domingo, 18 de outubro de 2015

Aylan Kurdi Símboliza Uma Tragédia Humanitária

Ainda permanece o preconceito de certas pessoas contra os refugiados Sírios, algo que é contranatura e que ofende a sensibilidade de qualquer pessoa de boa vontade, os refugiados não estão a ir em direção à Europa porque querem, mas porque não têm outra alternativa, se no seu país encontram a fome a doença e a morte, na Europa dita cristã, encontram muitos preconceitos, não apenas de populares mal informados, ou (mal formados), mas também de Estados como a Hungria que permitiu que soldados disparem contra refugiados em caso destes provocarem desordem.

Resisti por muito tempo a colocar neste blog qualquer fotografia alusiva ao menino sírio, que veio a morrer no Mar Mediterrâneo, evitei por respeito mas também para não seguir o ruído informacional em volta do assunto, mas passado esse tempo, acho que é bom que a sua memória simbolize o sofrimento de todo um povo.

Na Europa tem se vindo a encontrar enormes resistências por parte de alguma população face aos refugiados, além disso muitas pessoas não compreendem porque é que os refugiados arriscam-se a morrer no mar, em vez de marchar para outros países do mundo árabe, opiniões muitas vezes alimentadas por uma péssima comunicação social, que pouco informam.

Para compreendermos o porquê de táo arriscada empresa, a de vir para a Europa, é preciso ter o conhecimento dos seguintes dados:
1 - Se os refugiados sírios, (alguns deles cristãos que fogem da perseguição religiosa) marchassem para sul em direção à Jordânia, já não encontraria o mesma capacidade de acolhimento do inicio do conflito armado, pois a Jordânia já acolhe mais de 1 milhão de refugiados.
2 - Se marchassem para Norte, Leste ou o sudoeste em direção às fronteiras da Turquia, e Iraque encontrariam precisamente as forças militares de que fogem.
3 - A única saída é por via marítima  e obviamente em direção aos países europeus mais perto, como o Chipre e a Grécia.

O conflito armado na Síria iniciou-se com a Primavera Árabe, mas escalonou pra o inferno sírio de uma tamanha violência sanguinária e uma destruição que já não se via desde o fim da II Guerra Mundial, envolve muitas forças militares e paramilitares, das quais se formam três alianças:
A) - Os Lealista ao regime de Bashar Al Assad, apoiados pelo Irão e a Russia, recebendo armas do Iraque, Bielorrussia e da Coreia do Norte.
B) - Os revoltosos da Coligação Nacional Síria (CNS), apoiados pelos EUA, França, Turquia, Líbia, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e a vizinha Jordânia.
C) O Estado Islâmico que por sua vez é consequência da mais desastrosa politica externa estadunidense e europeia no mundo árabe. O EI (ISIS ou ISIL) é motivado pelo ódio ocidental e anti-cristão e anti-judaico, que surge da humilhação sofrida pelos sunitas iraquianos após décadas de invasões e bloqueios económicos ao seu país.

Por isso para mim, Aylan Kurdi, o menino sírio de Etnia curda, que morreu afogado a caminho de um refugio para sobreviver, é o símbolo não apenas da Crise Humanitária que se vive, mas de uma civilização que estão a morrer os seus valores, de liberdade, igualdade e sobretudo de fraternidade dando lugar ao mais puro egoísmo

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

1 comentários:

Unknown disse...

O problema, a meu ver, é que nenhum país tem a obrigação de receber refugiados.
Fazendo uma comparação, ainda que muito simples: é como se eu tivesse o dever de receber em minha casa um vizinho que houvesse destruído a sua propositalmente.
Além disso, é impossível conviver civilizadamente com um muçulmano. Eles não respeitam os costumes das nações que os acolhem, regra geral, e pensam que podem manter seus hábitos.
Eles irão ocupar a Europa pela demografia. Isso já está quase acontecendo na França. Dentro de alguns anos os franceses serão minoria em sua pátria. Tenho dito.

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review