#BringThemHomeNow!
Ha ainda nos túneis de Gaza, um numero estimado em 136 reféns israelitas e judeus sequestrados no fatídico dia dos massacres de 07/10/23.
Solidariedade é a essencia da Justiça Social
Para que uma sociedade se desenvolva em justiça social é fundamental a cultura da solidariedade.
terça-feira, 1 de janeiro de 2008
August Comte
terça-feira, janeiro 01, 2008
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
August Comte (1798-1857), filósofo francês nascido
em Montpellier, é o pai da Sociologia, e também do Positivismo
ou a Religião da Humanidade.
Comte estudou ciências sociais no Instituto Politécnico de Paris, e veio a
ser secretário do Pensador Henri de
Saint Simon, que fora um dos precursores do socialismo-cristão.
A época de Comte, foi muito marcada pelas consequências sociais da
Revolução Francesa e da Revolução Industrial, que puseram por terra toda a
estrutura do antigo regime político, social e económico.
Bento de Jesus Caraça
terça-feira, janeiro 01, 2008
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Nasceu a 18 de abril de 1901 em Vila Viçosa, e morreu em 1948 em Lisboa a
25 de junho, Bento de Jesus Caraça foi um conceituado matemático e professor
universitário, tendo sido licenciado em 1923 pelo Instituto Superior do Comércio,
hoje denominado Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), que faz parte de Universidade de Lisboa (UL).
Bento de Jesus Caraça, foi um grande impulsionador da cultura no seu
tempo, acreditando que a cultura é para todos, editou nos anos 40 a Biblioteca
Popular Cosmos, tendo também colaborado nas
revistas "Seara Nova" e "Vértice" esta última ainda em
circulação.
Em 1946 por ser um resistente anti-fascista ligado ao PCP Partido Comunista
Português, veio a ser perseguido e preso pela PIDE, policia política no
regime de Salazar, o que lhe acarretou ter sido demitido do cargo de professor
universitário no mesmo ano.
Foi como muitos dos grande homens perseguidos
na ditadura fascista, que foi reconhecido o valor da sua obra pelo seu país e
pelo seu povo, tendo sido condecorado postumamente com duas grandes distinções
ao mérito, uma delas a "Ordem da Liberdade".
Um dos livros mais famosos que publicou foi:
"A Cultura Integral do Individuo - O Problema do nosso tempo"
(1933) que pode ser descarregado no seguinte link: Aqui, e "Conceitos Fundamentais de Matemática" (1942)
fora outros livros da "Biblioteca Cosmos".
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
Como Vejo o Humanismo
segunda-feira, outubro 29, 2007
Filipe de Freitas Leal
2 comentários
O humanismo tem sido visto como uma mera filosofia, que coloca o ser humano acima
de qualquer outro interesse, até certo ponto não está longe de ser verdade, mas
não é só isto, o humanismo que eu defendo é uma filosofia de vida, uma moral e uma ética centradas na ação humana, logo uma práxis, que tem como objectivo, a resolução de todos os problemas humanos em sociedade, abrangendo as areas da ecologia, da política, ciência e cultura.
Acho que o ser humano não se pode entender, como independente de uma
entidade espiritual superior, seja ela qual for, a religião não deve ser
subtraída pela filosofia humanista, antes pelo contrário, deve juntamente com
ela dar resposta aos problemas humanos e sociais, nas diferentes cultura,
credos e raças de todo o mundo.
Claro está que se me perguntarem sobre se é ou não, utópico, eu vou afirmar
positivamente que o é, mas lembrem-se que a viajem à lua, a energia nuclear, a
democracia, a robótica e tantas outras invenções que hoje são tidos como
comuns, sobretudo para as camadas mais jovens, foram em tempos impensáveis e
tidas como utopicas.
Não devemos ter medo de sonhar, de lutar por um mundo melhor, creio claro
como crente em Deus que sem ele nada nos será possível, mas lutemos. A
solidariedade social é hoje mais que nunca uma necessidade urgente e deve
partir de cada um particularmente dando o melhor de si para construir no
Serviço Social uma sociedade mais humanizada.
Houve vertentes diferentes de humanismo ao longo da história, o Humanismo
clássico, o humanismo cristão, o humanismo marxista entre outras variantes
desta filosofia.
Mas não me verão a fazer aqui qualquer tipo de apologia
politico-partidária, apenas a critica social, e o elogio sincero de grandes
homens e mulheres que lutaram por um mundo melhor.
Moisés, Buda, Hilel, Jesus, Leonardo Da Vinci, Tomas More,João XXIII,
Luther King, Gandhi, Aristides de Sousa Mendes, António Sérgio, Gilberto
Freyre, Yitzhak Rabin, Sérgio Vieira de Mello. Nelson Mandela, Madre Tereza de
Calcutá, entre tantos outros em todo o mundo.
Autor Filipe de Freitas Leal
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
terça-feira, 28 de agosto de 2007
Por um Novo Humanismo.
terça-feira, agosto 28, 2007
Filipe de Freitas Leal
Sem comentários
Creio que chegamos a uma época, que como sociedade ou civilização já não há mais margem para erros, não há mais possibilidade de soluções que
não tenham o Ser Humano com centro, objetivo e motor desta nova caminhada da
Humanidade pela sobrevivência do Planeta e de toda a espécie.
Muito do que foi feito em nome do "progresso" e das suas falsas
ilusõesm de riqueza e grandeza dentro de um prisma individualista, criaram um
fosso entre os seres humanos e deixaram ano após ano e décadas após décadas uma
erosão e destruição maciça e irreversível do nosso planeta.
