domingo, 25 de outubro de 2015

Livros Juvenis - Coleção Vaga-lume

Eis um conjunto de livros juvenis, que fazem parte de uma famosa coleção dos anos 70 e 80, editada pela Editora Ática de São Paulo no Brasil, tendo sido lançada no ano de 1972, hoje a respectiva editora, pertence juntamente com a Scipione, ao grupo editorial Somos Educação, que afirmou este ano desistir de editar livros na linha comercial, e apostar unicamente nas edições didáticas e para-didáticas, tais como as coleções Vaga-lume e Para Gostar de Ler,  tal como comunicou no dia 8 de outubro de 2015, o diretor editorial do Grupo, Mário Ghio Junior ao jornal paulista Folha de S. Paulo.

Os livros foram marcantes com as suas capas sugestivas e originais, livros estes que foram utilizados como instrumento didático nas escolas, como suporte do aprofundamento do gosto pela leitura, incluindo no fim do livro exercícios de trabalho e de interpretação a serem feitos pelos estudantes infanto-juvenis.

Os livros que tornaram-se memoráveis para gerações foram Éramos Seis, de Maria José Dupré; ainda da mesma autora A Ilha Perdida; O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida, livro que foi também passado para as telas do cinema e o écran da Televisão; O Feijão e o Sonho, do famoso autor Orígenes Lessa; nem todos estes estão listados abaixo, encontram-se alguns títulos abaixo, no formato pdf e os deixamos disponíveis para leitura.

 A Ilha perdida - Maria José Dupré - download Aqui
 Éramos seis - Maria José Dupré - download Aqui
 O outro lado da Ilha - José Maviel Monteiro - download Aqui
 A aldeia sagrada - Francisco Marins - download Aqui
 A grande fuga - Sílvio Pereira - download Aqui
 A charada do Sol e da chuva - Luíz Galdino - download Aqui
 A árvore que dava dinheiro - Domingos Pelegrini - download Aqui
 Cabra das rocas - Homero Homem - download Aqui
 O menino de asas - Homero Homem - download Aqui
 O ninho dos gaviões - José Maviel Monteiro - download Aqui
 O rapto do garoto de ouro - Marcos Rey - download Aqui





Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários :

Enviar um comentário