos iniciais advindos Brexit, além disso, ainda que se ainda que se adie o prazo por mais um ou dois anos, raramente os ingleses desrespeitariam a vontade popular expressa nas urnas, a menos que se faça um novo referendo, que é o que agora os trabalhistas defendem.
Caso não se faça um novo referendo, tal como acima foi dito, creio que o Brexit revelar-se-á benéfico para o Reino Unido dentro de uma década, ao contrário da Europa, se esta mantiver as politicas ultra-liberais do Eurogrupo.

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Europa - Direitos vs Ideologia de Género

A Europa está a implementar o Cartão Único do Cidadão Europeu, e pretende eliminar a identificação do género nesses documentos, trata-se de algo que está a deixar muita gente perplexa e até mesmo revoltada com tal decisão, como se o género (sexo) deixasse de existir, além do mais, se somos verdadeiramente uma democracia, deve-se dar a cada cidadão o direito a ter a ultima palavra, podendo assim escolher ter ou não ter a indicação do género no seu documento. Porque, essas pequenas mudanças são mera maquilhagem política, não é um 'Cartão de identidade' que tornará os homens e as mulheres iguais em direitos, mas sim o respeito, sendo que o respeito não se ensina com documentos, mas com exemplos.
A ideologia de género é uma ideologia falsa e culturalmente nociva, porque o sexo é algo identitário de uma pessoa logo à nascença, não faz sentido então, retirar essa identificação do 'Documento de Identidade'. Portanto, não somos do SEXO masculino ou feminino porque queremos, somos porque somos, independentemente das escolhas e das preferências sexuais que cada um faça.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Dois Presidentes ou a Falha da Democracia


O que se passa hoje na Venezuela, com o facto de existirem dois presidentes ao mesmo tempo num país latino-americano não é novidade, tal já ocorreu em 1979 na Bolívia, devido a erros constitucionais que levaram a um impasse após a eleição presidencial, na qual a Esquerda Marxista da Unidade Democrática e Popular (UDP) uma Frente de vários partidos de esquerda e centro esquerda, de Hernan Siles Suazo que teve um empate técnico com o candidato do Movimento Nacional Revolucionário (MNR) de Victor Paz Estensoro, que sem conseguir darem posse a nenhum dos candidatos, optou-se por nomear um Presidente Interino, gerando então, o enfraquecimento desse governo provisório por falta de apoio parlamentar, facto que impulsionou o Golpe de Estado do Coronel Natusch Busch para derrubar o governo de Walter Guevara, golpe que teve o nome de "La Noche de todos los muertos" ou "El golpe de todos los santos" porque deu-se no dia de Todos os Santos, 1 de novembro.
Assim, a Bolívia teve um golpe sangrento e dois presidentes durante 16 dias, foi todavia, a posse de uma mulher na Presidência do país, a Presidente do Congresso dos Deputados Lídia Gueiler que apaziguou os ânimos por um ano, até ser deposta pelo seu primo o General Garcia Meza em 1980.
Nunca os EUA, se preocuparam tanto com a democracia onde quer que fosse, como agora, para os estrategas de Washington o que importa são os interesses económicos e estratégicos, ou seja o Petróleo e a conquista de posições chave no xadrez da política internacional ou da Nova Guerra Fria.
A Venezuela é um exemplo claro disso, durante anos, foi governada por dois partidos que se alternaram no poder, com o beneplácito dos EUA, vendiam o petróleo, lucravam, mas não houve a redistribuição da riqueza, nem ao menos reduziram a pobreza e o analfabetismo.
Só hoje é que os EUA se preocupam oficialmente com a democracia, todavia, a maioria das pessoas esquecem-se que o país que mais fomentou ditaduras foi precisamente os EUA, tal como ocorreu com Jorge Videla na Argentina, Augusto Pinochet no Chile, Anastasio Somoza na Nicarágua, Alfredo Stroessner no Paraguai, Fulgêncio Batista em Cuba, Efraim Rios Mont na Guatemala, Hugo Banzer e Garcia Mesa na Bolívia e até o Regime Militar brasileiro, cujo golpe de Estado para derrubar João Goulart foi feito com o consentimento dos Estados Unidos.


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Venezuela - Um País, Dois Presidentes