A fauna e a flora agonizam, a natureza reage agressiva como que desesperada
por fazer viver todo um ecossistema que destruímos inconsciente e
egoisticamente.
Sim é preciso um "Novo Humanismo", novas
politicas mais pragmáticas mas livres de ideias de lucro, riqueza ou progresso,
neste momento seria salutar um revivalismo naturalista da humanidade, sobretudo
menos consumismo por parte das populações, bem como maior solidariedade entre
as pessoas e o respeito mutuo entre governados e governantes.
No entanto, os tempos tornam-se difíceis e o futuro duvidoso, não
só pelo que será a sobrevivência das pessoas em termos económicos, mas até o
ambiente social, através da violência, desemprego, crime entre outros
fenómenos, que são sobejamente de grande importância para que passemos a olhar
o futuro com o objetivo de perspectivar caminhos possíveis para uma
maior justiça social, igualdade e liberdades e garantias num quadro de
cidadania ativa, de outro modo não poderemos ultrapassas os grandes obstáculos que
se nos avizinham.
Não, há mais margem para erros, não há mais possibilidade de soluções que
não tenham o Ser Humano com centro, objetivo e motor desta nova caminhada da
Humanidade pela sobrevivência do Planeta e de toda a espécie.
Muito do que foi feito em nome do "progresso" e das suas falsas
ilusõesm de riqueza e grandeza dentro de um prisma individualista, criaram um
fosso entre os seres humanos e deixaram ano após ano e décadas após décadas uma
erosão e destruição maciça e irreversível do nosso planeta.
A fauna e a flora agonizam, a natureza reage agressiva como que desesperada
por fazer viver todo um ecossistema que destruímos inconsciente e
egoisticamente.
Sim é preciso um "Novo Humanismo", novas politicas mais pragmáticas mas livres de ideias de lucro, riqueza ou progresso, neste momento seria salutar um revivalismo naturalista da humanidade, sobretudo menos consumismo por parte das populações, bem como maior solidariedade entre as pessoas e o respeito mutuo entre governados e governantes.
Sim é preciso um "Novo Humanismo", novas politicas mais pragmáticas mas livres de ideias de lucro, riqueza ou progresso, neste momento seria salutar um revivalismo naturalista da humanidade, sobretudo menos consumismo por parte das populações, bem como maior solidariedade entre as pessoas e o respeito mutuo entre governados e governantes.
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
domingo, 5 de agosto de 2007
Socialismo Cristão
domingo, agosto 05, 2007
Filipe de Freitas Leal
1 comentário
O socialismo cristão tem antecedentes que remontam a épocas anteriores, não
apenas na figura de Jesus Cristo mas na de outras importantes figuras como Thomas More, com a sua Utopia, e mesmo santos da Igreja Católica, como São Francisco de
Assis, é fundamentalmente, com o
surgimento da Revolução
Industrial que nascem as
bases deste ideal, como resposta às desigualdades gritantes surgidas de um
sistema capitalista emergente, e de um estado despreparado para respostas
sociais em prol dos mais desfavorecidos, na medida em que se entende que o
cristianismo é naturalmente uma forma de socialismo, mas também por outro lado,
que o socialismo marxista, é sumamente influenciado pelos ideais
judaico-cristãos em Karl Marx, que se sabe nasceu judeu e convertera-se ao
catolicismo, e que o ateísmo pregado no seu materialismo
dialético, não era mais que a
necessidade de se criar um estado leigo.
é um movimento que teve o seu início em meados do Século XIX, nas obras de vários
doutrinários cristãos católicos, principalmente franceses (Ozanam, Henri de Saint Simon, Lamennais, Montalembert, Albert de Mun) e alemães (Ketteler)
que propunham um socialismo novo,
baseado nos ideais do cristianismo, oposto à luta de classes, mas preocupado com as
reivindicações das classes pobres e trabalhadoras, propondo um governo mais
justo e uma sociedade mais equilibrada.
O socialismo cristão desenvolveu-se, mais tarde, como um ramo ou variante
progressista do catolicismo
social consignado nas
encíclicas papais, sobretudo de Leão XIII e Pio XI. Em
oposição ao socialismo de Proudhon e,
mais tarde, ao marxismo ou socialismo científico, mas opondo-se também e de igual modo ao capitalismo, o catolicismo social recusa a luta de classes, promove a colaboração
entre patrões e trabalhadores e prega a aplicação da doutrina cristã e a
intervenção do Estado para corrigir os males criados pela industrialização,
criando uma maior justiça social e uma distribuição mais equitativa da riqueza
produzida.
O Socialismo é uma ideia de cariz cristão. |
O socialismo cristão, também dito movimento cristão social ou
social-cristão, teve o seu apogeu após a encíclica papal "Rerum Novarum" de (1891) de Leão
XIII, que pretendia constituir uma resposta progressista alternativa à corrente
dominante da Associação Internacional dos Trabalhadores (depois Internacional Socialista), o socialismo materialista de Karl Marx, e também uma resposta
cristã ao Manifesto do Partido Comunista de
Marx e Engels(1848).
Na encíclica Rerum Novarum o Papa Leão XIII reconhecia a
gravidade das questões sociais provocadas pelo capitalismo que
é considerado mau em si mesmo, pelo que só os valores cristãos poderiam
corrigir esses males sociais, mas colocou-se contra alternativas igualitárias
ou mesmo revolucionárias.
O socialismo de cariz cristão, comumente denominado pelos católicos de Movimento Social Cristão,
defende as organizações sindicais, as lutas dos trabalhadores em prol de
melhores condições de trabalho e de vida e a justiça social.
Sobre o Autor
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.
Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.