domingo, 13 de maio de 2018

Israel Vence Festival Eurovisão

Israel venceu o Festival Eurovisão da Canção 2018, que se realizou em Portugal, no Altice Arena em Lisboa, onde concorreram na final 26 países, dentre os quais se destacaram na votação final além do vencedor que atingiu os 529 pontos, seguiu-te o Chipre em 2.º lugar com 436 pontos, a Áustria em 3.º com 342 pontos, a Alemanha em 4.º arrecadando os 340 pontos, a Itália ficou na 5.ª posição com 308 pontos e em 6.º a Chéquia com totalizando 281 pontos. A pontuação é atribuída por um sistema de votação que inclui os jurados de cada país, segue-se o voto do público pelo televoto, enviado pelos telespectadores e por fim o júri final, que atribui a pontuação a começar dos menos pontuados até aos que recebem a pontuação máxima, assim garante-se o fator surpresa e a justa avaliação técnica e artística das músicas e dos interpretes em competição.

Portugal ficou este ano em último lugar, arrecadando uns singelos 39 pontos, tendo sido timidamente representado pela dupla Cláudia Pascoal e Isaura Santos, no computo geral a apresentação do certame esteve excelente e Portugal está de Parabéns, pois a RTP Radio e Televisão Portuguesa conseguiu mostrar ao mundo o que sabe fazer e o que o país tem de melhor. 


O Momento mais esperado além da entrega do troféu da Eurovisão, foi a atuação de Salvador Sobral, com uma nova música, deixando por ultimo o momento de chamar o seu convidado, Caetano Veloso de quem Salvador é fã incondicional, e quis que estivesse presente cantando em dueto "Amar pelos dois" a música vencedora da Eurovisão 2017 em Kiev na Ucrânia. 

Em Israel a população saiu à rua em várias localidades, mas em particular em Tel Aviv e na capital Jerusalém, que com a vitória de Netta Barzilai ter sido declarada a vencedora com a música "Toy", receberá o certame no ano que vem. O curioso é que antes mesmo do festival iniciar já se tinha incentivado uma campanha de repúdio a Israel pela questão palestiniana, com vários folhetos espalhados para que boicotassem Israel, mas curiosamente a música foi a mais votada, não misturando política com arte.

Netta Barzilai e Israel conquistaram o coração dos europeus, é a 4ª vez que Israel vence o certame, tendo vencido pela primeira vez em 1978 com Izhar Cohen e sua música "A-ba-ni-bi" e em seguida em 1979 com a música "Alleluyiah" interpretada por Gari Athari e Milk Honney; no ano de 1998 voltou a ganhar o concurso com Dana Iinternacional e a música "Diva" que foi o primeiro transgénero a vencer a eurovisão.




Autor: Filipe de Freitas Leal

Contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook blogger E-mail Print Friendly Favorites More

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review