Portugal e Espanha, principais parceiros europeus da Venezuela reconheceram Juan Guaidó como legítimo Presidente Interino da República Bolivariana da Venezuela, ato semelhante ao que foi tomado em bloco na mesma manhã do dia 4 de fevereiro por vários países europeus, como a Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Finlândia Chéquia e Áustria entre outros. Este reconhecimento dá-se depois do reconhecimento dado por Estados Unidos, Canadá, Brasil, Colômbia, Paraguai e Israel.
Para os europeus, que sempre ficam quietos em grandes conflitos, o reconhecimento de Guaidó, sem se aliarem a Donald Trump, não é senão o tentar marcar terreno no xadrez político e mostrar alguma coesão na diplomacia conjunta da UE, no entanto, tendo usado como argumento o objetivo da convocação de eleições livres e a redemocratização da Venezuela; somente a Itália votou contra e ficou isolada.
A Rússia e a China chamam de intervenção estadunidense e europeia sobre os assuntos da Venezuela, mas se virmos bem, é exatamente igual à intervenção russa e chinesa sobre os destinos do povo venezuelano, ou seja, uns interferem dizendo que é para defender os Direitos Humanos, outros interferem para manter no poder um regime torcionário que nada tem a ver com Hugo Chavez, no entanto, é interessante para a nova Guerra-Fria.
Por outras palavras, joga-se no solo venezuelano a reorganização geoestratégica das novas potencias emergentes, que todavia, são ditaduras, como a China de Xi Ji Ping e a Rússia de Putin; logo entendo que, tanto Juan Guaidó como Maduro são manipulados por esse jogo perigoso da disputa das potencias entre si. O que está verdadeiramente em causa, para os EUA é o Petróleo, para a China e a Rússia o enfraquecimento político do Ocidente em geral e o fim da hegemonia estadunidense em particular.
Seria importante que a Rússia e a China explicassem qual a lógica de apoiar Nicolas Maduro e deixar o povo venezuelano numa situação de emergência a passar fome, ou de ver os cidadãos serem mortos durante as manifestações, por agentes encapuçados a serviço do regime, que no fim de janeiro ceifou a vida a dois jovens indefesos, um deles tinha apenas 17 anos; além disso muitos apoiantes da oposição e lideres políticos da oposição têm sido presos, outros tiveram que fugir do país ou foram mortos.
A maneira de vermos a realidade da Venezuela é observar as centenas de milhares de venezuelanos que atravessam a fronteira à procura de um trabalho qualquer para sobreviver, vários milhares estão em Portugal, Espanha, outras centenas atravessam a fronteira com o Brasil, chegam completamente destroçados e esgotados mas com esperança.


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Poesia Viva

Quando costumava fazer, as minhas caminhadas matinais sintrenses aos fins de semana, local que amo de paixão, reparei num caminho que se tornou obrigatório para mim na Portela de Sintra, mais precisamente junto ao Estádio do Sintrense, devido à beleza e lirismo que está perpetuado nesta belíssima imagem, que por si só já é poética, tendo em conta a junção da imagem com o sentido da frase escrita no muro, revelam-nos que há os amores, os que vêm e vão, mas também há, os que ficam e os que se perpetuam nos muros de uma Cidade ou Vila, até que um dia, deixe de existir a palavra "amanhã".

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de Janeiro)


Diante dos conflitos envolvendo a questão religiosa, foi instituído o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro) por meio da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007.
Em Pernambuco, a Academia Brasileira de Ciências Criminais- ABCCRIM, entidade de fins culturais, irá promover um Ato Público em Referência ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, com a participação de lideranças de diversas comunidades religiosas. 
O ato confirmou a presença de representantes da Igreja Ortodoxa da comunidade de Gravatá, da comunidade judaica, cristãos, espíritas kardecistas, representantes das religiões de matriz africana, representantes de entidades públicas e privadas ligadas aos Direitos Humanos, entre outros e será dia 21 de janeiro de 2019 (segunda-feira), às 16:30, em frente a Sinagoga Kahal Zur Israel, na Rua do Bom Jesus, Recife Antigo. Na ocasião haverá apresentação musical do Conservatório Sol Maior, de Jaboatão dos Guararapes.
Segundo o Presidente da Academia Brasileira de Ciências Criminais, professor e Mestre
em Direito, Cristiano Carrilho: “A diversidade religiosa é uma característica da democracia, inserida numa diversidade de doutrinas conflitantes e inconciliáveis, sendo um desafio. O artigo 19, I da Constituição Federal dispõe que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público. Grupos com experiências de sofrimento e preconceito invocam a proteção Constitucional para tutela da liberdade religiosa. No Brasil, questões religiosas são componentes recorrentes da política e podem provocar conflitos em detrimento das minorias desprezadas da cultura majoritária. A liberdade religiosa compreende a liberdade de crença (livre escolha da religião), de culto (liberdade para realizar os rituais) e de organização (possibilidade de funcionamento de todas as igrejas). A noção de Estado Laico também está no artigo 5º, VI, da Constituição, ao estabelecer que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
No plano internacional, a Declaração Universal da Laicidade no Século XXI, em seu artigo 4º define a laicidade do Estado como a harmonização, em diversas conjunturas sócio históricas e geopolíticas, dos três princípios já indicados: respeito à liberdade de consciência e a sua prática individual e coletiva; autonomia da política e da sociedade civil com relação às normas religiosas e filosóficas particulares e nenhuma discriminação direta ou indireta. Diante da diversidade religiosa no Brasil tem sido verificado um crescimento dos conflitos envolvendo a questão religiosa, tendo sido criado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro) por meio da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007”. 
A Sinagoga Kahal Zur Israel é considerada a Primeira Sinagoga das Américas e o local foi escolhido pela sua representatividade para Pernambuco e o Brasil. 
Serviço: Ato Público em Referência ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa.
Dia: 21 de Janeiro de 2019, segunda-feira.
Hora: 16:30
Local: Sinagoga Kahal Zur Israel, na Rua do Bom Jesus, Recife Antigo.
Informações: Cristiano Carrilho – Diretor Presidente da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM). Tel. 81 9 97130093 Aleksandra Serbim – Presidente da Comissão de Tolerância Religiosa da ABCCRIM. Tel. 81 9 96078782  - Z8
Artigo escrito e enviado por Cristiano Carrilho

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

 
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