terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cartoon # 26 - Vitória do Partido do Medo

Eis um cartoon que satiriza o resultado das eleições regionais em França, ocorridas no dia 07 de dezembro, e que deram uma clara vitória à extrema-direita da Frente Nacional liderada por Marine Le Pen, e que é um sintoma claro do reacendimento da xenofobia e do preconceito racial, nascido do medo após os atentados de Paris, tanto os de janeiro, como os que ocorreram em novembro com 140 vitimas mortais.

Claramente se pode compreender que a satira, alude ao facto de o Estado Islâmico e os atos de terrorismo capitalizam votos e simpatia à extrema direita, mas não é só, o que está em causa é todo um ideal de liberdade e democracia nascidos ali mesmo em França em 1789.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário