quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Shimon Peres - O Mensageiro da Esperança

Resultado de imagem para shimon peres death
Shimon Peres, (1923-2016) Lider israelita, um dos pais fundadores, Ex-Presidente de Israel e Nobel da Paz, partiu ontem aos 93 anos, não sem antes cumprir a sua missão ao longo de toda a sua vida, mais que um político, Shimon foi claramente o MENSAGEIRO DA ESPERANÇA, de uma PAZ clara, inequívoca e duradoura entre ISRAEL e a PALESTINA, mas não é assim que muitos radicais o querem ver, mesmo quando algum desse radicalismo se encontra na esquerda europeia e americana, e sobretudo quando provém de uma visão enviesada da imprensa no que toca ao problema israelo-árabe.
Confesso, que fiquei triste com a partida deste herói do nosso tempo, Shimon foi desde há muito tempo, uma presença constante nos noticiarios, nos momentos difíceis  rodeados de incerteza, medo e desespero, ao qual sempre respondeu acenando com a Paz, mas sabemos que propor a paz é um ato de coragem que poucos tem capacidade para o fazer, tal como Shimon fez, a sua maior testemunha foi Yasser Arafat, mas a melhor prova é o tributo que todos os lideres lhe dão hoje, nomeadamente Mahmoud Abbas.
Ex-presidente dos EUA Bill Clinton passa pelo caixão de Shimon Peres, em Jerusalém.  (Foto: Ronen Zvulun/Reuters)
Bill Clinton frente ao caixão de Shimon Peres.
Shimon Peres deixou claro, tanto quando fora Primeiro-Ministro, pelo Partido Trabalhista (Havodáh)  como quando presidente já membro do Partido Avante (Kadima) que o problema israelo-árabe não é meramente um problema de colonatos ou palmos de terra, a disputa ultrapassa a lógica.

"Os otimistas e os pessimistas morrem extamente da mesma maneira, mas vivem vidas muito diferentes"

Shimon Peres

(1923- 2016)





Autor: Filipe de Freitas Leal


Contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review